Bethesda e Mojang brigando por nome de jogo.

 As empresas, que hoje fazem parte da Microsoft, entraram em uma batalha judicial por causa do nome de um jogo.

Imagem com o logo da Bethesda Game Studios e da Mojang Studios com um símbolo de versus em chamas no meio

A Mojang é uma empresa que dispensa apresentações, ela foi fundada em Estocolmo na Suécia em 2009, e hoje, é uma subsidiária da Xbox Game Studios, ela ficou muito conhecida pelo jogo Minecraft, um sandbox de sobrevivência onde você pode montar algo usando recursos totalmente em formato de blocos, disponível tanto para computador como para celular.

Já a Bethesda é conhecida hoje pelo Indiana Jones and the Great CircleStarfieldDoom e The Elder Scrolls, a empresa foi fundada em 1986 em Maryland nos Estados Unidos, e hoje, assim como a Mojang, foi adquirida pela Microsoft. Mas antes das empresas estarem juntinhas na mão da Microsoft, elas eram empresas separadas que já entraram em uma batalha judicial em 2011 por causa do nome de um jogo, e isso tudo porque a Mojang lançaria um jogo chamado Scrolls, isso teria enfurecido a Bethesda.

A briga começou porque a Bethesda, detentora dos direitos do jogo The Elder Scrolls, acusou que o jogo Scrolls da Mojang infringia o direito sob a marca The Elder Scrolls, a Mojang tentou resolver a questão fora dos tribunais, mas um belo dia, ela recebe uma notificação extrajudicial exigindo um alto valor em dinheiro pelo uso da marca Scrolls.

“Notch postou o caso em seu blog dizendo que gosta da Bethesda e não está levando isso a mal, considerando que provavelmente é um desentendimento criado por advogados agindo como advogados. Inclusive tentou negociar dizendo que nunca colocaria uma palavra antes de Scrolls, para que não fosse confundido com The Elder Scrolls, mas não obteve resposta.”

— TechTudo

Segundo o Eurogamer, a Mojang chegou a vencer a batalha judicial contra a Bethesda, afinal, Scrolls não tinha qualquer relação com The Elder Scrolls, pois o jogo da Bethesda seria um RPG e o jogo da Mojang era um jogo de cartas simples parecido com Magic The Gathering.

Aparentemente eles chegaram em uma forma de resolver a situação, o jogo da Mojang poderia se chamar Scrolls desde que o jogo não concorresse com The Elder Scrolls da Bethesda, que na realidade, nunca foi a intenção da Mojang.

“Persson afirmou ao site Ars Technica que não precisou desembolsar nada para a Bethesda, apenas garantiu o pagamento dos seus advogados. “Estou muito feliz por termos resolvido o problema, mas me parece estúpido que tenhamos um sistema no qual duas companhias precisam gastar pilhas de dinheiro e tempo para terminar em uma situação na qual nada mudou”, diz o produtor.”

— Adrenaline

A Forbes diz que o processo começou quando a Mojang entrou com o pedido de marca registrada do nome Scrolls, a ZeniMax que seria a empresa-mãe da Bethesda entrou com uma ação alegando que a empresa de Minecraft estaria infringindo a sua marca registrada, aparentemente, fazer um acordo era inevitável, pois o tribunal da Suécia negou o pedido da Bethesda, porque a empresa queria uma liminar que impedisse a Mojang de usar o nome enquanto o processo estivesse pendente.

“Os detalhes completos do acordo não foram divulgados, mas uma coisa que ficou clara em um comunicado no site da Mojang é que a empresa manterá o direito de desenvolver e publicar Scrolls. No entanto, a Mojang desistiu de qualquer reivindicação de marca registrada sobre o nome.”

— Forbes

A Mojang ficou bem feliz com a forma como as coisas se resolveram, pois, para eles, nunca se tratou de ter a marca registrada, e sim, de poderem usar o nome Scrolls, além disso, a ZeniMax licenciou o nome Scrolls para a Mojang, assim a empresa poderia usar em conjunto com o jogo de cartas digital existente Scrolls e qualquer outro material desse jogo, mas a Mojang não poderia usar para qualquer sequência de jogo de cartas atual ou outro videogame.

Infelizmente, em julho de 2016, o jogo Scrolls da Mojang teve seus servidores encerrados e o único jogo da empresa que continuou ativo foi Minecraft.



Comentários

Postagens mais visitadas