SEGA VS MEMENTO MORI
A SEGA abriu um processo contra a empresa responsável por Memento Mori, mas porque?
Muitos de vocês cresceram com a SEGA, a empresa conhecida por seu ouriço azul Sonic foi fundada em 1960 em Tóquio no Japão por Haruki Satomi, ficou conhecida pelos jogos Sonic: The Hedgehog e Tetris, hoje ela é conhecida pela franquia de jogos Yakuza produzida pela Ryu Ga Gotoku Studios.
O outro lado da história vem de uma empresa chamada Bank of Innovation, também conhecida como BOI, ela foi fundada em 2006 e por mais que pareça nome de algum banco, na verdade, ela é uma desenvolvedora de jogos fundada em Shinjuku no Japão, que ficou conhecida pelo seu jogo para celular chamado Memento Mori, um jogo de RPG lançado em 2022 para mobile.
E como tudo nessa vida tem um processo de patente entre empresas de jogos, essa não seria diferente, a SEGA decidiu em pleno 2024 processar a Bank of Innovation por violar cinco patentes!
Calma que a tia vai explicar tudo: Até então, apenas uma das patentes foi citada, onde a SEGA alega que a BOI copiou uma mecânica que faria a fusão de cartas iguais se tornar mais fácil, essas patentes teriam sido violadas no jogo Memento Mori e no jogo Genju Contract Crypt Tract que já foi descontinuado. Aparentemente, a SEGA está querendo 1 bilhão de ienes em danos tardios por causa disso, além de tentar conseguir uma liminar contra jogos relacionados a Memento Mori.
Aparentemente isso inclui dispositivos de jogo que funcionam com uma baixa taxa de emissão, como por exemplo, cartas raras, e resolvem problemas conflitantes e permitem que o jogador jogue sem precisar carregar uma grande quantidade de controle o tempo todo, o que pode dar a entender que é uma violação de todo um sistema de jogo.
A BOI relatou que não tem nenhum serviço que infrinja o direito de patente e que pretende esclarecer a legitimidade de reivindicação no processo, disse também que, independente do resultado do processo, eles ainda pretendem continuar com o Memento Mori tomando as medidas necessárias, eles também falaram que ainda não está claro como esse processo vai afetar a posição financeira e os resultados operacionais do grupo.
Agora resta saber se de fato isso foi uma cópia de algum sistema de RPG da SEGA ou se as patentes usadas pela BOI são do gênero RPG, afinal, vimos muitas vezes aqui como muitas empresas tentaram processar outras por violação de patentes, mas na verdade, eram atributos relacionados ao gênero.
Comentários
Postar um comentário