Hyuna e o seu cancelamento!
A cantora de K-Pop foi cancelada após se envolver com um investigado do Burning Sun!
O caso Burning Sun deu o que falar há alguns anos, eu postei um texto contando tudo o que aconteceu durante a investigação, postado pela Revista KoreaIN, esse caso chamou a atenção da Coréia do Sul, e até hoje, os fãs de cultura pop coreana comentam sobre esse assunto, que precisa ser falado e não pode ser esquecido.
O que vocês não sabem é que a Hyuna se envolveu com um dos caras que foram investigados pela polícia por causa do Burning Sun, mas aparentemente, esse não foi o único motivo para as pessoas já estarem com um pé atrás com ela.
Antes de contar a história, vou apresentar a Hyuna a todos vocês! Também conhecida como Kim Hyun-ah, a Hyuna é uma cantora sul-coreana muito conhecida por ter sido integrante de grupos femininos como 4Minute, Wonder Girls, além da dupla Trouble Maker e o trio Triple H, depois ela seguiu carreira solo onde conseguiu quebrar vários recordes como a solista sul-coreana com o maior número de visualizações no Youtube com o videoclipe “Bubble Pop”, além de ser uma das solistas mais bem sucedidas da Coreia do Sul.
Após apresentar todas as meninas do grupo, a pessoa responsável pela thread relata que, desde o início, havia um favoritismo em cima da Hyuna, afinal, ela se tornou solista enquanto ainda performava no 4Minute, ela era muito queridinha pelos fãs de K-Pop porque já vinha de outra empresa com outro grupo famoso, que no caso era o Wonder Girls, claro que a thread ressalta que não deve cuspir no prato que comeu, a popularidade da Hyuna foi uma das coisas que ajudou o 4Minute a se promover, porém, o gerenciamento da Cube Entertainment sempre deixou claro o favoritismo para cima dela, mesmo assim, todas as meninas do grupo aparentavam se dar bem.
Então a thread começa a falar sobre o fim do grupo, ocorrido em 2016, quando o 4Minute lançou o álbum de nome Act 7, junto com a música nomeada Hate, onde a maioria dos fãs aparentaram gostar muito da música, mas a empresa a considerou como um fracasso, a thread menciona que naquela época, supostamente, a empresa não estava indo bem e teria dado um ultimato exigindo que a música fosse bem ou fosse bem, mas não foi isso que aconteceu, a música foi mal.
O Fefo aproveita o momento para falar que ele lembra da época em que Hate foi lançado e que a empresa, de fato, lançou uma nota falando que se a música Hate não fosse um sucesso, eles não garantiriam a permanência do grupo, colocando a responsabilidade no público, fazendo da fase final do 4Minute, uma coisa conturbada por ser um grupo que tinha anos de carreira, era um grupo da segunda geração do K-Pop, tinha músicas badaladas clássicas e que todo mundo conhecia.
Continuando o relato da Thread, após o fracasso de Hate, quatro meses depois foi anunciado que o grupo teria sido desmembrado, ou seja, encerraram a carreira do 4Minute, a justificativa que a pessoa dá é que, na época, a empresa estava com problemas administrativos, tendo brigas com acionistas e pessoas grandes por trás do mundo do entretenimento, além do lucro baixo, isso tudo teria motivado ainda mais o encerramento do grupo.
Acontece que meses depois, a Hyuna aparece novamente no mundo da música gerenciada pela mesma empresa do 4Minute com um álbum, música e videoclipe novos, sendo a única membro a renovar contrato com a empresa e se tornando uma das maiores provedoras.
A thread aproveita e coloca a reação das integrantes do 4Minute. Na época, elas postaram cartas falando sobre o desmanche do grupo, nesse momento, o Fefo Caires explica nas palavras dele que nos pronunciamentos era perceptível que as integrantes não estavam esperando o fim do grupo. No fio mostra que uma das integrantes, chamada Jiyoon fala em sua carta que parecia mais que elas estavam sabendo do fim do grupo através das notícias, porque elas não estavam pensando em se separar, ela se sentiu muito mal porque nunca teve uma conversa sobre encerrar a carreira do 4Minute e tudo aconteceu de forma repentina.
Outra integrante, de nome Jihyun relatou que no começo, elas ficaram chateadas uma com a outra, em seguida falando que cada um tinha os seus caminhos na vida e que desejava tudo de melhor para a Hyuna.
A Gayoon, outra integrante do 4Minute, falou que ela havia escolhido debutar e ela era a cantora principal do grupo, então ela nem pensava em abandoná-lo ou deixá-lo de lado para se promover como atriz, também relatando que quando via as pessoas mostrarem que conheciam as músicas delas, a fazia pensar que o grupo havia trabalhado bem.
Já a Sohyun, uma quarta integrante da banda, colocou em sua carta que não era apenas sobre elas terem pensamentos diferentes, mas que tinha um problema com a agência, tinha problemas realistas e ela não sabia o que aconteceria, se uma boa oportunidade chegasse, ela queria estar no palco novamente.
Após o grupo ter acabado, a thread menciona um vídeo em que Hyuna estava fazendo uma de suas promoções solo após o término do 4Minute, onde ela fala sobre o assunto, pois os jornalistas estavam perguntando sobre o fim do grupo, porque a Hyuna havia continuado na empresa e as outras quatro integrantes não continuaram, porque as meninas não haviam continuado como um grupo, foi então que ela rebateu falando que, sendo honesta, elas estiveram juntas por sete anos sonhando com um belo futuro e praticando juntas, mas que agora, elas estavam se apoiando em cada meta individual e que, na verdade, ela não estava em posição para dizer qualquer coisa sobre esse assunto.
Também tem um outro vídeo na thread, mas que é o mesmo vídeo dividido em duas partes, em que nos bastidores do mesmo evento, ela fala que a pergunta feita pelos jornalistas havia mexido muito com ela, falando que odiava a palavra “término”, porque parecia que os jornalistas estavam perguntando se ela estava feliz agora que estava performando sozinha depois do 4Minute, ela fala que não estava feliz, mas como ela poderia fazer tudo sozinha? Ela também fala que não era apenas para ela, mas que era triste tudo ter passado tão rápido, falando que suas amigas não podiam e nem falaram nada sobre ela, porém, ela continuava falando, como o novo álbum dela tinha saído, ela precisava falar, por isso ela estava desapontada consigo porque ela parecia aquele tipo de pessoa, relatando que isso não era importante para ela, pois quando as pessoas lerem os artigos publicados pela mídia, elas vão pensar que Hyuna era esse tipo de pessoa, afinal, aquele era o trabalho dela e ela não podia falar para ninguém que ela não era esse tipo de pessoa, enfatizando que não gostava daquilo e que se odiava.
O Fefo Caires explica nesse trecho que a Hyuna, no caso, não queria ser vista como aquela pessoa que passa por cima dos outros porque o grupo acabou, ninguém pergunta para ninguém sobre nada, mas quando ela aparecia, as pessoas a colocavam na posição de responder perguntas de porque um grupo que durou sete anos acabou e ela permaneceu, o que aparentava ainda mais que ela havia colocado os interesses próprios na frente dos interesses do grupo e que essa situação aparentava estar incomodando ela.
Depois de 2016, a Hyuna continuou com a carreira solo, a Jiyoon seguiu carreira solo e lançou uma música, a Gayoon fez um filme, já que ela mencionou na sua carta que também queria ser atriz, a Sohyun participou de Criminal Minds em 2017 e a Jihyun participou de um drama.
Porém, após o término do grupo, as quatro integrantes do 4Minute se afastaram da Hyuna, pois em aniversários do grupo ou eventos normais, as quatro meninas se encontravam, deixando Hyuna de fora, o que deu a impressão que elas não conversavam mais com a cantora ou que não se davam mais tão bem com ela. Cada vez que elas apareciam publicamente juntas, isso envolvia apenas as quatro integrantes, não a Hyuna, mas a thread relata que a Jiyoon já curtiu postagens da Hyuna, a Sohyun também se encontrou com a Hyuna em 2023 aparentemente, mas só depois de anos sem nenhuma aparição pública. A thread deixa claro que isso foi antes do novo relacionamento da Hyuna e que já foi dito por uma das membros que não possuem ressentimentos contra ela, então poderia ser algo sobre elas não serem melhores amigas, mas ao mesmo tempo, não se ignorarem.
Agora vamos entrar no relacionamento da Hyuna que seria a pauta desse texto e o maior motivo do cancelamento dela! Aparentemente, após isso, alguns ex-fãs começaram a perceber que a cantora não conseguia manter as suas amizades, as únicas pessoas que permanecem como amigos dela são os seus dançarinos, porque os artistas, todos se afastaram dela. A pessoa da thread menciona alguns exemplos como a Sunmi, que era amiga de Hyuna desde a época do Wonder Girls, mas que não existe interações delas há muito tempo, sendo que viviam andando juntas e saindo juntas mesmo sem estar promovendo nada. Outro exemplo que também é mencionado é a Jessi, sendo amigas desde muito tempo, elas não andam mais juntas, os internautas até teriam dito que a Jessi era uma amiga mais próxima do Dawn do que da Hyuna.
Dando uma pincelada sobre o Dawn, ou E’Dawn, ele é um rapper sul-coreano que ficou conhecido por ser um dos integrantes do grupo masculino Pentagon e do Triple H, sim o mesmo trio que a Hyuna fazia parte um tempo antes do 4Minute. Eles começaram um relacionamento em 2018, quando ela confirmou o namoro pelo Instagram, e na época, a Cube afastou o Dawn do Pentagon, e meses depois, eles anunciaram que o contrato com ele havia terminado, porém, em 2019, o Dawn assinou um contrato com a P-Nation, que é a empresa do Psy. Em 2022, Dawn e Hyuna estavam noivos, mas meses depois, ela anunciou que eles terminaram o relacionamento.
Vamos dar mais uma pincelada no relacionamento dela com o Dawn? A thread relata que, na época, ele era um novato na indústria do K-Pop no mesmo momento em que o 4Minute estava passando por problemas com a Cube, Hyuna era considerada como uma posição maior que a de Dawn, ela chegou a chamá-lo para performar uma música com ela no palco e dizem que desde essa época, ela já tinha uma queda por ele.
Isso dividiu a opinião dos internautas, pois muitos dizem que Dawn sabia onde estava se metendo, mas outros falam que a Hyuna estava errada já que ela era, aparentemente, uma veterana se envolvendo com um novato, muitos até acham que isso seria uma relação de poder por ela ser uma ídolo mais velha, mais veterana, e muitos acusaram ser um caso de grooming, que é quando uma pessoa mais velha fica na volta de uma pessoa mais nova até ela ter idade o suficiente para se relacionar com a pessoa mais velha, uma acusação que eu diria que é grave e até um pouco fora de sentido já que na época, Dawn tinha 21 anos, ele não era um menor de idade nem nas leis coreanas e nem nas leis brasileiras se fôssemos julgar pela nossa cultura e o Fefo deixa isso bem claro e explicado nesse trecho.
Já o atual namorado, Junhyung é o problema total de todo mundo nessa história. Aparentemente, Hyuna e ele se conheceram quando ainda eram novatos, ele participou do debut dela em CHANGE, e em 2016, quando estava namorando o Dawn, ela foi em um programa chamado Happy Together com o Junhyung, onde os apresentadores deram a entender que Hyuna e Junhyung tinham algo a mais, porém, eles apenas davam risadas e reforçavam que eram amigos.
Voltando a thread, é mencionado que muitos artistas, até ídolos de outros grupos deixaram de seguir a Hyuna após o anúncio do novo relacionamento. Em 2024, o relacionamento de Hyuna e Junhyung veio a tona após ela terminar com o Dawn, aparentemente, muitas pessoas estavam se afastando dela e a própria Hyuna admitia que estava causando problemas para a empresa por causa disso, e foi aí que começou a polêmica, pois na semana do dia 23 de Abril de 2024, ela foi em um programa no Youtube falar da carreira dela, do relacionamento, e ela apareceu com uma camiseta que estava estampada a frase: “Siri, block ex-number” que traduzindo significa “Siri, bloqueie o número do ex”, algo assim, isso podia ter várias intenções, apenas uma estampa, apenas queria passar uma mensagem, não se sabe, o que se sabe é que ninguém estava aprovando o relacionamento de Hyuna com o Junhyung porque ele foi um dos indiciados do caso Burning Sun e muitos fãs soltaram a mão dela porque achavam um absurdo ela mandar indiretas para o Dawn, que não estava mais em relacionamento com ela desde 2022 para defender o atual namorado investigado do caso Burning Sun.
Para quem não leu meu texto explicando o caso, o Junhyung fazia parte do grupo masculino HIGHLIGHT na época, quando ele foi envolvido na investigação, admitindo para a polícia que estava no suposto chat do Seungri e que ele havia recebido vídeos e fotos ilegais mandados pelo JJY em vários momentos, inclusive, o Junhyung pediu desculpas pelas suas ações e anunciou que estava saindo do grupo, estava se aposentando do mundo do entretenimento, porém, mais tarde, a polícia o retirou da lista de pessoas de interesse com a desculpa de que visualizar vídeos com teor sexual não é crime na Coreia do Sul, então ele não seria de interesse para policia, tipo, foda-se que ele estava no grupo recebendo vídeos e fotos ilegais sem falar nada, ele “só” viu, ele não fez nada, então pra polícia sul-coreana, ele não tem culpa, mas isso não é o que a maioria dos fãs da Hyuna do país inteiro pensa, e na verdade, estou com a maioria dos fãs da Hyuna nessa!
Fefo comenta sobre o fato de que Junhyung chegou a ser investigado por saber e estar presente nos grupos do KakaoTalk relacionados ao Burning Sun e também relata que as pessoas amavam o Dawn, ex-namorado da Hyuna, porque ele sempre foi uma pessoa muito querida, ele fazia um casal perfeito com a Hyuna indo em todos os programas com ela e todo mundo guardou ele no coração.
A Hyuna e o Junhyung ganharam o apelido de Arlequina e Coringa nas redes, pois ela está se relacionando com um cara que já foi investigado pela justiça e a coisa só tende a piora, pois aparentemente, já estão até casados.
A Hyuna foi tão cancelada pelo seu relacionamento com Junhyung que muitas pessoas deixaram de ser fãs dela, algumas fanbases aparentemente fecharam, muitas pessoas pararam de segui-la, saíram das fanbases, pararam de ouvir as músicas.
Segundo o Viralizou, a Hyuna nunca se pronunciou sobre os antecedentes do seu namorado, eles chegaram a anunciar noivado em 2024, o que causou ainda mais reprovação, porque o publico acha (e com razão) que ele é um cara babaca, que ela está em um relacionamento lixo, e logo ela, que sempre se mostrou tão feminista e tão a favor das mulheres durante a sua carreira, agora, supostamente, vira as costas para as vítimas do Burning Sun se casando com um cara que sabia todo o esquema e viu os vídeos das vítimas.
A coisa ficou tão feia, que a Hyuna cancelou uma turnê norte-americana que faria porque não estava conseguindo vender os ingressos, a última música que ela lançou recebeu poucos números e ela ficou tão mal falada que os artistas que ainda se prestaram a ir na festa do lançamento do novo álbum dela foram criticados.
A Hyuna também chegou a se apresentar no Super Race Championship, uma competição de corridas de carros tipo a Stock Car que acontece na Coréia do Sul, o evento atrai pessoas que amam automobilismo e inclui apresentações de artistas renomados do K-Pop, mas no dia 18 de Julho de 2024, a Hyuna se apresentou e precisou lidar com uma plateia totalmente silenciosa, a apresentação foi um fracasso, ela cantava sozinha e todo mundo permanecia em silêncio durante o show.
Sobre ser considerada um ícone feminista, muitas pessoas se perguntam de onde os fãs tiraram isso, afirmando que ela nunca mostrou esse feminismo todo que as pessoas falavam, mas a verdade, é que muitos a consideravam dessa forma porque ela expressava ousadia e sexualidade nos seus videoclipes e nas músicas, isso já seria uma grande representatividade na Coreia do Sul, onde as ídolos são obrigadas a se mostrarem recatadas e santas, tanto que Hyuna em 2020 mostrava ser uma Girl Power no mundo do K-Pop ao lado da CL, uma solista renomada do K-Pop que fazia parte do 2NE1.
É uma pena que a carreira da Hyuna tenha acabado dessa forma, mas é compreensível a revolta do público, não apenas de dentro como de fora da Coreia do Sul, o caso Burning Sun foi uma das coisas mais horrendas que aconteceram e não é porque ele não foi condenado, que ele também não estava envolvido em coisas erradas, pedir desculpas é muito fácil depois de se acabar vendo vídeos de vítimas em situações deploráveis e não ser capaz de denunciar o ocorrido, esperamos que a Hyuna acorde desse relacionamento, se é que ela tem senso.
Comentários
Postar um comentário