Lenda de Viamão: Túneis na Igreja Matriz.
Túneis teriam sido feitos pelos escravos na Igreja Matriz de Viamão.
Até agora contei algumas lendas sobre carpas e lendas de terror, geralmente vindas da Ásia, mas que tal falarmos de uma lenda brasileira, mais precisamente da minha cidade, Viamão, que causa um burburinho até hoje nas redes sociais? Essa seria a lenda que envolve a Igreja Matriz no centro de Viamão.
A lenda diz que quando a Igreja Matriz estava sendo construída, enquanto um grupo estava construindo as paredes, outro grupo estava escavando um grande túnel em segredo, o objetivo seria para que os escravos pudessem fugir pela água, não se tem a localização exata de onde estaria a entrada, pois se trata de uma entrada secreta.
É dito que existe uma parte do túnel que se divide, uma parte sai na Praia da Angola localizado em Itapuã e outra parte sairia no Rio Gravataí, porém, alguns moradores afirmam que esses túneis também saem no prédio onde seria o Seminário e também na Escola Stella Maris.
A lenda também diz que o primeiro escravo que conseguiu escapar por esse túnel, chegou na praia e deixou uma argola cravada em uma pedra, essa tradição continuou, pois cada um dos escravos que fugiam pelo túnel, deixavam a sua marca ali, inclusive, é dito que algumas pedras ainda podem ser encontradas no local.
Essa história dos túneis rendeu tanto que um autor chamado Caio Ritter, inclusive, escreveu um livro falando sobre o assunto, o nome do livro é Cinco Enigmas, Um Tesouro lançado em 2016 e ainda está a venda, o livro conta a história de José, um rapaz que teve um sonho misterioso sobre o seu bisavô que faleceu há muito tempo, ele dá pistas a José sobre um tesouro enterrado há décadas em Viamão, assim, o rapaz começa uma aventura acompanhado de seus amigos Brian e Crys.
Caio Ritter escreveu em seu blog sobre os túneis em 2012, o autor é de Porto Alegre e esteve em Viamão para visitar, foi onde a população contou a ele sobre as lendas e isso teria o inspirado para escrever um trecho de sua obra, que ele compartilha em uma de suas postagens.
Em 2006 chegaram a surgir alguns boatos de que a Prefeitura de Viamão usaria esses túneis para ampliar a linha do metrô, o secretário de obras da cidade na época chegou a falar que esses túneis economizariam mais de R$ 25 milhões porque a Prefeitura não precisaria escavar dezenas de quilômetros, usando esses túneis, a linha de metrô teria ligação com Itapuã, Gravataí e uma estação que seria próxima da Escola Stella Maris.
A verdade é uma só: Todo mundo fala desses túneis entre a população, mas ninguém nunca soube se, de fato, eles existem, como a entrada é secreta, é muito difícil investigar dentro da igreja se eles existem e onde eles estão localizados, porém, esses túneis são muito falados por aqui.
Comentários
Postar um comentário