Quem foi o grupo de K-pop brasileiro, Champs?

 Eles ficaram conhecidos pela música Dynamite, e não, não é um cover do BTS.

Imagem de cinco rapazes vestindo regatas brancas rasgadas e calças com estampa militar esverdeadas na frente de uma parede acinzentada com o nome CHAMPS em letras amarelas, verdes e brancas. Fonte: http://br.imaginefestival.net/bands/grupo-champs

O K-Pop se tornou um fenômeno nos últimos anos, ainda mais em 2013 com a chegada do BTS, mesmo que o Psy tenha pavimentado o caminho da categoria para o mundo, o grupo masculino fez a garotada dar uma grande importância para essa cultura, mas vocês sabiam que existiu um grupo de K-Pop brasileiro?

Vocês devem estar se perguntando: “Você quis dizer uma banda pop brasileira, certo? Como BR’OSKLBMenudoDominó e etc”, mas não, eles realmente tinham uma pegada K-Pop muito parecida com o BTS no início da carreira, inclusive, eles fizeram shows em muitos lugares no Brasil, até mesmo, em eventos de anime.

O grupo Champs era formado por cinco meninos que vieram de várias partes diferentes do Brasil, sendo selecionados por audições de uma empresa antiga chamada JS Entertainment com o objetivo de resgatar o conceito antigo das boybands. Essas audições ocorreram em 2012, mas no início de 2013, os cinco meninos escolhidos começaram a morar juntos, treinando com aulas de canto, dança, teatro e até ballet para se preparem.

“Em 2014, os 5 meninos viajaram para a Coréia Do Sul, com o intuito de aprimorarem os seus conhecimentos com os grupos Pop coreano, e para a gravação da música de trabalho, e o video clipe. A partir daí o grupo Champs foi oficializado em maio de 2014, onde deu inicio a carreira dos 5 meninos, que hoje fazem shows e apresentações independentes já que a antiga empresa em que o grupo foi formado já não existe mais.”

— Imagine

Os membros do grupo se chamavam Diego, Ricky, Kenji, Henrique Bessat e Iago, eles fizeram a sua pré-estreia na Coreia do Sul na Arirang TV, depois apareceram na PlayTV em São Paulo, a música deles se chamava Dynamite, que não tem nada a ver com Dynamite do BTS, eles passaram dois meses em Seul gravando o vídeo musical e tiveram aulas com o coreógrafo de Gangnam Style.

É uma pena que eles duraram pouco tempo, pois em 2015, o grupo masculino Champs foi dissolvido e a JS Entertainment anunciou em uma carta que não dariam continuidade ao grupo por causa de problemas locais. Eles tinham no repertório as músicas DynamiteWe Are The Champs com participação de Wassup, Dynamite versão em espanhol, Ao Meu LadoAll I Need is You e Summer Time.

“Para que pudessem realizar seu sonho, os cinco jovens integrantes deixaram as suas cidades para morar juntos em uma casa em São Paulo. Vindos de diversas partes do Brasil, onde trabalhavam e faziam faculdade, eles deixaram tudo para trás e começaram a treinar canto, dança e teatro de segunda a sábado, das 8h às 22h30. Morador de Santos, Diego teve de pedir demissão da empresa do tio e desistir da faculdade para buscar o sucesso como cantor e dançarino. “Foi difícil deixar o emprego e, no começo, nossas famílias ficaram um pouco desconfiadas da empresa.””

— UOL

A moradia, as aulas e a alimentação eram pagas pela empresa, que investia pesado para que eles chegassem no nível dos coreanos. Na época, eles não eram os únicos, existia um grupo feminino que também se inspirava no K-Pop chamado Queens que era liderado por uma cantora chamada Camila do Ó, elas estrearam fazendo cover da música Hush do Miss A. O grupo era composto por Camila, Bia e Gabi que eram brasileiras, mas contavam com a ajuda de Hyunji, a única coreana presente no grupo.

Elas continuavam nos seus empregos e faculdades, diferente do Champs que tinha uma empresa por trás deles, o grupo Queens fazia tudo de forma independente, elas não tinham se lançado no mercado ainda porque queriam fazer tudo direitinho, além disso, elas queriam viver das músicas, mas não sabiam como seria o futuro.

Quando o Champs foi dissolvido, o comunicado da JS Entertainment alegava que, por causa da crise financeira do país na época, o mercado do show business estava baixo, e por isso, nem o mercado e nem o público abriram espaço, mesmo que o grupo tivesse uma qualidade alta.

Eles afirmaram que fizeram de tudo para continuar com o grupo, os meninos também queriam continuar, mas eles não tinham outra alternativa, porém, pediram que as pessoas continuassem amando os meninos e desejaram boa sorte para eles porque eram talentosos e persistentes.

Mesmo assim, nós ainda conseguimos ver resquícios do Champs, afinal, em Outubro de 2024, o Diego, o Ricky e o Iago realizaram um show, também lançaram uma nova música chamada DELIRAR nas plataformas de streaming, esse show seria no palco principal do Video Game Show, um festival que aconteceria no Taguatinga Shopping, nos dias 11, 12 e 13 de Outubro de 2024, além de apresentarem músicas inéditas, eles também seriam jurados do concurso K-Pop do evento, tanto no solo como em grupo.



Comentários

Postagens mais visitadas