Acusações de bullying dentro do AOA
Acusação de bullying dentro do grupo trouxe a queda!
Imagem de sete mulheres vestindo um sovretudo preto de cetim em frente a uma parede manchada de tinta branca. Grupo AOA. Fonte: https://pt.quizur.com/quiz/qual-integrante-do-aoa-seria-seu-tipo-ideal-2DZU
Nós falamos muito aqui sobre acusações de bullying vindo de artistas da Coreia do Sul, principalmente na época de escola, que só vieram a tona depois que eles debutaram, mas e quando a acusação de bullying vem de dentro do próprio grupo? Foi o que aconteceu dentro do grupo AOA.
AOA, também conhecidas como Ace Of Angels, foi um grupo feminino sul-coreano que foi formado pela FNC Entertainment em 2012, sendo o grupo que consolidou a agência no show business. O grupo era composto pelas integrantes Choa, Mina, Jimin, Yuna, Seolhyun, Hyejeong e Chanmi, que foram saindo aos poucos conforme os anos se passavam, sendo a última integrante a sair em 2024.
O grupo ficou muito conhecido por todos esses anos, tiveram várias formações e várias subunidades, elas ficaram muito famosas e todos amavam elas, o que ninguém esperava é que uma reviravolta cabeluda ia causar uma das maiores tretas aterrorizantes do mundo.
Tudo começou em 2019, quando a integrante Kwon Mina decidiu sair do AOA, a banda havia passado por um hiatus de 1 ano, então os fãs estavam especulando quem iria ou não renovar o contrato, embora todos pensassem que o grupo daria disband, porém, o choque veio quando foi anunciado que quase todas haviam renovado os seus contratos, menos a Mina, o ano continuou com as meninas seguindo o baile com uma integrante a menos, participando do Queendom daquele ano, até que em Julho de 2020, a Mina aparece em seu Instagram pessoal publicando oito imagens, a maioria delas continha um quadro todo preto, mas alguns continham prints de uma conversa realizada por SMS e fotos gráficas de algumas cicatrizes no pulso. Nas legendas, a cantora desabafa sobre ter sofrido bullying nos últimos dez anos de uma outra integrante do AOA.
Sem mencionar nomes no início, Mina relata que gostaria muito de "se perder", mas precisava cuidar de sua mãe, provavelmente ela seria acusada de ser insensata novamente, falando que precisou ganhar dinheiro desde nova para sustentar a sua família que estava passando por dificuldades. Ela conta que, quando seu pai faleceu, ela ficou chorando na sala de espera e uma das unnies (uma pessoa mais velha do grupo) havia dito a ela que aquilo estava arruinando o humor de todos e disse para Mina não chorar enquanto a arrastava para o camarim. Mina teria dito para essa unnie que estava assustada em pensar na possibilidade de seu pai falecer e a cantora afirmou que não conseguia esquecer aquelas palavras até aquele momento, essa não teria sido a única vez que Mina teria sofrido bullying, outras coisas aconteceram nas quais ela diz que conseguiria lidar.
Ela também afirmou nas legendas dessas imagens que foi sedada várias vezes dentro do carro por essa unnie, já que andavam juntas no mesmo veículo, Mina disse que sabia que precisava cumprir o cronograma de atividades, mas que conseguia se sentir quebrando ainda mais, e por causa dessa unnie, ela tentou suicídio, ela também aproveitou para falar que não se sentia bem reconhecida como cantora e nem como atriz, porque ela se sentia insuficiente para isso, mas que ela sempre amou o seu trabalho e nunca quis sair do AOA, porém, por causa dessa unnie que a odiava e fez bullying com ela durante dez anos, Mina ficou tão zangada que queria tê-la xingado, pelo menos, uma vez, mas no fim, ela desistiu do grupo.
O que fez as pessoas desconfiarem quem poderia ter sido a causadora desse inferno para Mina veio em um dos parágrafos da postagem, quando a cantora e atriz afirmou que essa unnie teria perdido o pai recentemente, isso teria feito Mina se sentir estranha por já ter passado por isso, então ela foi ao funeral e foi quando essa unnie teria chorado e se desculpado por tudo, ela pareceu bem com o pedido de desculpas, depois daí, foram apenas palavras autodepreciativas bem pesadas.
Em algumas postagens seguintes, a Mina deu mais detalhes sobre a situação, falando que mencionou o AOA porque, antes de falecer, o pai de Mina foi diagnosticado com câncer de pâncreas em estágio avançado, então ela sabia que ele faleceria logo e que a unnie a atacaria de novo, ela sabia que tinha trabalho a fazer, sabia que tinha comeback do grupo, então ela não queria afetar os outros membros, e por causa de tudo isso, ela não conseguiu visitar seu pai no hospital como queria, e quando conseguia ir, ela via seu pai muito magro e abatido por causa da doença, isso a fazia chorar, além disso, várias vezes a irmã de Mina ligava falando que seu pai não falava mais, mas ainda perguntava sobre a filha, inclusive, escrevendo em folhas perguntando onde estava a Mina, isso a quebrava muito.
Foi aí que Mina começou a direcionar algumas palavras para a tal unnie, falando que ficou sabendo que ela teria recebido um quarto VIP e as atividades dela haviam sido canceladas, e que desejava que essa unnie fosse profissional e não chorasse da mesma forma que desejou para Mina, que também alegou lembrar de tudo o que a moça teria falado para ela, que tomava medicação para poder lidar com essas lembranças e que ela teria comentado que havia ficado chateada com essa pessoa por ter falado aquelas coisas, no que a pessoa respondeu que não achava que era uma pessoa tão ruim ao ponto de falar uma coisa daquelas, foi quando outra membro teria se pronunciado e confirmado a fala de Mina. A cantora também alegou que os cortes no pulso eram por causa dessa unnie, e que isso tinha afetado tanto os nervos que ficava pinicando constantemente e que antes de ela sair do AOA, ela saiu com as outras membros do grupo para beber e conversar sem a tal unnie, mas nenhuma delas conseguiu entender o porque essa pessoa odiava a Mina.
O fandom levantou a hipótese que a unnie mencionada poderia ser a Jimin, já que ela havia perdido o pai há três meses antes da postagem de Mina e isso foi mais motivado ainda quando a Jimin postou um stories no seu Instagram com a palavra "Ficção" e apagou depois, por causa disso, veio um texto de Mina, dessa vez, diretamente direcionado para Jimin, onde ela falou que a unnie seria punida pelos céus por falar que aquilo era ficção porque existiam testemunhas e evidências, onde ela contou mais um caso que teria a feito tentar cometer suicídio novamente, ela menciona que estava impressionada como Jimin conseguia apagar a sua própria memória tão rápido para não lembrar do que disse, pedindo para que ela apagasse a de Mina também. Mina também falou que passou por alguns tratamentos para cicatrizes, que estavam apagando, mas que ela estava enlouquecendo a cada dia porque a memória dela não iria desaparecer, ela também não tinha dinheiro para ações judiciais e que ela se sentia triste por estar se sentindo tão destruída por culpa de Jimin, tudo o que ela queria era que a unnie fosse até ela chorando, admitindo seus erros e se desculpando sinceramente, em vez disso, a pessoa que teria feito mal a ela estava bem.
Após essa série de postagens, um representante da FNC Entertainment veio a público falar da situação através de um comunicado ao Star News, onde relatou que Mina estava em um estado psicológico instável, a empresa estava sendo cuidadosa e acompanhando o ocorrido, eles chegaram a ser questionados sobre saberem que esses ataques estavam acontecendo dentro do grupo, no que eles responderam que nunca haviam sido informados sobre isso.
A coisa não parou por aí, Mina fez mais postagens mencionando a Jimin e as ações praticadas contra a cantora, que ocorreram antes de debutarem, falando que só queria ouvir um pedido de desculpas e que não ia processar a Jimin, falando para as pessoas sempre lutarem contra os valentões e os abusos psicológicos. Também ocorreu outra postagem de Mina onde ela pede desculpas aos colegas da agência e aos membros do AOA depois que eles foram visitá-la, incluindo Jimin, onde ela falou que lamentou ter causado transtornos para todos e por não ter contido os seus sentimentos, ela mencionou que Jimin estava em um estado possesso e Mina perguntou se aqueles eram olhos de quem estava indo se desculpar com ela e que conversaram sobre o ocorrido, já que Mina percebeu que Jimin não tinha a intenção de se desculpar, quem se desculpou foi a Mina pelo que havia causado e decidiu deixar para trás, prometendo acompanhar o resto do grupo. Mina também falou que não conseguia desculpar Jimin, mas provavelmente porque ela estava irritada e era rancorosa, que ela continuaria sendo tratada e tentaria se acalmar.
Após essa acusação de Mina, a Jimin decidiu se aposentar, ainda em Julho de 2020, a cantora e líder do grupo AOA teve a sua saída anunciada através de uma nota divulgada pela FNC Entertainment, onde a agência pediu desculpas por terem causado tanta preocupação nas pessoas depois do ocorrido entre Jimin e Mina, mas a líder teria decidido cancelar suas atividades e deixar o AOA.
Jimin chegou a publicar um pedido de desculpas para Mina nas suas redes sociais um dia após a visita mencionada pela colega, falando que não conseguia colocar tudo em um post curto, mas que ela sentia muito, ela não se sentia boa o bastante para liderar um time e que pedia desculpas, afinal, ela estava se sentindo arrependida por não ter entendido a Mina e por não ter cuidado direito da colega, inclusive, ela havia chorado e implorado perdão para a sua ex-colega no dia anterior. Jimin justificou seus atos falando que, quando era mais nova, ela acreditava que o seu grupo deveria sempre demonstrar o lado bom para equipe e para o público, mas que ela acha que faltou humanidade para exigir isso das meninas.
Mina não deixou barato e publicou uma nota em resposta a publicação de Jimin falando que ela não havia implorado perdão e que aquela era a última vez que ela se manifestaria sobre o assunto, falando que Jimin havia comentado que só estava se desculpando com a ex-colega para que ela pudesse voltar aos trilhos, e mencionou que Jimin transava com homens desconhecidos dentro do dormitório do AOA, então ela quem deveria ter entrado nos trilhos antes, porque, talvez assim, ela não precisaria mentir para o público, falando que ela sabia que Jimin não queria se desculpar e odiava ela, mas que Mina nunca esqueceria a cara de raiva que a líder do AOA fez para ela no dia anterior, aliás, todos os olhos e ouvidos que estiveram na casa dela, também eram os olhos e ouvidos de Jimin.
Todos acharam que a coisa havia acabado aí, até que o Dispatch entra na história! Em Setembro de 2021, o portal revelou várias mensagens trocadas entre Jimin e Mina, não apenas com mensagens de texto, mas com uma mensagem de áudio com duração de 128 minutos. As mensagens começavam em Abril de 2020, um dia antes do falecimento do pai da Jimin por parada cardíaca. Todas as integrantes do AOA, incluindo a Mina, compareceram ao funeral.
Como Mina havia dito nas suas postagens, Jimin a abraçou no funeral e pediu desculpas, as mensagens indicavam que tudo havia se resolvido, Mina enviou uma mensagem para a líder do AOA falando que desabou no momento em que Jimin pediu desculpas para ela e que havia se sentido arrependida, pensando que podia ter se aproximado mais e ter sido mais honesta, que ela se sentiu muito grata por Jimin ter sido grata a ela e que também pedia desculpas por tudo, desejando que ela não passasse por nada doloroso novamente, o que foi respondido por Jimin com um "Te amo, Mina". No dia 18 de Abril, tudo parecia caloroso entre elas, onde Mina perguntou para Jimin se ela havia ligado e a líder respondeu que sim, ligou porque estava pensando na ex-colega, assim como no dia 12 de Maio, onde Mina manda uma mensagem se desculpando com Jimin por não ter atendido a ligação novamente, ela estaria passando por alguns problemas pessoais, então não tinha atendido ninguém naquele dia, perguntando se Jimin estava bem e tentando marcar um rolê na semana seguinte, Jimin chega a perguntar sobre os momentos difíceis que a ex-colega estava passando, no que foi respondido só que Mina estava se sentindo um pouca louca nesses dias.
Em Julho, as postagens de Mina entram no ar, inclusive, sobre a visita que foi onde a tal mensagem de áudio havia sido gravada. Jimin fala para Mina que também tinha algo a dizer, aquilo era algo que Mina havia sentido e que a líder não lembrava dos incidentes mencionados por ela, que havia ido lá para pedir desculpas. Mina pareceu em choque por Jimin não lembrar do que falou, a líder do AOA fala que vai admitir a culpa pelo que disse, foi aí que Mina disse que entendia Jimin não lembrar, mas que ela deveria lembrar de um momento de agressão ocorrido, onde Jimin teria batido em Mina, isso deixou a líder em choque, perguntando quando isso teria acontecido, Mina disse que Jimin teria batido nela porque ela estava na frente e perguntou se deveria bater igual na líder para demonstrar como foi, Jimin perguntou se bateu muito e Mina teria respondido que sim, Jimin falou que achava ter só dado um empurrão, no que Mina insistiu que a moça teria batido com o punho nela e que Jimin tinha uma péssima memória.
Mina também teria mostrado as cicatrizes do corte em seus pulsos para a líder, que pediu desculpas novamente, perguntando porque a cantora teria feito isso, no que ela respondeu que estava se sentindo frustrada por ela não lembrar das coisas que fez, Jimin chegou a perguntar se tinha uma faca, no que Choa falou que não, Jimin teria falado em querer morrer, no que Choa apenas falou para parar com isso, que se Jimin tinha ido se desculpar, então que ela fizesse isso de forma apropriada, a líder disse que estava pedindo desculpas e que tudo aquilo estava acontecendo por causa dela, então ela ia sair, Choa pergunta se isso resolveria o problema e foi quando Jimin teria decidido sair do AOA.
Chanmi teria pedido para todos se acalmarem, Mina continuava falando que enlouqueceu por culpa da Jimin e a líder continuava se desculpando e admitindo que errou, queria apenas pedir desculpas sinceras para Mina, justificando que no ponto de vista como líder, ela queria que a Mina seguisse um caminho melhor, na verdade, esperava isso de todas as membros do grupo, então ela não sabia que aquelas críticas seriam dolorosas, foi quando Mina respondeu que por achar que ela deveria seguir um caminho melhor, Jimin teria falado que o corpo dela não era atraente e que o rosto dela parecia um X, Jimin disse que nunca falou aquilo, Mina falou que teve depressão por causa daquilo e por isso estava indo para o mau caminho, Jimin se desculpou por tê-la importunado por coisas triviais, Mina largou na cara da líder que estava tomando medicações por culpa dela, foi quando Jimin falou que Mina não lembrava de quando a própria líder ficou ao lado da cantora até o fim quando Mina estava doente, no que Mina falou que era verdade, mas que sempre pensou que Jimin não sabia que Mina estava doente por culpa da própria líder.
As outras membros começaram a falar algo quando Mina perguntou para as meninas se Jimin tinha sido muito dura com ela, Chanmi falou que não podiam tomar partido por ninguém, Choa falou que era difícil para as outras dizerem algo, mas falou que a saída de Jimin não resolveria o problema, tudo o que ela deveria fazer era escutar a Mina, Jimin concordou e Choa continuou falando que era só escutar, Jimin pede desculpas, Choa concorda, Mina lança o famoso "quem bate esquece, quem apanha não esquece", é quando Jimin decide de vez sair do AOA, todas pedem para ela não fazer isso, inclusive a própria Mina, mas ela diz que vai sair porque isso está afetando todo mundo, Choa falou que achava terem uma agenda maluca na época e que Jimin pode ter descontado na Mina e que Mina pode tê-la visto daquela maneira por estar muito sensível na época, Jimin continuou se desculpando e Mina continuando batendo na tecla sobre a líder não lembrar do que fez.
Hyejeong, que era a membro mais próxima de Mina na época do AOA, entra na conversa falando que lembrava da Mina ter contado isso para ela e que Jimin não lembra, que por causa das duas, todas as outras membros do AOA estavam sendo afetadas, Jimin pede desculpas e Hyejeong manda Mina se desculpar também, ela disse que se desculpava com as membros, mas não com a Jimin, no que a líder respondeu que ela não precisava se desculpar com ela, Mina disse que Jimin estava mentindo e Chanmi falou que era para ouvir o que Jimin tinha a falar também, foi quando Mina trouxe sobre Jimin transar com caras desconhecidos no dormitório, Jimin falou que pela memória dela, tudo o que ela fez foi para o grupo ser bem sucedido e que não havia percebido que estava tão errada, que ouvindo todo mundo naquele momento, ela percebeu que isso estava empurrando todas para um baita estresse, Hyejeong disse que estava tudo bem e que elas estavam em um time com Jimin porque a entendiam e que por não lembrar do que fez, Mina não desculparia Jimin, então era melhor a líder lembrar e se desculpar, Mina diz que a líder não podia se desculpar se não se lembrasse, Hyejeong disse que a pessoa podia pensar sobre isso e que a situação tinha sido muito repentina, então a líder podia estar recuada, Mina falou que enlouqueceu, no que Hyejeong respondeu que também estava enlouquecendo por culpa de Mina, no que a cantora mandou a amiga enlouquecer, no que foi respondida com um "Eu não quero".
Choa chamou a atenção da Mina, falando que a Jimin podia não se lembrar, mas que já havia pedido desculpas, Mina disse que as meninas haviam visto quando Jimin entrou, como se quisesse brigar, foi quando Chanmi falou que ela podia ter entrado assim porque não sabia dos detalhes e houve um último pedido de desculpas de todas para todas.
Depois de todo esse áudio que eu resumi o máximo que pude, tiveram as postagens de desculpas da Jimin e a resposta da Mina, mas as mensagens não pararam, em Novembro de 2020, a Mina fala que Jimin está lendo as mensagens, mas não responde e cobra quando que a líder vai se desculpar, depois dizendo que Jimin sabia onde ela morava ou se ela deveria ir até Jimin. Em Abril de 2021, mais mensagens são enviadas para Jimin, onde Mina começa a falar que nunca vai perdoar Jimin, sobre querer se desviver, falando que queria retribuir todo o bullying que Jimin tinha feito para ela, pedindo para Jimin responder ou ir bater nela, perguntando se ela não era humana, ela começa a tentar atiçar uma raiva em Jimin em várias mensagens, que ela iria se vingar enquanto vivesse e que Jimin teria mexido com a pessoa errada. Isso seguiu em Maio de 2021, onde Mina perguntou se Jimin não sentia remorso e se ela não era humana, perguntou se a mãe da Jimin não sentia remorso que a filha dela fazia a filha de outra mãe contemplar a morte todos os dias e que era para Jimin responder.
A FNC também acabou divulgando algumas mensagens no KakaoTalk que tiveram com a Mina, mostrando que ela mandava os managers resolverem seus problemas pessoais, pedindo para marcar consultas no dentista para um tratamento de canal perguntando quantas vezes tinha que pedir isso, o manager respondeu que o agendamento não havia dado certo e ela respondeu mandando o manager encontrar outro lugar, essa não teria sido a única vez, já que ela mandou mensagem em um sábado para os managers, exigindo que eles marcassem uma consulta dermatológica para a mãe dela, as mensagens prosseguiram na madrugada de domingo para segunda pedindo para ligar e agendar uma hora mais tarde imediatamente, se disserem que segunda estava marcado, era para ligar imediatamente para ela. A função dos managers é fazerem isso pelas celebridades, mas marcar consultas para os familiares é fora da jurisdição deles.
Mina, que havia desativado o seu Instagram nesse meio tempo, reativou a sua conta para se defender, a mensagem foi apagada, mas alguns portais conseguiram salvar. Nesse texto, Mina falava que estava vivendo sem senso comum e estava causando problemas para todos, que sentiu raiva em meio ao seu conflito e quando achou que estava completamente louca, deletou o Instagram dela, mas que agora ela tinha voltado de forma breve e que ia falar sem mentira e sem coisas maldosas, ela havia visto o artigo da Dispatch com o áudio e que queria compartilhar o lado dela da história, afirmando que ela lembrava quem eram o managers e o que tinha acontecido, que provavelmente quem enviou a transcrição havia sido algum líder ou manager que estava do lado da Jimin dentro da FNC, mas que o registro de voz deveria ter sido colocado do início ao fim, tudo deveria ser revelado, até câmeras de segurança porque eles não estavam gravando e filmando desde quando entraram e saíram da casa dela, já a FNC disse que iria averiguar a veracidade das informações.
Anos se passam sem mais informações, até que no terceiro dia de 2026 tivemos uma notícia chocante! Mina havia tentado suicídio novamente no dia 1º de Janeiro e havia sido levada ao hospital, pouco antes do ocorrido, ela publicou uma mensagem de despedida no seu Instagram dizendo: "Adeus, me desculpem", depois, antes de desativar, ela publicou que se tivesse esperado mais um pouco, o seu desejo teria se concretizado, ela relatou que ouviu ruídos e foi sacudida, o que teria impedido a sua morte e escreveu que ainda ia concretizar a sua promessa, junto com a frase: "Desaparecer bem diante dos seus olhos".
Não se sabe se essa tentativa de suicídio tem a ver com a situação do AOA, alguns portais dizem que Mina estava recebendo comentários maliciosos e bullying recorrentes, ela havia exposto isso através de um desabafo em seu Instagram, onde questionou porque as pessoas queriam matá-la. A sua agência Moden Berry Korea chegou a declarar tolerância zero e que iniciaria medidas legais rigorosas contra os internautas que continuassem fazendo ataques difamatórios contra ela.
Tudo o que espero é que Mina consiga se recuperar mentalmente de tudo que ocorreu com ela, tanto agora como na época do AOA e que ela consiga se reerguer.
Comentários
Postar um comentário