Porque as frutas são tão caras no Japão?
É verdade que as frutas são consideradas artigos de luxo no Japão?
Imagem de uma penca de frutas vermelhas e redondas presas em um galho de uma árvore. Cerejas Satonishiki. Fonte: https://coisasdojapao.com/2017/01/7-frutas-muito-populares-do-japao/
Vi uma usuária em uma rede social que estava falando sobre o costume cultural de comer laranja após o almoço no Brasil, ela está em uma pesquisa bem interessante para falar sobre isso, foi no meio da leitura dessa pesquisa que ela falou algo interessante: em nenhum lugar do mundo as frutas são tão variadas ou BARATAS como no Brasil e isso me lembrou de vídeos que assisti de brasileiros morando no Japão onde falavam sobre o preço das frutas.
Se você gosta de ver vídeos curtos no TikTok, Instagram ou Youtube, já deve ter se deparado com pessoas que moram em países asiáticos, principalmente Japão, fazendo mercado e em quase todos esses vídeos se é comentado sobre o preço das frutas não serem acessíveis a população, na verdade, ser considerado um artigo de luxo, tanto que em algumas culturas de alguns países na Ásia, já ouvi influenciadores falarem que eles tem o costume de dar frutas como um presente para uma pessoa que gosta muito. Será que isso é verdade? Ou melhor, porque isso acontece?
Você deve estar se perguntando porque toda essa trabalheira para plantar melões, mas o Coisas do Japão respondeu essa pergunta! Isso tudo tem a ver com compradores exigentes, afinal, os agricultores japoneses sabem que os itens mais bonitos serão os distribuídos no mercado, além disso, tudo já é colocado dentro de plásticos, é muito difícil ter algo sendo vendido á granel.
Além disso tudo, é dito que o Japão também não possui muitas terras agrícolas, só 12% das terras podem ser usadas para cultivo e a maior parte dessas terras são usadas para plantar arroz, as fazendas japonesas são menores do que as fazendas de outros países, até porque o tamanho médio de uma fazenda japonesa é de 1,9 hectares, o que faz as fazendas pequenas serem menos eficientes que as fazendas grandes e os pequenos agricultores tem menos dinheiro para investir em suas fazendas.
Isso são todas as frutas do Japão? Aparentemente não, pois o The Tokyo Chapter afirma que as crianças levam frutas em suas lancheiras da escola, as casas tem frutas normalmente e as frutas são um pouco caras comparado ao preço dos Estados Unidos por exemplo, mas essas frutas que tem todo o cuidado do mundo e fazem parte desses leilões são frutas extremamente restritas, apenas para presentear, a verdade é que você consegue comprar frutas mais comuns para consumo diário em supermercados, lojas de conveniência, feiras de produtores, elas podem ser mais caras que nos outros países, mas elas não chegam a ser exorbitantes, apenas as frutas para presentear e de leilões que são específicas.
Comentários
Postar um comentário