T-ARA VS Hwayoung
O verdadeiro desfecho veio muitos anos depois de muito boicote!
Imagem de seis mulheres com roupas beges e marrons em frente a um cenário degradê de bege e cinza. Grupo T-ARA. Fonte: https://www.midiorama.com/t-ara-anuncia-separacao-do-grupo-e-lancamento-de-disco-de-despedida
Muitos talvez não conheçam, mas vocês precisam saber sobre o T-ARA, um grupo feminino sul-coreano que ficaram famosas por suas músicas que tocavam em baladas. O grupo foi formado pela MBK Entertainment em 2009, composto pelas integrantes Boram, Qri, Soyeon, Eunjung, Hyomin e Jiyeon, mais tarde, as integrantes Hwayoung, Ahreum e Dani entraram na subunidade T-ARA N4, porém, as duas primeiras mencionadas deixaram o grupo 2 e 3 anos depois que entraram respectivamente para seguir carreira solo, e é de uma delas que falaremos aqui.
Hwayoung é irmã gêmea de Hyoyoung, que foi Miss Chunhyang em 2010 e ex-integrante do Coed School e da subunidade F-ve Dolls, estou falando sobre a irmã porque ela também é bem importante para a trama. A Hwayoung entra em 2010 no T-ARA e fica até 2012, mas no meio disso, tem uma certa polêmica envolvida. Tudo começou quando o T-ARA foi se apresentar no Japão e a Hwayoung apareceu cantando em apenas uma música enquanto estava sentada em um cadeira por ter lesionado a sua perna, depois, ela teria sido afastada para se recuperar, porém, ela foi vista em vários rolês pela Coreia do Sul com os amigos, por causa disso, as membros do T-ARA começaram a postar alguns tweets com indiretas bem diretas para a colega, falando coisas como: "Há diferenças nos níveis de determinação. Tenhamos mais determinação", que foi postada pela Hyomin e as demais integrantes concordaram, Jiyeon ainda colocou lenha na fogueira tweetando: "Seja sempre humilde e sensato, eu te aplaudo, gênio da atuação", acompanhada de Eunjung postando: "A vontade pode fazer uma pessoa, assim como a posição pode fazer uma pessoa. Ufa, isso é muito ruim. É preciso saber cuidar das pessoas ao seu lado", Soyeon escreveu: "Diferença de determinação + atitude + consideração" e Boram colocou os últimos pregos no caixão, tweetando os sons de palmas: "Clap, clap, clap".
Acontece que Hwayoung deu seu ar da graça e em seguida tweetou: "Ás vezes, nem a determinação por si só adianta. Nessas horas fico chateada, mas confio que é uma benção disfarçada dos céus. Deus, você sabe tudo, certo?", enquanto a sua irmã gêmea se meteu na conversa, tweetando: "De que adianta se seu rosto é bonito? Seu coração/mente tem que ser bonito. Pessoas machucadas não são humanas também? Também estou magoada com isso. Eu quero chorar", entre outras coisas.
Essa treta fez com que os internautas sul-coreanos começassem a desconfiar que houvesse conflitos dentro do grupo entre as membros, as pessoas começaram a retweetar as coisas que estava sendo publicadas e muitos começaram a desconfiar que Hwayoung estava sofrendo bullying dentro do T-ARA, ficando totalmente contra as membros e analisando muitas fotos, conteúdos do grupo para corroborar com a história, a coisa piorou quando, pouco tempo depois, a empresa responsável pelo grupo, Core Contents Media, anunciou a saída de Hwayoung do grupo repentinamente. O CEO da agência havia dito que o contrato da cantora havia sido rescindido porque as membros estavam sentindo que o comportamento de Hwayoung estava prejudicando o trabalho em equipe delas e a controvérsia do bullying não teria sido o motivo da saída dela, porém, o público ficou totalmente ao lado de Hwayoung ao ponto que o T-ARA precisou suspender as suas atividades temporariamente.
Com a repercussão do caso, Hwayoung e sua irmã gêmea começaram a reforçar ainda mais a visão do público contra o T-ARA, falando sobre bullying físico e psicológico, deixar sozinha em um canto e até enfiar o dedo na cara dela, elas falavam sempre que Hwayoung tinha uma péssima relação com as outras meninas enquanto as integrantes do T-ARA continuavam negando que isso teria acontecido.
Toda essa controvérsia acabou ferrando com o T-ARA, elas foram extremamente canceladas na Coreia do Sul ao ponto que suas músicas eram pirateadas por todos porque eles queriam ouvir as músicas, mas queriam boicotar o grupo, elas receberam diversos comentários maldosos, não vendiam mais nada, isso fez com que elas migrassem para o mercado chinês, que era o único que ainda apoiava o grupo com uma fanbase imensa, enquanto isso, Hwayoung deslanchava uma carreira de atriz bem sucedida com todos os sul-coreanos apoiando ela, atuando em dramas como Beleza Interior, Age of Youth e até Descendentes do Sol.
Acontece que em 2017, depois que esse assunto já estava sendo dado como morto, o assunto reaparece na boca da Hwayoung e sua irmã gêmea. As duas participaram de um programa chamado Taxi, bem no último episódio do talk show, e o assunto foi puxado novamente, Hwayoung respondeu que, quando pensava no T-ARA agora, ela imaginava que isso podia facilmente acontecer em um grupo de mulheres, que ela apenas tinha trabalhado como cantora e não sabia se comportar no dia-a-dia, relatando que passou muito tempo chorando no quarto e que havia perdido peso por isso. Já a Hyoyoung, sua irmã, falou que Hwayoung assistia os Music Shows sem emoção, ela só encarava a televisão sem alma, e olhando aquela situação, Hyoyoung quis trabalhar ainda mais duro. O que ninguém esperava, é que essa fagulha acenderia uma chama em uma fogueira antiga.
Um ex-funcionário que fazia parte dos membros de staffs do T-ARA apareceu revoltado e jogou a merda no ventilador, falando que Hwayoung e Hyoyoung forçavam a barra para parecerem umas coitadas e que elas eram quem faziam bullying, inclusive, mostrando imagens comprovando! Ele falou que viu as irmãs chorando no programa Taxi com Hwayoung falando que isso era algo que facilmente aconteceria em um grupo de mulheres, sendo que isso nunca deveria ter acontecido, em seguida, ele soltou prints de conversas entre Hyoyoung e Ahreum, sim, a irmã gêmea da Hwayoung, onde ela exigia que Ahreum agradecesse a ela se ela não quisesse levar uma surra, pois rumores se espalhavam rapidamente na indústria, Ahreum disse que queria se resolver porque não entendia nem sobre o que a colega estava falando, no que Hyoyoung mandou Ahreum sair, pois ela daria uma surra em Ahreum no Music Bank, iria arranhar a cara dela para que a colega não pudesse aparecer mais na televisão, na época, o grupo da Hyoyoung também era agenciada pela Core Contents Media.
Esse mesmo staff também aproveitou para falar sobre a tal lesão na perna que Hwayoung sofreu, alegando que ela havia machucado o tornozelo no Music Core, mas nada grave e que a comprometesse, mesmo assim ela foi em outro hospital, conseguiu um semi-gesso e que dentro do carro, no dia seguinte, ela tirou o gesso e só colocou novamente quando chegou no aeroporto e notou a presença dos repórteres, foi quando ela pediu uma cadeira de rodas. Além disso, quando ela chegou no Japão, ela alegou sentir dores e foi levada ao hospital, depois, em vez de voltar para os ensaios, ela foi ao hotel para fazer as unhas, mesmo sabendo que suas colegas estavam ensaiando arduamente e que a sua ausência causaria um transtorno imenso para a apresentação, o que trouxe as reclamações, que inclusive, as meninas se arrependiam de ter postado, ao ponto que elas tentaram conversar com a colega, mas sem sucesso, Hwayoung estava desinteressada no assunto e sem nenhum remorso pelo que tinha acontecido.
Vocês podem achar que foi apenas um ex-staff falando qualquer coisa, mas o ex-manager apareceu e confirmou tudo o que o ex-staff falou, porém, uma fonte da atual agência que a irmã de Hwayoung trabalha, a B.A.M Company, se pronunciou alegando que a Hyoyoung era muito jovem na época e por ver que sua irmã estava passando por um momento difícil, ela havia bancado a irmãzona, mas a Hyoyoung não sabia de tudo o que estava acontecendo dentro do T-ARA, ela só tinha reagido muito emocionalmente.
A Ahreum também veio a público e confirmou a história do ex-staff e os prints das conversas, relatando que suportou bastante e que pretendia se encontrar com o repórter que havia postado a imagem da conversa, pedindo para todo mundo ser forte naquele momento.
Vocês podem achar que a coisa havia terminado em 2017, mas a coisa perdurou até em 2024, pois o criador do T-ARA, Kim Kwangsoo, veio a público falar sobre o assunto no programa Let's Watch GO3 da MBN, participando do oitavo episódio no dia 9 de Novembro onde ele fala sobre todo o ocorrido de forma franca, concordando com o que o ex-staff havia mostrado e que as verdadeiras vítimas haviam sido as meninas do T-ARA. No dia seguinte, Hwayoung postou uma longa mensagem no Instagram refutando o criador do grupo falando que o bullying era verdadeiro, alegando que as outras meninas a faziam se sujeitar a abusos físicos e verbais, porém, é dito por aí que ela havia negado que sofreu bullying no grupo anteriormente.
Como se não bastasse, um ex-funcionário da Core Contents Media aparece com uma declaração online, alegando que Hwayoung havia sofrido bullying das integrantes do T-ARA, alegando que alguém na família das irmãs era muito próximo de um executivo da empresa e que Hyoyoung era para ter entrado no T-ARA, mas cedeu o lugar para a Hwayoung e que ela não tinha se juntado por causa de aparência ou habilidades, apenas por causa de conexões, as integrantes teriam se ressentido disso, além dos funcionários terem notado que a Hwayoung tinha dificuldades de se encaixar no grupo, uma vez, ele viu ela chorando em um canto e que quando perguntada sobre o que havia acontecido, ela alegou que alguém das integrantes havia batido nela, mas os demais funcionários ignoravam isso.
A Hyoyoung também veio a público confirmar que sua irmã gêmea havia sofrido bullying, mas os fãs não acreditaram nela por causa dos prints das conversas que mostravam Hyoyoung ameaçando Ahreum, depois elas se manifestaram novamente falando que esperavam pedidos de desculpas do Kim Kwangsoo e do grupo, ela se desculpou por ter causado uma fadiga involuntária trazendo a história do T-ARA a tona novamente, mas que ficou sendo vítima de informações falsas e comentários maldosos por 12 anos e que ela não podia mais ficar calada (sendo que quem foi vítima disso foi o T-ARA, ela e a irmã dela foram bem apoiadas pela Coreia do Sul inteira). Ela falou sobre a ameaça que Hyoyoung fez contra Ahreum falando que Hwayoung estava responsável por cuidar de Ahreum na época e ficou chateada com a sua colega por estar instigando conflitos ao lado das membros do T-ARA e falou para a sua irmã, que enviou a mensagem para a sua colega. Ela afirmou que Ahreum e sua irmã se desculparam pessoalmente depois, mas que o Kim Kwangsoo divulgou a conversa sem estar a par dos fatos e causando danos mentais para as gêmeas e para Ahreum, depois, a postagem foi apagada.
Após a verdade sobre a Hwayoung e a Hyoyoung vir á tona, finalmente a mancha em cima do T-ARA foi limpa, elas voltaram aos charts, o público cantava as músicas delas em alto e bom som, depois de 12 anos, elas finalmente conseguiram ganhar a primeira win em um programa musical, onde elas choraram muito e se emocionaram, elas apenas não deram disband por causa do apoio dos fãs chineses.
Comentários
Postar um comentário