Porque crianças estão protestando no Roblox?
Sobrou até para o Felca.
Imagem de boneco quadrado do Roblox vestido de preto e com uma placa escrito Quero Injustiça. Jogo Roblox. Fonte: https://bsky.app/profile/marveloustib.bsky.social/post/3mdaxqxuqn22y
Vocês devem estar acompanhando pelas redes sociais vários memes que estão surgindo dentro do Roblox, com bonecos levantando placas repletos de erros de português, ameaças e coisas engraçadas como forma de protesto contra o jogo, isso foi tão maluco que até furou a bolha e eu decidi trazer aqui, já que eu também faço textos sobre jogos.
Para você que não sabe o que é Roblox ou conhece apenas por nome, é uma plataforma de jogos online que permite que você crie jogos e hospede dentro dele em forma de mapa, algo parecido com o que o Fortnite faz atualmente, inclusive, ultimamente, o Roblox ficou famoso pelos mapas de Dress to Impress relacionado a moda e Shawarma relacionado a terror. Essa plataforma foi desenvolvida pela Roblox Corporation em 2004 e sendo lançado em 2006, a plataforma fazia tanto sucesso que em 2025, ela registrava uma média de 85,3 milhões de usuários ativos por dia, porém, tínhamos um problema...sua base mensal de jogadores incluía metade de todas as crianças norte-americanas menores de 16 anos, isso não aconteceu apenas nos Estados Unidos, mas no mundo todo, inclusive no Brasil.
Você pode estar se perguntando qual é o problema de crianças acessarem a plataforma, mas a verdade é que a plataforma é acessada por todos os tipos de pessoas em todas as faixas etárias, além disso, o Roblox tem interação social, os jogadores podem adicionar outras pessoas nas suas listas de amigos sem qualquer verificação, podendo até participar de grupos comunitários por chat de texto ou voz, é aí que o problema entra.
Isso se tornou um grande debate no meio do ano de 2025, quando um Youtuber conhecido como Schlep foi suspenso da plataforma por usar seu canal no Youtube para denunciar abusos que eram cometidos dentro do Roblox, incluindo casos de pedofilia, o que fez o CEO ser criticado e as pessoas moveram campanhas contra o Roblox, já que as investigações de Schlep já haviam levado seis suspeitos para a prisão e ele relatou que a empresa havia ignorado as denúncias apresentadas.
O pessoal do Roblox finalmente se viu obrigado a fazer alguma coisa, eles decidiram mudar o chat de voz, colocando uma restrição de idade. O criador de conteúdo Core mencionou em seu vídeo sobre o assunto, que a medida adotada pela plataforma foi colocar uma confirmação de idade para que as pessoas pudessem apenas conversar com pessoas da mesma faixa etária com a confirmação através de reconhecimento facial, se a pessoa fosse menor que nove anos de idade, a plataforma fecharia o chat de voz e o de texto, se a pessoa tivesse de 9 a 13 anos apenas conseguiria liberação por confirmação de idade, porém, colocou uma Inteligência Artificial para fazer essa análise, o que terminou retirando o chat para muitas pessoas maiores de 10 anos e até de 18 anos, além de gente conseguindo burlar o sistema pintando uma barba de caneta hidrocor, ou colocando a foto de seus pais.
Acontece que após essa atualização, que sinceramente não ajuda em nada, vários usuários começaram a protestar em alguns mapas principais do jogo usando placas e causando alvoroço nas ruas do jogo, as crianças se mostravam extremamente revoltadas, com os ânimos a flor da pele, e fazendo os carros virtuais serem virados e incendiados, e nesse meio tempo, o Felca do nada foi ameaçado e atacado nas redes sociais.
O que o Felca tem a ver com isso? Nada, na verdade, foi um mal-entendido entre duas informações lançadas juntas. Vocês devem lembrar que em Agosto de 2025, o Felca fez um vídeo viral onde ele denunciou a adultização de crianças na internet, o que levou a condenação do influenciador Hytalo Santos, que junto com seu marido, fazia reality shows gravados em seu perfil onde juntava menores de idade em uma casa e rolava todos os tipos de absurdos que vocês possam imaginar, isso fez o influenciador ser preso e surgiu a Lei Felca para combater a adultização de crianças.
Pois é, no início de Janeiro, no meio de toda essa confusão rolando no Roblox, o Felca caiu na boca das Matildes da internet porque ele deu um depoimento na fase de instrução do processo onde testemunhou contra Hytalo Santos e seu marido, isso acabou sendo vazado pela defesa do influenciador para um programa da Band fora de contexto e fazendo o Felca ser chamado de hipócrita, ao ponto que o Felca precisou se manifestar nas redes sociais se explicando e dando todo o contexto.
Então, vocês já imaginaram né? Leram A, entenderam B e saíram divulgando C, os protestantes do Roblox enfiaram a culpa no Felca, ao ponto que ele veio a público mostrar que estava sendo atacado nas Mensagem Diretas do Instagram com ameaças de morte, falando que ele não tinha o direito de proibir nada, entre outras coisas. A coisa só deu uma diminuída porque a plataforma Roblox precisou vir a público esclarecer as coisas, afirmando que colocaram essa nova medida de verificação para manter a segurança dos usuários e condenaram as ameaças feitas ao Felca, eles também informaram que teriam atualizações regulares na tecnologia que é a responsável por estimar a idade dos usuários, mas ainda usando a ferramenta de estimativa facial.
Uma prova de que muitas coisas acontecem com menores de idade dentro do Roblox tem rolado recentemente, pois um adolescente de 15 anos desapareceu depois de ter ido em um suposto encontro com um usuário que conheceu pela plataforma. Isso ocorreu em Nova York nos Estados Unidos, Thomas Medlin está desaparecido há semanas porque teria ido para Manhattan depois da aula, a família do rapaz acusa a plataforma já que o usuário que estaria se encontrando com Thomas estava no Roblox, mas a Roblox Corporation afirma ter realizado uma investigação interna junto com as autoridades policiais e não encontraram nenhuma comprovação de envolvimento do Roblox no desaparecimento, afirmando que toda a conversa no chat eram conversas típicas do jogo e não havia indicação que Thomas usou o chat de voz, não havia tentativa de se comunicar com o jovem fora da plataforma, nenhum compartilhamento de dados como telefone, mas as especulações continuam afirmando que Thomas poderia ter sido atraído por algum criminoso dentro do Roblox.
Os investigadores descobriram que a criança estava enviando mensagens para a mulher pelo Roblox e que ela teria dado instruções com várias maneiras de como matar a criança, porém, agora em 2026, por causa de um acordo de confissão envolvendo essa mulher, que não contestou a negligência infantil sem grandes danos corporais, os promotores rejeitaram as acusações relacionadas a assassinato e os autos afirmam que a mulher foi condenada a 11 meses e 30 dias de prisão com créditos de 462 dias já cumpridos sob custódia.
Comentários
Postar um comentário