A lenda da Mansão Himuro

 O que conta a lenda que inspirou o primeiro jogo da franquia Fatal Frame?

Imagem da Mansão Himuro feita de madeira e em estilo japonês com bastante árvores na volta presente no jogo Fatal Frame de PlayStation 2. Fonte: https://fatalframe.fandom.com/pt-br/wiki/Mansão_Himuro

Sempre fui uma entusiasta de lendas urbanas de todos os lugares do mundo, mas a lenda que mais chamou a minha atenção desde a adolescência vem do Japão e é a Mansão Himuro, tudo isso começou graças a franquia de jogos Fatal Frame.

Fatal Frame é uma saga de cinco jogos, um pachinko, um spin-off e um remake que é produzida pela Tecmo desde 2001 para PlayStation 2, depois, a Nintendo começou a ser responsável pelos jogos lançados pela Tecmo e hoje, estamos tendo vários jogos disponíveis também para a Steam, o que demorou um pouco e está custando caro. A saga tem várias histórias que se ligam entre si de alguma forma, mas cada jogo é relacionado a uma lenda japonesa e a primeira lenda que entrou na franquia foi a Mansão Himuro.

Reza a versão da lenda que eu conheço, que a Mansão Himuro era uma residência enorme localizada nos limites de Tóquio, muitas pessoas falam que sua localização exata nunca foi descoberta. Antigamente, a família Himuro era conhecida por realizar rituais xintoístas de forma macabra para apaziguar um portal nos fundos da residência conhecido como Portão do Inferno, que prometia manter todo o carma ruim da Terra trancafiado nesse lugar, e para mantê-lo ali, eles precisavam realizar o Ritual do Estrangulamento.

O Ritual do Estrangulamento consistia em um ritual onde uma moça teria seus pulsos, tornozelos e pescoço amarrados com cordas e essas mesmas cordas seriam amarradas em cinco hastes giratórias enormes em volta de uma espécie de mesa de pedra onde a moça, conhecida como Donzela do Santuário da Corda, estaria deitada, neste momento, há algumas controvérsias na lenda, algumas pessoas falam que quem girava essas hastes eram os sacerdotes, e outras pessoas falam que havia mais cordas amarrando as hastes em bois que puxavam essas hastes até elas terminarem de girar, isso ocorria até que a moça fosse desmembrada. Isso seria uma forma de apaziguar o Portão do Inferno e impedir que o carma ruim se espalhasse na Terra até 50 anos, quando eles realizavam o ritual novamente.

Essa moça escolhida como a Donzela do Santuário da Corda era isolada desde nascida dos contatos do mundo de fora da Mansão, suas sacerdotisas que a serviam eram trocadas de tempos em tempos para que elas não tivessem qualquer apego.

Isso estava indo muito bem para eles até um dia, que uma das Donzelas se apaixonou por um homem do mundo de fora, o patriarca da Família Himuro ficou sabendo e mandou que esse rapaz fosse assassinado, o que foi informado para a moça, ela ficou muito triste, e ao realizarem o Ritual do Estrangulamento com ela, ele falhou.

O patriarca da família Himuro ficou zangado e começou um massacre, ele pegou a sua katana, assassinou todas as pessoas presentes na Mansão Himuro naquele dia, quando terminou, ele se suicidou, prática conhecida como seppuku.

A lenda fala que a mansão é mal assombrada, os fantasmas de todas as pessoas assassinadas naquele dia, e até o fantasma do patriarca da Família Himuro, estão presos na noite que o ritual deu errado.

Arkade conta que a Mansão também era conhecida como Mansão Himikyru e cerca de sete pessoas foram assassinadas nesse massacre, ele também conta que o ritual não chegou a acontecer, quando a Donzela se apaixonou, o patriarca ficou possesso e iniciou a chacina temendo que o ritual falharia. Por décadas, essa história foi mantida em segredo, mas após as mortes, muitas pessoas relataram que eram vistas marcas de mãos ensanguentadas em várias partes da Mansão e espirros de sangue nas paredes.

"Várias pessoas diziam que por toda a mansão era possível ver aparições de espíritos vestidos com kimonos (roupa cerimonial tradicional do Japão) brancos. Os fantasmas podiam ser vistos de noite e até mesmo em plena luz do dia. E havia mais um detalhe: Se uma pessoa fotografasse uma certa janela específica da mansão, seria possível ver claramente a imagem fantasmagórica de uma garota."

— Arkade

É dito que as pessoas que moravam na volta da Mansão abandonaram seus lares após o ocorrido e as aparições, pois dizem que quem entra na Mansão, pode ser morto pelos espíritos das pessoas assassinadas, pois elas farão de tudo para realizar o ritual novamente.

Eu acompanho muitos criadores de conteúdo que são brasileiros e moram no Japão há anos, como a Camila Pipoka, ela, inclusive, fala muito sobre as lendas e o espiritual no país, tem vídeo dela visitando a Floresta de Aokigahara, conhecida como a Floresta do Suicídio que também foi inspiração para a história do Fatal Frame V: Maiden of the Black Water, confesso que não lembro de vê-la comentando sobre a Mansão Himuro e muitos outros criadores de conteúdo japoneses também, eu até gostaria mesmo de perguntar se essa lenda é verdadeira, pois as palavras que temos é de um dos criadores do jogo, o Makoto Shibata.

“Uma estreita escadaria levava a um sótão onde rumores diziam que um talismã selado espiritualmente estava trancado. Homens buscaram este talismã, apenas para serem encontrados depois com seus corpos quebrados e marcas de cordas em seus pulsos. Há uma velha estátua desmoronada de uma mulher em um kimono, mas sua cabeça está perdida.”

— Makoto Shibata

O Arkade menciona que de fato a lenda existe, pois há décadas que a história do massacre corre na boca miúda por Tóquio, é uma das lendas mais famosas do país sendo contada até mesmo pelos bisavós das pessoas antes da existência de Fatal Frame, porque é considerado o pior massacre registrado na história do Japão.

Inclusive, muitas pessoas tentaram procurar a Mansão Himuro, mas é quase impossível, por ser dito que ela fica em uma região montanhosa nos limites de Tóquio, isso deixa todos no escuro, pois um terço do território da cidade é composto por florestas e montanhas, então é muito difícil encontrá-la, mas quem diz que conseguiu encontrar, geralmente não sabe explicar ou nem querem explicar onde é a sua localização exata.

O Arkade também relata que a Mansão Himuro é considerada apenas uma lenda nos dias atuais porque aparentemente ela aconteceu a 60 ou 70 anos atrás e não existem notícias em jornais, muito menos relatórios policiais que falam sobre esse massacre, e pela falta de informação, isso não seria uma história real, porém, muitas pessoas acreditam que a falta de informações sobre o caso é proposital, pois na época, as autoridades escolheram manter tudo em segredo para não causar pânico na população, já que os japoneses seriam, supostamente, muito religiosos, isso poderia repercutir de forma negativa.

E você? Já havia ouvido falar da Mansão Himuro? Você que mora no Japão, sabe se essa lenda é real?


Comentários

Postagens mais visitadas