A maior polêmica de The Sims 2

 Cheat de nudez do The Sims 2 acabou chamando a atenção de um advogado na Flórida.

Imagem da capa do jogo The Sims 2 de PC com vários personagens de The Sims fazendo poses derivadas. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/The_Sims_2

A franquia The Sims é muito conhecida e um dos melhores jogos dessa saga é o The Sims 2, o segundo jogo que foi lançado em 2004 foi lançado, não apenas para computador, mas também para vários consoles, inclusive, o famoso PlayStation 2, trazendo não apenas o jogo, mas também suas variantes como The Sims 2 Pets.

Em 2005, a sequência de The Sims trouxe uma polêmica bastante inusitada, o jogo tinha um conteúdo que podia ser mexido pelo usuário e tinha uma personalização aberta, o que fez o jogo gerar algumas polêmicas sobre sites pagos, já que muitos criadores de conteúdo personalizados estavam cobrando dinheiro de verdade para as pessoas baixarem os conteúdos criados por eles, o que seria uma violação dos termos da própria Electronic Arts, mas essa não é nem a ponta do iceberg.

No meio do ano de 2005, um advogado de Miami chamado Jack Thompson alegou que os códigos e truques disponíveis no The Sims 2 transformava o jogo em um “paraíso pedofílico”, esse advogado entrou com um manifesto na época onde criticava o Entertainment Software Ratings Board, conhecido como ESRB, que seria o órgão que regula as classificações indicativas para os jogos, alegando que o The Sims 2 continha nudez total de frente com mamilos, peitos, vaginas e pelos pubianos.

A ação era coberta por algumas nuvens pixeladas ou borradas, mas o advogado alegou que haviam muitas ferramentas na internet que eram de fácil acesso que podiam limpar esses borrados e mostrar as genitais dos Sims.

O vice-presidente de comunicação corporativa da EA foi a público na época se defendendo, falando que as alegações do advogado não faziam sentido, afinal, o conteúdo era 100% revisado e que o jogo não tinha conteúdo inapropriado para os adolescentes, os jogadores nunca veriam um Sim pelado e mesmo se alguém perdesse tempo querendo remover os pixels que borravam as genitais, veriam que eles eram como o Ken e a Barbie, não teriam genitais.

“Parece mesmo uma contradição que a empresa que se preocupa tanto com o público jovem — a ponto de comprometer a verossimilhança da reprodução da realidade, já que em The Sims 2 festas universitárias são regadas a suco e bolas de sabão — tenha a perversão de esconder algo. Mas Thompson não se cansa. ‘O sexo e o nudismo estão no jogo. Esse é o ponto. O borrão é a admissão de que mesmo Ken e Barbie não deveriam ser mostrados. O borrão pode ser desfeito. Não há diferença em relação ao que há em San Andreas’, exagera, dizendo ainda que até mesmo crianças no jogo podem ser desnudas, oferecendo prazer aos pedófilos ao redor do globo.”

— The Enemy

Segundo a Wikipédia, antes das declarações do advogado, havia um código onde se podia reduzir a pixelização a zero, mas pouco tempo depois, esse código foi retirado do jogo, ele apenas estava sobrando por causa dos testes beta, não era destinado ao público.

Mesmo assim, é um exagero comparar The Sims 2 com GTA: San Andreas, até porque, não teria nada para ver ali se reduzisse a pixelização, diferente de GTA que é um jogo programado para ser destinado a pessoas maiores de 18 anos, por isso que o jogo já tem uma classificação indicativa apenas para adultos.


Comentários

Postagens mais visitadas