Ataque com agulhas contaminadas em evento.

 Anime Summit de 2024 se deparou com ataque feito com agulhas, supostamente, contaminadas!

Imagem do banner de divulgação do evento Anime Summit com uma personagem em traços de anime e em cores rosa, roxo e azul ao lado do logo do evento em amarelo com os patrocinadores de um lado e a data e o local no outro lado. Fonte: www.sympla.com.br/evento/anime-summit-2024/2286069?referrer=www.google.com

Anime Summit é um evento de cultura pop que ocorre todos os anos em Brasília, no Distrito Federal, o evento ocorre desde 2022 e é organizada pelas empresas KDM e FEANBRA, que também organizam o Festival do Japão. Em 2024, os organizadores se depararam com um ataque absurdo, o evento ocorrido em Abril na sua terceira edição passou por um acontecimento criminoso que levantou um debate ainda maior sobre a segurança em eventos.

Nas redes sociais, as pessoas participantes do evento relataram que um homem não identificado em um dos dias, estava furando as pessoas no espaço onde ocorria o evento, usando um objeto perfurante que estaria, supostamente, contaminado por um vírus tipo HIV, o rapaz estava agindo em grupo e aparentava ser menor de idade.

“Recomenda-se para pessoas atingidas por objetos perfurantes ou cortantes que possam estar contaminados com o vírus mencionado fazerem o tratamento na unidade pública de saúde mais próxima com o exame de profilaxia pós-exposição (PEP), disponível de forma gratuita através do SUS, devendo este ser realizado em até 72 horas após a exposição ao objeto de modo a prevenir a infecção.”

— ANMTV

A equipe responsável pela organização do evento publicou uma nota, hoje não existente mais no Instagram, informando que ficaram sabendo do ocorrido através das queixas do público e que executaram as medidas cabíveis, eles localizaram o suspeito, relatando tudo para a Polícia Militar da região, fizeram até mesmo um Boletim de Ocorrência, a equipe também falou que as vítimas do episódio que tivessem mais informações detalhadas sobre as pessoas que estavam acompanhando o agressor ou que soubessem alguma coisa que colaborasse com a investigação, poderiam mandar um e-mail para eles.

Os comentários no Instagram mostraram a indignação e a preocupação das pessoas em torno do ocorrido e com razão, alegando que o homem utilizou uma agulha contaminada para ferir as pessoas criando um ambiente de medo e incerteza, isso também trouxe críticas a falha na segurança do evento, destacando a falta de revistas eficientes que prevenissem a entrada de indivíduos com objetos perigosos.

“O caso levantou um debate necessário sobre a segurança em eventos de grande escala, especialmente aqueles que atraem público jovem e entusiastas de culturas específicas, como o universo dos animes e cosplays. Fica evidente a necessidade de revisões e reforços nos procedimentos de segurança para garantir que tais incidentes não se repitam, protegendo assim a integridade e o bem-estar de todos os envolvidos.”

— Tokusatsu

O que me deixa furiosa em relação a isso, é que, não apenas em eventos de animes, mas em qualquer lugar que visa o entretenimento, as revistas deles sempre estão preocupadas em retirar as comidas e as bebidas das pessoas com a desculpa de poder conter algo dentro da comida e da bebida, sendo que sabemos muito bem que se trata apenas de querer que a gente consuma dentro do local, onde o valor é super elevado, mas o que acontece quando a pessoa consegue entrar com um objeto perigoso? Como que a gente não consegue entrar com uma bebida e uma comida no evento, mas outros conseguem entrar com seringas? Está faltando uma rigidez no tipo de revista certa, a revista de armas brancas e objetos perigosos.



Comentários

Postagens mais visitadas