Porque O Meu Pé de Laranja Lima é popular na Coreia?

Virou até livro de literatura escolar na China!

Imagem do desenho de um menino deitado no galho de uma árvore com uma laranja lima pendurada embaixo e um pássaro em sua cabeça. Capa do livro O Meu Pé de Laranja Lima. Fonte: https://cultura.uol.com.br/radio/programas/armazem-pop/2024/01/04/70_as-adaptacoes-do-livro-meu-pe-de-laranja-lima.html 

Ontem, eu publiquei um texto onde contei que uma idol coreana, a IU, teria feito uma música sobre o Zezé do livro Meu Pé de Laranja Lima e que deu o que falar porque a letra dava a entender que ela estava fazendo apologia a pedofilia, mas algo na pesquisa daquele texto me deixou pensativa: Porque o romance se tornou tão popular na Coreia ao ponto de uma idol fazer uma música sobre isso? Foi aí que comecei a pesquisar mais sobre o assunto.


A história fala sobre um menino de seis anos que se chama Zezé, ele fazia parte de uma família grande, mas muito pobre, sua mãe trabalhava em uma fábrica e o seu pai era desempregado, a família passava por maus bocados com as irmãs mais velhas tendo que cuidar dos irmãos mais novos e Zezé tomava conta do seu irmão mais novo. Zezé aprende a ler sozinho, descobria o mundo sozinho e por fazer as coisas errado, acabava apanhando. A família que vivia bem anteriormente, acaba indo morar em uma casa modesta com um quintal cheio de árvores, o Zezé fica por último com um pequeno pé de laranja lima, que ganha o nome de Minguinho.

Vocês acham que a história de José Mauro ficou apenas famosa aqui no Brasil? Não mesmo, ele se tornou um sucesso estrondoso na Coreia do Sul, onde o título foi adaptado para manhwa, ou seja, uma espécie de mangá coreano, e por incrível que pareça, após a polêmica com a música da IU, o livro teve ainda mais procura no país e acabou se tornando um clássico da literatura por lá também.




Comentários

Postagens mais visitadas