Conhece a lenda da Carpa e do Dragão?
O que diz a lenda que foi contada no Yakuza Kiwami para ilustrar a relação de Kazuma Kiryu e Akira Nishikiyama?
Que o Japão tem diversas lendas não é novidade para ninguém, mas a lenda da Carpa e do Dragão tem me chamado a atenção desde que joguei Yakuza Kiwami pela primeira vez. No jogo, há uma cena onde o tatuador do Kiryu conta essa lenda tentando ilustrar de alguma forma a relação do Dragão de Dojima com o seu irmão de juramento, que naquele momento, estão em pé de guerra no jogo.
A carpa comum geralmente é encontrada na chamada Eurásia, mas elas foram usadas como criação em 200 a.C quando os chineses invadiram o Japão, pois eram usados para se alimentar e se adaptavam as condições do Japão, elas foram introduzidas na província de Niigata no período Nara, por causa do inverno rigoroso, o povo de uma cidade chamada Ojiya mantinha o viveiro de carpas dentro das suas casas e isso fez com que elas começassem a sofrer mutações que misturavam as cores e os tamanhos.
A Lenda da Carpa e do Dragão conta que a Carpa precisava chegar na fonte do rio que cortava a China, conhecido como Huang Ho, na época de desova, por isso, o peixe precisava nadar contra a corrente, pulando as cascatas até a montanha conhecida como Jishinhan, e a Carpa que conseguisse alcançar o topo da montanha, se transformava em um Dragão, por isso, é acreditado que a Carpa subindo significa força e determinação para alcançar os seus objetivos e a Carpa descendo significa que seus objetivos foram alcançados.
Mesmo que seja uma lenda chinesa, o Japão também adotou a lenda com algumas modificações, na lenda chinesa, a lenda fala sobre um cardume de Carpas que estavam nadando correnteza a cima no rio Huang Ho, conhecido como Rio Amarelo, por isso, eles ganharam força lutando contra a correnteza, os peixes brilhavam enquanto nadavam juntos, a cachoeira no final do rio levava muitos peixes embora porque se deixavam ir pela correnteza que os carregava.
Mesmo assim, um grupo de Carpas não desistiu e decidiram continuar tentando chegar no topo da cachoeira, isso chamou a atenção dos demônios locais que começaram a tirar sarro dos esforços das Carpas, mas, finalmente, uma Carpa chegou no topo, isso foi reconhecido pelos Deuses por causa da sua perseverança e determinação, por isso, a Carpa foi transformada em Dragão como símbolo de poder e força.
Toshio Shimada continua a lenda japonesa contando que os demônios locais riram dos esforços das Carpas como na lenda chinesa, a diferença é que os demônios aumentaram a miséria e a altura das quedas por pura malícia, mas sem recuar, a Carpa continuou lutando por cem anos contra a correnteza, e em um salto, ela chegou no topo da cachoeira.
Por causa disso, os Deuses aprovaram sorridentes o ocorrido e transformaram a Carpa em um Dragão dourado brilhante que seria a imagem de poder e força, agora o Dragão passa seus dias atrás de sabedoria dos céus, e toda vez que uma Carpa encontra determinação e chega no topo da cachoeira, ela também se transforma em um Dragão e a cachoeira ficou conhecida como o Portal do Dragão.
Acredito que essa história tenha uma referência em Yakuza Kiwami, afinal, Akira Nishikiyama, o personagem com a tatuagem de carpa nas costas, é um rapaz considerado fraco pela Yakuza, ele tenta chegar no topo, mas sempre tiram sarro dele por considerarem fraco comparado ao seu irmão, até ele conseguir chegar em um ponto que seu único objetivo era chegar no topo para se tornar tão importante que seu irmão de juramento, que possui a tatuagem do Dragão em suas costas. O que você acha?
Comentários
Postar um comentário