Mário Kart da vida real: O dia em que a Nintendo acabou com a diversão.

 A corrida de Kart do Mário que acontecia em Tóquio e apareceu no Pequenas Empresas & Grandes Negócios foi dizimada pela Nintendo.

Imagem de pessoas vestidas como personagens de Mário em carros Kart fazendo pose para a foto tirada no Japão. Fonte: https://coisasdojapao.com/2016/11/voce-ama-mario-kart-em-toquio-voce-pode-ser-o-mario-e-pilotar-um-kart-nas-ruas/

A Nintendo adora um processo, já falei aqui da treta que ela arrumou com os emuladores e com as ROM’s processando todo mundo e ainda a treta com o Palworld que está escalonando em níveis estratosféricos, mas não apenas por causa de jogos que ela faz um rebuceteio.

Em 2016, em Tóquio, duas empresas decidiram organizar um evento, onde trariam o Mário Kart para a vida real. Na verdade, a Akiba Kart e a MariCar promoviam um passeio nas ruas de Tóquio, no Japão, onde as pessoas podiam correr de Kart usando as fantasias dos personagens de Mário, que se tornou muito popular entre os turistas, esse passeio custava a partir de 2.700 ienes, que daria em torno de 90 reais por 1 hora.

“Para dirigir os carrinhos em meio ao trânsito da cidade, é preciso habilitação. Os karts podem trafegar legalmente a até 60 quilômetros por hora. Para os fãs de “Mario Kart”, é oportunidade única de se sentir dentro do jogo, sobretudo nos passeios noturnos, com as ruas iluminadas.”

— Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Acontece que nem tudo são flores para quem usa a imagem de qualquer coisa relacionada a Nintendo, em 2017, a empresa entra com um processo judicial contra a MariCar, alegando que a empresa que promovia esses passeios nunca entrou em contato com eles e que estariam usando sua propriedade intelectual para lucrar, não estavam dando nada em troca para a Nintendo, ainda afirmaram que esse ato era uma competição injusta e infração de marcas registradas contra a Nintendo.

O resultado dessa ação saiu apenas em 2020, onde o tribunal deu causa ganha para a Nintendo, e a MariCar precisou pagar uma indenização de 50 milhões de ienes que eram equivalentes a R$ 2,54 milhões por infração intelectual.

“Após a divulgação do resultado da ação judicial, a Nintendo publicou uma declaração oficial que fala sobre o processo, desde quando foi aberta, até as inclusões de mais dados em 2018 e a conclusão do caso, agora em 2020. Além disso, a empresa japonesa também destacou que continuará a lutar contra infrações do tipo e a “tomar as medidas necessárias contra a violação da propriedade intelectual, incluindo nossas marcas, para proteger importantes propriedades intelectuais que construímos ao longo de anos de esforço.””

— Tudo Celular

Esse processo teve seu resultado exposto em um momento bem propício para a empresa, na época, a Nintendo já havia anunciado que no ano seguinte, estaria inaugurando a Super Nintendo World no Japão, que prometia ser um parque temático com diversas atrações e uma delas, era uma área dedicada ao Mario Kart.

Acho que tudo isso poderia ter sido resolvido com um acordo, assim a atração de Tóquio continuaria com a sua corrida de Mário Kart que chamava a atenção dos turistas sem problemas. E você? O que achou disso?


Comentários

Postagens mais visitadas