Mod polêmico de GTA: San Andreas

 Minigame de sacanagem em GTA: San Andreas trouxe polêmicas para o jogo.

Imagem de mulher loira de blusa rosa e calça branca lambendo os dentes enquanto mexe em seu óculos escuros ao lado dos escritos: Grand Theft Auto San Andreas com uma faixa dourada escrito The Definitive Edition. Fonte: https://store.steampowered.com/app/1547000/Grand_Theft_Auto_San_Andreas__The_Definitive_Edition/

Quem aqui não gosta de jogar com uma modificação? Temos vários jogos que permitem MODs para deixar seu jogo melhor ou mais realista, atualmente temos vários disponíveis para o The Sims 4 e até para o Supermarket Simulator, alguns servem para melhorar o desempenho do jogo, para facilitar a gameplay e até para aparência como mudar a roupa dos personagens, mas os mais conhecidos são as modificações relacionadas a sexo.

The Sims 4 tem o famoso WickedWhims que permite o uso de preservativos, de brinquedos para maiores de 18 anos e, até mesmo, o tratamento de infecções sexualmente transmissíveis, parece que o GTA San Andreas também teve uma modificação dessas.

Que a Rockstar Games sempre se envolveu em polêmica sobre seus jogos não é novidade, afinal, no GTA você pode roubar carro, possuir armas, cometer muitos crimes pesados, a empresa já havia se envolvido em muitas polêmicas por causa de GTA 3 e GTA Vice City, e também, com Manhunt que tinha violência explícita. Mas vamos fazer uma apresentação mais formal?

Rockstar Games é uma desenvolvedora de jogos presente no mercado desde 1998, fundada em Nova York nos Estados Unidos, atualmente ela é famosa pelos jogos Grand Theft Auto conhecido como GTARed Dead RedemptionMax Payne e L.A Noire.

Os jogos da empresa sempre chamaram a atenção por serem banidos em algum país, os casos mais conhecidos que temos é do GTA 3 e GTA Vice City, banidos na Austrália, e o jogo Bully, que foi banido desde 2008 do Brasil pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul por incitar a violência a professores, humilhação e ser nocivo para crianças e adolescentes, o jogo apenas conseguiu voltar a ser comercializado no país em 2016.

No meio desse bololô todos, tivemos polêmicas fortes no GTA San Andreas, o jogo que conta a história de Carl Johnson, conhecido como CJ, que volta para a cidade de Los Santos depois que recebe a notícia que sua mãe faleceu e se depara com a gangue do bairro completamente desmanchada, além de descobrir que seus amigos traíram todo mundo trabalhando ao lado da polícia.

O que todos os jogadores já estão carecas de saber sobre o GTA San Andreas é que, no jogo, o CJ tem namoradas espalhadas pelo mapa e ele pode ir até a casa delas para fazer coisas picantes, se é que você me entende, o que é sugerido pela imagem da casa com gemidos abafados, mas, aparentemente, segundo o Tecmundo, alguns desenvolvedores criaram um minigame de sexo que não tinha a intenção de estar na versão final, o nome desse minigame seria Hot Coffee, nessa modificação, quando o CJ entrava na casa da namorada, alguns botões apareceriam na tela e ao serem pressionados, a atividade era simulada, como era uma piada interna entre os desenvolvedores na empresa, essa ferramenta não teve um acabamento, infelizmente, o jogo foi para as prateleiras com esse código esquecido e algumas pessoas conseguiram desbloquear o minigame.

A história piorou quando os jogadores descobriram que esse código não estava apenas no GTA San Andreas para computador, mas também na versão de PlayStation 2 e de Xbox, os jogadores também colocaram modificações que removiam as roupas dos personagens e a situação escalonou tão rápido que isso foi parar no Congresso dos Estados Unidos.

“Jack Thompson, ativista e advogado famoso por ser anti-videogames considerados violentos, levou isso aos ouvidos de Hillary Clinton, até então senadora, que chegou a comparar jogos com álcool e cigarro. Na época, a Rockstar até tentou culpar os modders pelo conteúdo, dizendo que hackers haviam alterado o código-fonte do jogo e inserido o conteúdo erótico — a desculpa não foi aceita, já que os jogadores apenas o encontraram.”

— Tecmundo

Por causa da polêmica, as primeiras cópias de GTA San Andreas receberam um selo “somente para adultos”, a Rockstar precisou alterar o código-fonte para poder voltar ao título de “Mature Only”. Por conta desse problema, a Rockstar perdeu milhões de dólares e sua imagem ficou manchada para os ativistas anti-jogos e isso prejudicou a sua reputação por pouco tempo, porque depois, o GTA San Andreas foi um sucesso.

Mas vocês acham que o Hot Coffee foi excluído totalmente? Quem dera para a Rockstar, infelizmente eles deram a segunda bola fora porque na trilogia remasterizada de GTA, lá estava o Hot Coffee, porém, aparentemente, eram apenas sinais do código, que estão lá para que o raio não caia duas vezes no mesmo lugar.

Segundo o site da Uol, na época, a Federal Trade Comission abriu uma investigação contra a Take-Two, a empresa que distribui o GTA, e a Rockstar que chegaram em um acordo, a produtora precisa desenvolver um sistema muito eficiente quando for enviar o produto para análise e colocar mensagens na capa caso haja algum conteúdo que seja relevante para os pais.

“Ficou estabelecido uma multa de US$ 11 mil por incidente caso a Rockstar e a Take-Two não cumprirem os termos do acordo. Mas, aparentemente, não houve nenhuma multa para o caso “Hot Coffee”.

— Start Uol

E você? Alguma vez conseguiu ver o Hot Coffee no seu GTA: San Andreas?



Comentários

Postagens mais visitadas