O maior efeito borboleta da história!
Como o atentado do 11 de Setembro culminou no cancelamento da apresentadora Ellen DeGeneres.
Vocês já devem ter ouvido falar de algo chamado “efeito borboleta”, vários jogos retratam sobre isso, inclusive, o primeiro Life Is Strange mostrava muito sobre o assunto, algo que parece um pouco complicado, mas tentarei explicar usando as fontes que consegui.
Primeiro, vocês precisam entender que o Efeito Borboleta e a Teoria do Caos andam lado a lado, vamos supor que uma pessoa bateu no seu carro e fez você se atrasar para o trabalho, essa pessoa que bateu no seu carro era motorista de ônibus e o atraso dele atrasou outras pessoas. Dentro do ônibus dele tinha uma mulher indo para a faculdade que chegou atrasada e perdeu uma prova importante que a reprovou, um pai de família que se atrasou e perdeu o nascimento de seu primeiro filho e uma senhora que se atrasou e perdeu o aniversário da neta mais nova, isso significa que toda a ação da pessoa que bateu no seu carro causou uma reação em cadeia que causou o caos na vida de outras pessoas e isso é o que explicaria o universo.
O Efeito Borboleta teria a ver com o fato de coisas muito pequenas poderem causar mudanças estratosféricas, mesmo sendo tão pequenas, isso pode acabar causando coisas caóticas, e então, surgiria a Teoria do Caos. Se você quiser entender isso de uma forma mais matemática e complexa, eu recomendo essa matéria da BBC sobre Efeito Borboleta e Teoria do Caos.
Tá, mas o que o Efeito Borboleta e Teoria do Caos tem a ver com a Ellen DeGeneres?
Bom, uma série de efeitos começaram a ocorrer desde um trágico dia e pequenas coisas foram acontecendo até chegar no caos que se tornou a vida dela, vou explicar de forma mais simples!
Em 11 de Setembro de 2001, vocês devem lembrar e saber que ocorreu o atentado as torres gêmeas, foi um dos maiores ataques que os Estados Unidos sofreu após os ataques a base de Pearl Harbor. Na manhã daquele dia, quatro aviões comerciais estadunidenses foram sequestrados na costa leste e dois deles foram lançados contra as torres gêmeas pertencentes ao World Trade Center em Manhattan, o terceiro foi lançado contra o Pentágono que é a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos e o quarto avião caiu em uma área desabilitada na Pensilvânia com a teoria de estar a caminho da Casa Branca.
Esse atentado causou a morte de 2.977 pessoas além dos 19 sequestradores dos aviões, ele foi amplamente divulgado nas mídias e ficou marcado na história do país.
Só que uma coisa que talvez vocês não saibam é que esse atentado culminou no surgimento da banda My Chemical Romance, o grupo conhecido pela música Helena!
Gerard Way, vocalista da banda, estava em uma doca no Rio Hudson com centenas de pessoas quando viu os prédios do World Trade Center caindo e ficou angustiado, pois para ele, aquilo parecia o fim do mundo, o início de um apocalipse, ele disse que parecia um filme de ficção científica ou de desastre, pois era um sentimento inacreditável que ele sentira.
O vocalista da banda afirma que presenciar o ataque das torres gêmeas para ele foi um trauma pois foi algo assustador, por causa disso, a banda se tornou uma terapia para superar aquele momento sombrio, hoje, eles fazem muito sucesso e ficaram muito conhecidos como uma das maiores bandas emo da época.
Uma coisa controversa que sempre aconteceu no mundo é o que inspirou Stephanie Meyer a escrever Crepúsculo, ela chegou a comentar que ela havia se inspirado em um sonho, que está presente no capítulo 13 do primeiro livro, mas outra coisa que a inspirou a escrever Crepúsculo foi a música, a banda que mais a inspirou foi o Muse, que já participou da trilha sonora dos filmes com Supermassive Black Hole e Neutron Star Colision, mas muito se falava na época de como My Chemical Romance havia inspirado o personagem Jacob.
Em 2009, ela falou para o Entertainment Weekly que a música Famous Last Words seria a versão romântica de Jacob dizendo que ele está se expondo e que, provavelmente, ela vai acabar com ele, mas que ele vai continuar fazendo a oferta dele.
E já que estamos falando de Crepúsculo, temos que falar em como essa saga também inspirou várias pessoas a escrever, uma delas foi a autora E. L. James, conhecida pela sua saga 50 Tons de Cinza. Uma coisa muito comum e que se popularizou naquela época foram as fanfictions, ou fanfics, eram produções escritas por fãs que montam um universo em cima de alguma obra que já existe, até hoje as fanfics existem e são publicadas em várias plataformas, além de ser uma forma fácil de praticar a escrita para muitos autores, muitos livros bons surgiram dessas fanfics, e vamos combinar que a galera zoa as fanfics, mas tem fanfics que dão de 10 a 0 em muita produção lançada por editoras por aí.
A E. L. James escreveu 50 Tons de Cinza, inicialmente, como uma fanfic de Crepúsculo, os personagens principais Anastásia e Christian, na verdade, eram Bella e Edward, e o verdadeiro título da fanfic era Master of the Universe, a trama continha um conteúdo erótico considerado muito forte com bastante BDSM, isso fez os fãs criticarem a história, pois, por ser um público jovem, achavam que aquilo meio que era fora do comportamento habitual dos personagens.
A história da criação de 50 Tons de Cinza foi um marco na literatura porque influenciou as editoras a darem mais valor a esse nicho de mercado que era desvalorizado na época e alertando como podem surgir muitos autores bons através das produções de fãs, isso abriu portas para novos autores em editoras grandes.
50 Tons de Cinza ficou tão famoso que ganhou um filme para os cinemas, assim como Crepúsculo, então começaram a se preparar para a escolha do elenco e, na época, a produção do filme achou uma boa ideia chamar Dakota Johnson para o papel de Anastásia Steele, a protagonista.
Uma coisa importante para vocês saberem é que a Dakota Johnson é uma Nepobaby de Hollywood, seus pais são atores e sua avó também, sua estreia foi em Crazy in Alabama ao lado de sua mãe Melanie Griffith. Quando ela foi escolhida para interpretar Anastásia, ela fez uma grande preparação, mesmo que ela achasse um pouco chato, já que a protagonista era estudante de literatura inglesa.
Na época, Dakota até se sentiu um pouco apreensiva em fazer o papel de Anastásia, mas foi encorajada pela Emily Blunt, afinal, ela não conseguia conversar sobre isso com ninguém, pois nem sua família sabia.
Muita gente zoa 50 Tons de Cinza, mas temos que concordar que os filmes se tornaram um sucesso e muita gente gostou do romance de Anastásia Steele com Christian Grey, além disso, a trilogia trouxe a tona a atriz Dakota Johnson que foi escalada para outras obras e foi convidada para muitas entrevistas, e é aí que entra a Ellen DeGeneres.
Em 2019, Dakota é chamada para o programa da Ellen chamado The Ellen DeGeneres Show, um programa que existia há anos na televisão e nas plataformas de streaming, onde Ellen entrevistava muitos artistas. Geralmente essas entrevistas eram polêmicas, pois várias vezes, a Ellen deixava alguns artistas constrangidos como quando ela mostrou fotos do Justin Bieber nu tiradas por um paparazzi ou quando tentou obrigar a Mariah Carey a beber champanhe para provar que não estava grávida para conseguir um furo de reportagem da gravidez da cantora.
Com a resposta inesperada que recebeu, Ellen se assustou e tentou reverter a situação falando que gostava da Dakota e que Dakota sabia que ela gostava dela, pois a atriz já estivera no programa muitas vezes, e perguntou se ela nunca havia demonstrado isso para Dakota, porém, isso não impediu Dakota de falar a verdade, ela rebateu a Ellen falando que havia a convidado sim e que ela poderia perguntar para todos os presentes no local, inclusive, ela chegou a pedir apoio aos produtores do programa que confirmaram que a Ellen havia sido convidada por Dakota para a sua festa, mas que a apresentadora escolheu não ir.
Acontece que essa entrevista viralizou tanto que se tornou até piadinha interna entre Dakota e outras pessoas, ela, inclusive, chegou a comentar sobre isso em uma entrevista que deu para Drew Barrymore, porém, isso começou a queda de Ellen, que ganhou a fama de antipática e desagradável por causa das interações estranhas que ela tinha com os artistas e recebeu denúncias nas redes por condutas tóxicas no ambiente de trabalho motivadas pelas verdades que Dakota jogou na cara naquela entrevista.
O que tudo indica, o programa da Ellen, na época, foi denunciado por má conduta em ambiente de trabalho e assédio moral, inclusive, a apresentadora teria se desculpado em público sobre o assunto em um monólogo, onde falou que aconteceram coisas que não deveriam ter acontecido e que ela levava isso muito a sério, falou que sentia muito por todas as pessoas que se sentiram afetadas e que ela sabia que estava em uma posição privilegiada e de poder, com isso, vinha muita responsabilidade e que ela assumia a responsabilidade pelo que acontecia no programa dela.
Depois de muito tempo no ar e de muitas temporadas, o The Ellen Degeneres Show foi cancelado e nunca mais teve demais temporadas, Ellen meio que se aposentou e sumiu dos holofotes. Quem poderia imaginar que esse seria o maior efeito borboleta da história?
Comentários
Postar um comentário