Palworld VS Nintendo
A briga que começou no início do ano está no meio de um processo judicial!
Estamos a zero dias sem ver a Nintendo processando alguém, o nosso recorde é de zero dias! Depois de tanta treta, até mesmo entre seus jogadores, agora a coisa escalonou para um processo judicial e eu contarei tudo a vocês nesse texto. Vamos começar apresentando os envolvidos.
Para você que vive dentro de uma caverna ou não acompanha o mundinho dos games, a Nintendo é uma desenvolvedora japonesa de jogos e faz publicações deles, além de criar vários consoles que ficaram muito conhecidos pelo mundo como o Nintendo 64, Nintendo Wii e o atual Nintendo Switch, ela foi fundada em 1889 e antes de ser essa grande empresa no mundinho de jogos eletrônicos, ela era uma fabricante de cartas de baralho tradicionais japonesas. Essa empresa é responsável por grandes títulos como Super Mario, The Legend Of Zelda e Donkey Kong, além de publicar jogos de outras desenvolvedoras como o Fatal Frame desenvolvido pela KOEI TECMO e o Yakuza Kiwami da RGG Studios, mas também tem um título muito conhecido e muito famoso chamado Pokémon que muitos de vocês conhecem.
Para você que vive mesmo dentro de alguma caverna, o Pokémon é uma franquia de mídias pertencente a The Pokémon Company, essas mídias incluem animes, jogos, produtos e entre outras coisas, ela foi criada por Satoshi Tajiri em 1995 e muitas crianças cresceram com Pokémon, principalmente com o lendário Pikachu.
A The Pokemon Company é uma empresa japonesa que é responsável por tudo relacionado a mídia Pokémon, ou seja, gestão, publicação, marketing e licenciamento da franquia, os proprietários dessa empresa são a Nintendo, a Game Freak e a Creatures Inc, essa empresa foi fundada em 1998.
Mas afinal, o que é Pokémon? Pokémon é o nome das espécies de criaturas que são como animais na franquia de Pokémon, são como monstros de bolso que parecem animais, alguns parecem galinhas, outros parecem cachorros, outros parecem ratos e tem alguns que parecem peixes, eles todos são usados para diversas finalidades dentro do mundo do anime e dos jogos, alguns tratam como uma companhia tal qual um animal de estimação, outros usam para fazer trabalhos para eles e tem outros que usam para batalhar contra os Pokémon de outras pessoas para fazer com que se tornem até líderes de algum ginásio de cada região, sim, vocês podem pensar nisso como se fosse uma rinha de galo legalizada, mas não apenas com galos, é como se todas as espécies de animais fossem colocadas para lutar umas contra as outras, mas o que conta dentro de Pokémon é a experiência da sua criatura e a categoria de seus “poderes” podendo eles serem de terra, água, ar, metal, fogo e assim por diante.
Agora que vocês já tem uma noção do que é um Pokémon, que tal eu falar um pouco do que seria o Palworld?
Palworld é um jogo lançado pela Pocket Pair em Janeiro de 2024, o jogo é de mundo aberto onde dentro dele o jogador pode criar criaturas que são conhecidas como Pals, essas criaturas parecem animais que conhecemos na vida real, mas com algumas modificações, e elas podem ser usadas para batalhas, para ajudar em construções, ajudar em fazendas e assim por diante.
“Mas ué? Isso não é Pokémon?”
A polêmica está aí! Na época que Palworld foi lançado, muito se falava entre os fãs da Nintendo que não demoraria para a Pocket Pair tomar um processo da Nintendo, afinal, para quem não sabe, a Nintendo é bem conhecida por adorar um processo judicial, quem acompanhou bastante sabe que a Nintendo estava fazendo de tudo para derrubar os emuladores de seus jogos da internet, como o Yuzu, boatos afirmam que até os emuladores de consoles e jogos que eram considerados lost media estavam saindo do ar porque a Nintendo estava metendo o louco pra cima de todos eles, então a Nintendo só é queridinha entre os fãs dela, porque o resto tem um ranço absurdo dela, eu inclusa, não só por causa da treta dos emuladores, mas também por causa do Fatal Frame que até hoje não lançou um 6.
Quando o Palworld lançou, muitos fãs da Nintendo e de Pokémon mostravam como o Palworld havia copiado a Nintendo na cara dura, algumas teorias afirmavam que colocando o modelo de alguns Pals em cima de alguns Pokémon, mostravam que eles eram iguais, algumas fontes na época até chamaram alguns especialistas que falaram que aquilo era plágio descarado, mas a Nintendo não havia se pronunciado em nada sobre isso.
Vamos nos aprofundar mais sobre as polêmicas de Palworld? Logo quando ele lançou, em Janeiro, muita gente conseguiu acompanhar a confusão quando um usuário de @ Onion_mu fez uma thread mostrando como os Pals e os Pokemon eram supostamente parecidos, principalmente comparando as criaturas dos últimos jogos da empresa, além disso, outra polêmica que surgiu na época foi o uso de inteligência artificial. Segundo outro usuário que intensificou a treta, mas não teve seu usuário revelado, a empresa havia, supostamente, usado gerador de imagens de IA em um título anterior como mecânica, isso fez a galera cavar ainda mais fundo e relembrar que o CEO da Pocket Pair já havia elogiado o potencial das ferramentas de inteligência artificial para a criação de conteúdos na indústria dos jogos em várias publicações, e como se isso não bastasse, desenterraram uma publicação de 2022 onde o CEO falava acreditar que as ferramentas de IA generativa poderiam evitar questões de direitos autorais, e para piorar, em uma publicação de 2021 o CEO mostrava como IA podia gerar novos designs de Pokémon.
Na época, muitas pessoas queriam dar pitacos, muitos desenvolvedores e até mesmo advogados vieram a público dar a sua opinião, uma moça fez uma thread mostrando que, de 111 Pals, mais de 60 Pals eram parecidos até demais com os Pokémon, mas alguns advogados falaram que aquilo era inspiração e se inspirar não era um plágio, o que, de fato, não é uma mentira. O que acontece é que, na época, a The Pokémon Company chegou a soltar uma nota dizendo:
Essa nota estava se referindo indiretamente, não apenas ao Palworld, mas ao vídeo que mencionei anteriormente, onde colocavam os modelos dos Pokémon em cima dos modelos do Palworld e mostrava como os modelos eram idênticos, inclusive, esse vídeo não é mais encontrado em lugar algum já que a dona Nintendo fez o favor de derrubar o vídeo em menos de 24 horas falando que aquilo violava diretamente a propriedade intelectual da franquia Pokémon, ou seja, vocês ficam ainda perdendo tempo com “olha aqui eu vou mostrar pro mundo que esse cara copiou a Nintendo pra empresa ver esse absurdo”, aí a Nintendo chega e bate na cara de vocês com um pedaço de pau pra mostrar que vocês não são todo esse grande mousse, parem de ficar lambendo bota de empresa grande nessa caceta!
Outra situação que também chamou a atenção das pessoas foi uma pessoa que criou uma modificação do Pikachu dentro do Palworld, o vídeo original do criador foi retirado do ar pela Nintendo, mas tem imagens e o post original da pessoa ainda disponível no X.
Agora é quando o filho chora e a mãe não vê, em Setembro de 2024, a polêmica é reacendida porque a Nintendo e a The Pokémon Company balançaram o caixão da Pocket Pair com um processinho…Sim, depois de 84 anos surgem as duas e botam o pauzão na mesa. Pois é, no dia 18 de Setembro, a Nintendo e a The Pokémon Company abriram um processo com a intenção de buscar uma liminar contra infração e compensação de danos, alegando que a Pocket Pair havia infringido múltiplos direitos de patentes.
A nota da Nintendo e da The Pokémon Company termina dizendo que a Nintendo vai continuar tomando medidas necessárias contra qualquer violação de direitos de propriedade intelectual, e isso inclui a própria marca Nintendo para proteger as propriedades intelectuais que a empresa trabalhou arduamente para manter ao longo dos anos.
“Este processo busca uma liminar contra violação e compensação por danos com base no fato de que Palworld, um jogo desenvolvido e lançado pelo Réu, infringe vários direitos de patente.”
— Nintendo
Aparentemente, as patentes que a Nintendo apresentou no processo seria em relação as mecânicas de captura e criação de personagens no jogo, inclusive, elas foram submetidas a um processo de exame urgente no Japão, e segundo o Eurogamer, isso seria uma demonstração da urgência que a Nintendo tem em resolver esse caso. Essas patentes não foram apenas apresentadas no Japão, mas também nos Estados Unidos, porém, as dos Estados Unidos foram rejeitadas por elegibilidade e obviedade, mas isso não significa nada porque a Nintendo pode reformular ou defender as patentes.
Uma outra treta que rolou também foi que o Palworld foi lançado em 68 países, mas o Japão não foi um desses países, isso fez uma galera especular que o processo judicial atual pode ter influenciado essa decisão.
A chave crucial para esse processo tem a ver mais com a captura dos personagens, pois em Palworld, os Pals podem ser capturados por uma bola chamada Pal Sphere em um campo, essa mecânica é muito semelhante com as dos jogos de Pokémon, mas o usado no momento é o jogo Pokémon Legends: Arceus que foi lançado em 2022.
Muitas pessoas que são fãs da Nintendo estão comemorando que a empresa finalmente processou o Palworld, mas outras pessoas estão comentando que a Nintendo correu para obter essas patentes no Japão e agora vai correr para consegui-las nos Estados Unidos como uma forma de acabar com a ameaça que Palworld seria para a Nintendo, afinal, a Pocket Pair estava faturando muito com o jogo e estava perto da Tokyo Game Show onde a Pocket Pair estava prestes a anunciar o Palworld para PlayStation 5.
Dando a minha humilde opinião, eu tenho um misto de sentimentos em relação a isso que eu nem sei por onde começar a explicar, apesar do meu desgosto por muitas das atitudes da Nintendo como uma empresa, eu sou totalmente contra o uso de IA para criação de conteúdo, há diversas discussões que falam sobre como a Inteligência Artificial não é uma ferramenta certeira, ela rouba a propriedade de outros artistas e isso é uma verdade, um desenho feito por uma IA vai roubar partes de desenhos de outros artistas sem autorização, tudo por preguiça de pagar artistas e ilustradores para fazerem isso, e sinceramente, se você não se prestou a desenhar, escrever ou nesse caso até a programar um jogo, porque alguém se prestaria a consumir a sua mídia? Nenhuma paixão foi colocada ali, você pediu para um robô fazer isso por você e essa discussão existe até hoje e vai perdurar até que essa ferramenta seja regulamentada de forma devida porque estamos presenciando situações em outros países de pessoas usando a inteligência artificial para criar vídeos para maiores de 18 anos de mulheres para chantageá-las, para vender esse conteúdo sem autorização e ganhar dinheiro, conseguem entender o absurdo disso? Tem criminosos fazendo vídeos falsos de crianças através de inteligência artificial.
Sobre os Pals serem parecidos com os Pokémon, a gente não pode negar, eles são muito semelhantes, tem modelos que só mudam a cor mesmo, tu olha e vê que são parecidos, mas eu não acho que você se inspirar ou se basear em uma mídia que já existe para fazer seu jogo seja errado, você fazer um jogo onde criaturas são capturadas por uma bola e usadas em combate com outras criaturas não precisa ser algo específico de Pokémon, podem existir outros jogos inspirados, olha quantos jogos de guerra, quantos jogos de luta e agora com os simuladores de vida, quantos que existem baseados em outros jogos, entendem? Se cada empresa fosse processar outra por causa de jogos semelhantes, não existiria competição no mercado, fora que gênero não entra em violação de direitos autorais, acho que agora era a hora da Nintendo parar de ficar comprando briga com outras empresas e começar a melhorar o Pokémon, trazer ferramentas novas para a franquia de forma a tratar o Palworld como um competidor direto, afinal, se a história da IA for verdade, a Nintendo já teria onde atingir a Pocket Pair.
E sinceramente, eu quero mais que a Pocket Pair e a Nintendo caiam na porrada mesmo e vá todo mundo preso pra gente ter conteúdo aqui.


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