PUBG VS Fortnite
O dia em que a Epic foi processada do nada e depois tudo foi arquivado como se nada tivesse acontecido.
Que tem uma rivalidade entre os jogadores de PUBG, Fortnite e Free Fire a gente já sabe, mas que a rivalidade de duas delas quase parou nos tribunais, tenho certeza que vocês não estavam esperando.
O jogo PUBG, também conhecido como Playerunknown’s Battlegrounds foi lançado em 2017 pela empresa coreana Krafton, essa empresa foi fundada em 2007, e hoje, está no hype por causa do jogo inZOI, que promete ser um simulador de vida real realista, essa empresa é sul-coreana, mas a treta aparentemente não tem a ver com a Krafton e sim com a PUBG Corp que seria a empresa desenvolvedora do PUBG.
Já o Fortnite é um jogo da empresa Epic Games que foi fundada em 1991 em Maryland nos Estados Unidos, e hoje, não só é conhecida como uma desenvolvedora de jogos, como também, é uma loja digital de jogos como a Steam, onde você pode comprar os jogos ou a licença de jogos como descobrimos recentemente.
Acontece que em 2018, a PUBG Corp entrou com uma ação judicial contra a Epic Games por violação de direitos autorais pedindo ao tribunal que determinasse se o Fortnite havia copiado PUBG.
A PUBG Corp também acrescentou que era lamentável, que a Epic Games, que tinha parceria com a Bluehole, na qual a desenvolvedora de PUBG era uma subsidiária, havia lançado um jogo tão semelhante.
Na época do lançamento de Fortnite e do modo Battle Royale, tanto Fortnite quanto PUBG se tornaram muito populares, inclusive, o Fortnite quebrou o recorde de usuários simultâneos, que antes, pertencia a PUBG, mas segundo a BBC, os analistas haviam percebido que o público de PUBG havia caído, enquanto o público de Fortnite crescia cada vez mais.
Aparentemente, essa não tinha sido a primeira vez que a desenvolvedora da PUBG processou alguém por violação de direitos autorais, uma semana antes do processo contra a Epic Games por causa de Fortnite, a empresa já havia processado a NetEase por causa dos jogos Rules of Survive e Knives Out.
A NetEase é uma empresa chinesa de tecnologia fundada em 1997, ela é responsável pelos títulos Marvel Super War, The Lord of the Rings: Rise to War, Dead by Daylight Mobile e Identity V. O processo movido pela empresa do PUBG era sobre violação de direitos autorais, concorrência desleal e violação de imagem comercial.
O caso foi arquivado na Califórnia, existe um documento de 155 páginas do processo que a Technode afirma ser uma leitura muito divertida, pois a PUBG afirma que o uso de frigideiras e galinhas de borracha como armas havia sido copiado pela NetEase em Rules of Survival.
A PUBG Corp estava exigindo US$ 150.000 por trabalho violado e mais US$ 2.500 pela violação, além de querer que a NetEase parasse de operar os dois jogos, na época, a NetEase veio a público falar que Rules of Survival havia sido desenvolvido de forma isolada do PUBG assim como Knives Out.
Mas acontece que a PUBG Corp não manteve o processo por muito tempo, pois logo a empresa enviou uma carta para os advogados da Epic Games anunciando que estava retirando a ação judicial. Na época, muitos especialistas da área jurídica chegaram a questionar sobre o mérito do processo, pois a ação buscava proteger ideias e não o código-fonte, além disso, a coisa ficou ainda mais complicada porque tanto a PUBG Corp como a Epic Games compartilham o mesmo investidor, a chinesa Tencent Holdings e a PUBG usa a Unreal Engine, uma tecnologia de desenvolvimento criada pela Epic Games, mas a verdade é que a PUBG Corp não divulgou uma declaração que falasse mais sobre a sua decisão e não ficou claro se teve algum acordo fora do tribunal.
Hoje, Fortnite é um jogo muito famoso e que faz parceria com grandes empresas colocando personagens famosos com exclusividade em suas skins, principalmente quando a mídia delas estão em alta, uma grande jogada de marketing para alavancar, não apenas a mídia fora do mundo dos jogos, mas também, alavancar o próprio Fortnite que vem crescendo a cada dia.

Comentários
Postar um comentário