SEGA e Judgment: O escândalo.
O spin-off da franquia Yakuza contou com uma polêmica que levou a substituição de rostos.
A franquia Yakuza dispensa apresentações, o jogo que conta a história de Kazuma Kiryu existe desde 2005 para PlayStation 2, e hoje, é uma série de jogos enorme que conta com remake, história principal e alguns spin-offs, o mais famoso e conhecido é o Judgment, que foi lançado em 2018 pela SEGA, um jogo de detetive protagonizado por Takayuki Yagami, um advogado de defesa que se torna um detetive.
O jogo utiliza a imagem de atores contratados para darem rosto aos seus personagens, um deles era o ator Pierre Taki, que interpretava e dublava o personagem Kyohei Hamura, um vilão muito importante na história do jogo e considerado o melhor vilão da saga, o que acontece é que em 2019, antes do lançamento do jogo no ocidente, o ator foi preso por um suposto uso de cocaína que seria uma violação das leis do Japão de controle do uso de drogas.
A prisão de Pierre não prejudicou apenas Judgment, mas também Kingdom Hearts II, já que o ator dublava o personagem Olaf de Frozen na dublagem japonesa do game, isso fez a Square Enix lançar um patch de atualização que substituiria a voz do personagem, retirando a versão de Pierre.
Após isso, a SEGA também tomou uma atitude e mudou o rosto do personagem antes do lançamento no ocidente, além disso, a empresa também retirou todo o material de divulgação do jogo das suas redes sociais, as imagens e os trailers do personagem Kyohei Hamura foram tirados do ar e as vendas de Judgment também foram suspensas no Japão após a prisão dele.
Porém, a prisão de Pierre não causou tantos problemas assim para Judgment, pois segundo a SEGA, 97% de todo o estoque do mundo foi vendido depois do anúncio, o produtor e diretor da franquia Yakuza, Toshihiro Nagoshi, disse que ficou desapontado pelo jogo precisar de uma polêmica dessas para vender dessa forma, pois Judgment ficou em terceiro lugar nas vendas da Amazon, ele falou que ficou pensativo do porquê as pessoas não compraram antes, mas que isso não significava que ele estava triste, na verdade, ele estava feliz por esse tanto de venda.
Muitos fãs da saga acharam a decisão de tirar Pierre de Judgment algo exagerado, mas Nagoshi afirma que as opiniões não são irracionais e mesmo que ele entenda os dois lados dos argumentos dos fãs, ele afirma que não tinha uma maneira certa de lidar com isso.
No fim, a substituição do rosto de Kyohei Hamura não foi feita por outro ator, na verdade, a desenvolvedora modificou o rosto original de Pierre, transformando em um rosto novo, não deixando o vilão parecido com ninguém em específico por não terem encontrado um ator.
Essa não teria sido a primeira substituição em Yakuza que a SEGA precisaria fazer, no jogo Yakuza 4, o personagem Masayoshi Tanimura também precisou ter sua interpretação substituída por outro ator por causa de acusações de uso de cocaína.
O ator Hiroki Narimiya era conhecido pelos seus papéis no live-action de Phoenyx Wright e no filme Assassination Classroom: Graduation, mas um dia, uma revista postou uma fotografia de Narimiya supostamente usando cocaína, depois disso, ele veio a público falar que estava se aposentando e abandonando a indústria.
Narimiya falou na época através de um comunicado via fax da sua agência que ele foi traído por um amigo que ele confiava muito e que caiu em uma armadilha que muitas pessoas armaram para ele, também falou que não conseguia expressar em palavras a ansiedade esmagadora que sentia, além de medo e desesperança de ter informações falsas espalhadas sobre ele. A polícia não conseguiu confirmar o uso de drogas ilícitas por Narimiya.
Quem assumiu o papel de Hiroki como Tanimura foi o ator Toshiki Masuda na remasterização do Yakuza 4 para PlayStation 4 e recebeu até um corte de cabelo diferente.
Comentários
Postar um comentário