Caso SMAP
O ex-líder da banda japonesa SMAP, supostamente, comete um crime, deixando uma geração chocada e uma emissora no vermelho!
Todos nós crescemos com uma banda na infância, quando a tia Gretel aqui era uma criança, as bandas mais famosas entre a garotada era KLB, ROUGE, BR’OS e RBD, não lembro se eles já se envolveram em algum escândalo tão grave como nesse caso, mas ficamos sabendo de algumas coisas polêmicas envolvendo os integrantes deles, porém, como você se sentiria se um dos integrantes da banda que você mais acompanhou na sua infância estivesse sendo acusado de se envolver em um caso de violência sexual? Foi o que aconteceu com o ex-líder da banda SMAP.
Vocês não devem conhecer a banda SMAP porque eles não são muito populares no Brasil, mas quem acompanha o cenário das músicas japonesas como J-Pop, J-Rock e essas coisas, já deve ter ouvido falar ou até ouvido as músicas da banda SMAP, eles estavam em atividade desde 1988 e consistia em seis membros: Masahiro Nakai, Takuya Kimura, Tsuyoshi Kusanagi, Goro Inagaki e Shingo Katori.
Se você é do cenário gamer, você conhece um dos integrantes com toda a certeza, afinal, o Takuya Kimura é o cara por trás de Takayuki Yagami, o protagonista de Judgment e Lost Judgment dos spin-offs da série de jogos Yakuza.
Mas o assunto não é sobre o Takuya Kimura, e sim, sobre o Masahiro Nakai, ele fez parte da banda, era considerado o líder da parada, e hoje, ele tinha uma carreira como cantor, ator e apresentador, ele tem uma extensa lista de filmes que participou e prêmios que ganhou, além de vários programas de TV e de rádio onde participava como apresentador.
A banda chegou a anunciar o fim da carreira em 2016, tanto que cada um dos meninos do SMAP seguiram o seu caminho, tiveram algumas polêmicas com um dos integrantes que foi encontrado sem roupa dormindo bêbado em uma praça, até então polêmico, mas nada muito criminoso, porém, semana retrasada, mais precisamente nas últimas horas antes de eu começar a escrever esse texto, saiu a notícia que Masahiro Nakai havia se envolvido em um crime sexual.
No dia 16 de Janeiro, o caso estava começando a pegar fogo porque a rede de televisão Fuji TV veio a público relatar que estava investigando algumas alegações sobre uma celebridade muito famosa porque um investidor ativista parecia indignado pela falta de transparência da emissora, essa celebridade seria o Masahiro Nakai que era apresentador de TV na rede e que teria, supostamente, pago 90 milhões de ienes, cerca de U$ 791 mil dólares, para uma mulher após ela alegar má conduta sexual por parte dele.
A acionista da controladora da emissora, chamada de Rising Sun Management, que seria afiliada do fundo americano Dalton Investments, pediu para a Fuji Television estabelecer um comitê de especialistas externos para esclarecer os fatos e apresentar medidas corretivas. Em um comunicado, inclusive, a Rising Sun falou que a falta de consistência e de transparência no relato do ocorrido e as sequentes faltas imperdoáveis de respostas, merecem uma condenação séria que não serviria só para minar a confiança do telespectador, mas que leva a erosão do valor para os acionistas, e como um dos maiores acionistas da Fuji TV, controlando mais de 7% das ações da empresa, estavam indignados.
A Fuji TV deixou claro após a declaração da Rising Sun que estavam trabalhando para analisar os fatos ao lado dos seus advogados externos desde 2024, falando que estavam tomando as medidas cabíveis com base nos resultados dos exames, porém, um porta-voz da emissora se recusou a comentar sobre o assunto, esse caso fez as ações da emissora caírem em 13% nas três semanas antecedentes a postagem da matéria da Daily Nerd, isso vinha acontecendo desde o momento em que a alegação teria vindo a tona.
Johnny Kitagawa que ficou conhecido como um magnata da música, morreu em 2019 com 87 anos, mas em 2023, a agência de talentos Johnny & Associates que era responsável pelo SMAP e pelos meninos após a banda, admitiram que Kitagawa agrediu sexualmente adolescentes e jovens que estavam em busca do estrelato, essas alegações ficaram circulando por aí por décadas porque isso ocorria já há muito tempo, mas só em 2023, anos depois da morte dele é que começou a desencadear pedidos de indenizações após um documentário sobre o assunto na BBC e depois das denúncias de diversas vítimas.
Por conta dessas alegações contra Masahiro Nakai, no dia 20 de Janeiro, os patrocinadores suspenderam os seus comerciais na Fuji TV por conta desse caso, naquele dia, a mídia estava acreditando que isso se deu porque as empresas levaram em consideração as reportagens da revista semanal chamada Shukan Bushun e outras revistas que estavam falando sobre um funcionário da emissora estar envolvido em um escândalo, entre esses patrocinadores, está a Nissan Motor Co. que mandou suspender seus comerciais na série de anime de TV chamado Sazae-san, eles planejam substituir os comerciais da empresa em outros programas da Fuji por anúncios de serviços públicos pela Advertising Council Japan.
Até mesmo o McDonald’s do Japão entrou no boicote contra a Fuji TV, planejando suspender os seus comerciais a partir do dia 20 de Janeiro de 2025, enquanto os comerciais da Sapporo Breweries LTD já haviam suspendido alguns dias antes do dia 20.
Acontece que no dia 23 de Janeiro, o negócio veio a tona, Masahiro Nakai veio a público no Japão para falar que estava se aposentando após essa alegação de abuso sexual, deixando claro que estavam o acusando de ter agredido sexualmente uma mulher durante um jantar realizado por funcionários em 2023, durante o anúncio, ele negou que usou violência contra a mulher e falou que no dia 9 de Janeiro, ele já havia resolvido o assunto com ela através de um acordo, aproveitou e falou que se sentiu arrependido por causar problemas e perdas para tantas pessoas e que sentia muito por ter que dizer adeus dessa forma.
O Advogado de Masahiro Nakai afirmou que o caso está em acordo de confidencialidade, então ele não pode dar muitos detalhes, o que se sabe é que todas as participações de Nakai em programas foram apagados, os seis programas regulares de TV e rádio que ele participava foram encerrados por causa do escândalo.
Foi revelado nesse meio tempo, o envolvimento da Fuji TV no caso, aparentemente, um dos funcionários da emissora estava envolvido nesse assunto, inclusive, o presidente da Fuji TV falou em uma coletiva de imprensa no dia 17 de Janeiro que a emissora já sabia do caso desde Junho de 2024, mas não quis divulgá-lo para preservar a identidade da vítima, ele chegou a anunciar a criação do Comitê de Investigação que estava sendo liderado por advogados, mas deixou claro que eles não seguiriam as normas da Federação Japonesa de Advogados, o que gerou dúvidas em relação a serem imparciais no caso.
Na época, os acionistas e os membros externos da diretoria da empresa se desagradaram da coletiva dada pelo presidente da emissora, exigindo uma revisão nas abordagens da empresa, eles criticaram a coletiva do dia 17 de Janeiro porque alguns jornalistas participantes foram nomeados pela emissora, e por causa disso, eles pediram uma coletiva mais transparente, até agora a Fuji apenas falou que planeja fazer uma reunião extraordinária do conselho para seguir as diretrizes que foram decididas pela empresa matriz da emissora.
A coisa no dia 30 de Janeiro começa a ficar cabeluda quando mais de 70 empresas retiraram as suas propagandas da emissora FujiTV e dois principais executivos renunciaram seus cargos, isso causou algo tão grande que expôs diversas questões sobre o sistema de governança e sobre o abuso ocorrido entre as emissoras japonesas.
Grandes redes como Nippon Television Network Corp., Tokyo Broadcasting System Television Inc., TV Asahi Corp. e TV Tokyo Corp, sendo a TV Asahi a empresa que falou entre os dias 21 e 22 de Janeiro que não viu nenhuma conduta inadequada, estão enfrentando uma crise que aumenta ainda mais porque estão surgindo acusações de conduta inadequada e falta de governança dentro dessas emissoras também, o que está fazendo todas elas moverem investigações para averiguar esses ocorridos em suas dependências.
Em 27 de Janeiro, o presidente da FujiTV junto com outro presidente chamado Shuji Kano, fizeram outra coletiva de imprensa renunciando aos seus cargos que foi televisionado por dez horas, foi um evento aberto com mais de 400 participantes, mas não foi falado mais nada sobre o caso, isso não conseguiu persuadir os anunciantes de retornarem.
Dentre a quantidade de patrocinadores que pararam de passar seus comerciais na Fuji TV, estão os nomes de 75 empresas, além disso, a revista Shukan Bunshun mostrou novas alegações que vieram de uma das locutoras da emissora, onde ela alega que o mesmo funcionário da Fuji TV que organizou a reunião que Nakai teria abusado da mulher, na qual ele pagou os 90 milhões de ienes, teria a pressionado para participar de uma “festa de sexo” que seria administrada pelo Masahiro Nakai em um hotel.
A perda de patrocinadores foi tão grande que o anime Sazae-san, que é muito famoso e é veiculado pela Fuji TV, tem um quadro de patrocinadores, tinha o nome de oito empresas no quadro, mas depois, passou a ter apenas quatro.
Claro que os fãs do Nakai não estão aceitando essa situação toda, então começaram a criar teorias da conspiração, alegando que o motivo de Masahiro Nakai estar se comportando mal é porque ele seria um sósia que está substituindo o verdadeiro Nakai que pode já ter falecido…sim, bem teoria da conspiração da Avril Lavigne morrendo e sendo substituída pela sua sósia.
Alguns fãs estão atacando a imprensa e até a vítima, mas outros estão se consolando nessa teoria ridícula, claro que não são todos, afinal, a maioria dos fãs dele querem que ele se foda agora, mas tem uma minoria problemática que está com a ideia de “meu ídolo jamais faria isso”, o que na minha opinião, mais agride a vítima porque está invalidando o sofrimento dela.
A teoria diz que Nakai teria ficado doente e fora dos holofotes entre Novembro de 2022 e Janeiro de 2023 no que foi relatado como um caso de apendicite aguda, nesse meio tempo, alguns veículos midiáticos haviam especulado que Masahiro Nakai teria morrido nesse meio tempo e os manipuladores dele estariam encobrindo o caso, essa teoria diz que Nakai se manteve low profile nesse meio tempo, ou seja, a teoria mais ridícula já vista, tudo isso só para fazer seu ídolo voltar a ser santo para as vozes da sua cabeça, enquanto invalidam uma vítima, mas não me surpreende porque no Brasil não é muito diferente.
O negócio é que graças a essa exposição do investidor ativista sobre o caso do Nakai, acabou iniciando uma investigação em outras emissoras e ainda por cima, está acabando com a emissora que fez de tudo para passar um pano verde com graxa para os seus funcionários, porque a situação da Fuji TV está longe de melhorar, pelo contrário, corre o risco de falir para valer!
O impacto dos patrocinadores já estava enorme, ainda mais assistindo o anime Sazae-san, mas a coisa parece ter piorado, pois na última exibição do anime considerado o tesouro nacional do Japão, o quadro de patrocinadores foi substituído, pelo gato da família do anime, chamado Tama, caminhando na frente da casa de Sazae, adivinhem porque? Porque o número de patrocinadores da Fuji TV caiu de forma drástica ao ponto que não tem nenhum nome pra exibir.
Isso não aconteceu apenas com Sazae-san, outro anime famoso no Fuji TV se chama Chibi Maruko-chan, também foi ao ar sem ter nenhum patrocinador e ao invés de exibir o quadro de patrocinadores, exibiu uma foto estática dos personagens.
Os patrocinadores se recusaram a renovar os contratos com a emissora até que a situação seja investigada e esclarecida da forma correta, enquanto isso, a Fuji TV perdeu muita receita, o que está levando a empresa a chegar no vermelho pela primeira vez na história, essa estação responde por 70% das vendas do grupo-mãe conhecido como Fuji Media HD que tem mais da metade dos lucros vindos de outros negócios, como turismo e desenvolvimento urbano, segundo afirma o Unseen Japan.
Comentários
Postar um comentário