Chuu foi expulsa do LOONA?
Cantora foi expulsa do grupo de K-Pop pela empresa!
Muitos de vocês já devem ter visto um meme muito conhecido nas redes sociais sobre a Chuu do LOONA, a cantora ficou famosa por ter furado a bolha por um meme feito pelos brasileiros, pois um cartaz foi colado nas paredes da Universidade Federal de Santa Catarina com a imagem da Chuu do grupo feminino de K-Pop chamado LOONA escrito “Você viu essa mulher? Se não viu, agora está vendo” e abaixo, um código para as pessoas acessarem o perfil do grupo LOONA no Spotify.
Aparentemente, esse cartaz não foi encontrado apenas na UFSC, na verdade, esse cartaz estava espalhado em várias universidades em vários Estados do Brasil, não se sabia se era um meme ou se era uma forma de divulgar o grupo para a população, esse cartaz foi retirado alguns dias depois, e segundo a universitária que colou o cartaz em Santa Catarina, e que não quis ser identificada, isso era um meme que havia surgido no Twitter. Mas acontece que depois desse ocorrido muito engraçado, uma notícia acabou chocando a todos, a expulsão da Chuu do grupo LOONA, o motivo não parecia ser dos melhores, era alegado “abuso de poder”.
Antes de tudo, vou introduzir o grupo e a cantora para vocês! O LOONA era um grupo feminino sul-coreano que foi formado pela empresa Blockberry Creative, que era uma subsidiária da Polaris Entertainment, debutando em 2018 e se mantendo em atividade até 2023, sendo composto por doze integrantes, sendo elas: HeeJin, HyunJin, HaSeul, YeoJin, ViVi, Kim Lip, Jinsoul, Choerry, Yves, Chuu, Go Won e Olivia Hye.
Kim Ji Woo, conhecida como Chuu, é uma cantora que estreou como a décima integrante do LOONA, ela também é apresentadora, dançarina, Youtuber e atriz, agora, ela está em carreira solo sendo administrada pela empresa ATRP. Em 2022, uma polêmica em volta do nome de Chuu chocou a todos os fãs do grupo e da cantora, ela foi expulsa da agência e do grupo por abuso de poder e abuso verbal. As notícias relatavam que ela havia tido um mau comportamento com os membros da sua equipe.
A KoreaBoo chegou a afirmar que a BlockBerry Creative publicou um anúncio divulgando que Chuu seria removida do LOONA em Novembro de 2022, alegando que tiveram muitas especulações em torno do nome dela em 2021, mas que nem os membros do grupo e nem a agência haviam divulgado uma declaração para evitar trazer problemas no crescimento do grupo e para não preocupar os fãs, por isso, se baseando no amor dos membros do grupo pelo time e pela consideração com os seus fãs, todos estavam tentando demonstrar seus sentimentos se esforçando nas performances e nos conteúdos sem falar sobre o que era verdadeiro e o que era falso, mas que foram informados sobre os abusos verbais e as tendências de poder da Chuu relacionados a equipe da Blockberry. Após as investigações, eles descobriram a verdade, e por isso, a agência estava se desculpando e confortando os funcionários que haviam sido afetados, por isso haviam tomado a responsabilidade e removeram ela do grupo.
A produtora do programa apresentado por ela chamado “Chuu Can Do It” se manifestou em defesa da cantora, alegando que abuso de poder era um motivo engraçado pois mesmo quando era cansativo para ela, Chuu se preocupava quando os funcionários não eram pagos, inclusive, uma vez, a produtora teria ficado frustrada e dito para Chuu se preocupar primeiro consigo, mas ela dizia que já tinha passado por isso e sabia como era difícil, então ela não suportaria ver aquele descaso, alegando que todo mundo sabe que Chuu não teve os devidos cuidados, mas que ela ficaria bem, já que a cantora trata os outros muito bem.
Mais tarde, a Hyunjin, também uma membro do LOONA, se demonstrou insatisfeita com a situação, publicando um texto no aplicativo próprio do grupo LOONA alegando que tanto sua cabeça como seu coração doíam e que ela estava com muita raiva.
A Dispatch chegou a revelar um longo e detalhado relato na época sobre a briga da Chuu com a Blockberry Creative, falando que o contrato individual da Chuu com a empresa dividia os lucros entre 7% e 3%, ou seja, 70% dos lucros ficava para a agência e 30% dos lucros ficavam para a cantora, mas as despesas foram divididas em 50% para cada parte. Também, havia um outro acordo onde 20% dos gastos que seriam gastos pela Blockberry eram repassados para as integrantes do LOONA, por causa disso, a dívida das meninas aumentavam quando os gastos passavam de 70% dos lucros adquiridos.
Só que o caso da Chuu foi muito diferente, pois como ela fazia aparições frequentes na mídia e até anúncios publicitários, ela conseguiu cobrir os seus gastos e começou a receber parte dos lucros que produziu desde Dezembro de 2021, se estima que ela tenha acumulado cerca de 220 milhões de wones que daria pouco mais de R$ 900 mil. Mesmo assim, a Chuu estava insatisfeita com a divisão dos lucros que a Blockberry estava fazendo e entrou com um pedido para suspender o seu contrato exclusivo em Janeiro de 2022, só que todos ficaram sabendo disso apenas em Março quando foi divulgado pela mídia que a justiça deu causa ganha para a Chuu. Depois disso, ela passou a receber todos os lucros das suas atividades individuais, dividia apenas os lucros adquiridos com as atividades ao lado do LOONA, abatendo o valor das despesas, além disso, a Chuu ganhou autonomia para não querer participar de algumas atividades do grupo e também ganhou autonomia para terminar com o seu contrato quando quisesse.
A Chuu chegou a relatar que havia perdido a confiança na Blockberry, ela nem queria participar do Queendom 2, mas ao mesmo tempo, ela não queria desistir do LOONA, então ela assinou o anexo do contrato para continuar com as atividades do grupo, porém, no início de Junho daquele ano, a Blockberry anunciou que a Chuu não participaria da primeira turnê mundial do LOONA por causa dos conflitos de agenda, e na segunda quinzena de Junho, começou a surgir um boato de que a Chuu deixaria a Blockberry para assinar com a BY4M Studio.
Sobre o abuso de poder, tudo teria supostamente acontecido em 9 de Junho, meses depois do processo, onde a Chuu teria mostrado a coreografia do comeback do LOONA em uma chamada de vídeo com os fãs, esse comeback seria o Flip That. Depois disso, um funcionário da Blockberry que foi identificado como A, para manter a sua identidade no anonimato, mandou uma mensagem com esse trecho para a mãe da Chuu e escreveu que a coreografia não podia ser revelada ainda, perguntando o que poderiam fazer sobre aquilo.
A mãe da Chuu encaminhou essa mensagem para a cantora, e ela repassou para outro funcionário, que foi identificado como B, escrevendo: “Apenas isso?” com algumas risadas, em seguida, escrevendo: “Dizer algo sobre um spoiler de um segundo?”, em seguida, afirmando que ela não participaria das promoções daquele comeback.
Como a Blockberry havia declarado um “abuso de poder” pela Chuu, a Dispatch perguntou a ela se a mensagem enviada para o funcionário B poderia ter sido interpretada de forma errada, ela respondeu que o B era a única pessoa da empresa que ela conseguia se comunicar, ela não estava expressando raiva, ela apenas estava expressando as críticas dela sobre a forma que a Blockberry operava.
Chuu comentou sobre essa fala, afirmando que o funcionário D a tratava como uma menininha, acho que querendo insinuar que ele a tratava como uma criança, ela disse que sentia que esse funcionário estava rebaixando ela, a desconfiança dela já estaria alta naquele ponto, então ela se sentiu muito ofendida com a pergunta dele, foi quando ela pensou que deveria falar firme com eles para que fosse respeitada, então houve uma ocasião onde ela falou de forma mais severa, afirmando que ela também era humana e havia cometido um erro.
Em Agosto de 2023, a Chuu ganhou mais um processo contra a Blockberry Creative, esse processo teria sido aberto em 2022, além disso, os fãs boicotaram o comeback do LOONA por causa da expulsão da Chuu, o que precisou ser adiado e cancelado depois, também, as outras integrantes aproveitaram a deixa e processaram a empresa pedindo para sair, todas elas ganharam a causa e conseguiram sair da Blockberry Creative.
Mas vocês acham que a briga acabou por aí? Não mesmo! A Blockberry processou a mãe da Chuu em Novembro de 2023, alegando que ela havia disseminado informações falsas sobre a agência.
A Blockberry inclusive recorreu com o processo que Chuu havia movido e ganhado em Agosto, mas a justiça novamente deu a causa ganha para a cantora em Março de 2024, pois, segundo a 7ª Divisão Civil do Tribunal Superior de Seul, a conclusão do primeiro julgamento teria sido razoável.
A última informação que temos da Chuu é que além de ainda ser um meme aqui no Brasil nas redes sociais, ela estrelou em um drama de comédia romântica chamado My Girlfriend is a Tough Guy, baseado em um webtoon que conta a história de Yoon Jae, que tem uma namorada se transformando em homem inesperadamente, a cantora interpretaria a personagem Kan Ming Joo, uma universitária popular que tem uma queda pelo Yoon Jae.
Comentários
Postar um comentário