Fakes do orkut?

 As pessoas usavam fotos de pessoas reais para se passarem por outras no Orkut.

Imagem de moça de longos cabelos lisos e vermelhos usando uma camiseta preta e uma camisa de flanela por cima enquanto faz pose em frente a uma árvore. Anne Forfun. Fonte: https://mundodasfofas.webnode.page/entrevistas-com-fakes/

As pessoas mais novas, talvez, não saibam o que é Orkut, mas que isso marcou a minha geração e várias outras não é uma novidade! Antes do surgimento do Facebook, Tumblr, Twitter, Instagram e todas essas redes que temos hoje, junto com o MSN, tivemos o Orkut, uma rede social que foi filiada da Google desde 2004 e que chegou ao fim em 2014, o site recebeu esse nome por causa do seu projetista chefe, um turco chamado Orkut Büyükkökten, que era engenheiro do Google.

A rede social tinha como objetivo, alcançar os Estados Unidos, mas a maioria dos seus usuários eram do Brasil e da Índia, tanto que a sede do Orkut, que era na Califórnia, foi transferida para o Brasil por causa da enorme quantidade de usuários brasileiros, que só foi ultrapassada com a chegada do Facebook. O sistema contava com sala de bate-papo, com mais de 600 aplicativos com jogos, sendo o Colheita Feliz e o BuddyPoke os mais usados do site inteiro, com páginas famosas como "Eu Odeio Segunda-feira" com a cara do Garfield, mas o que mais chamou atenção e que manteve pessoas na plataforma, até mesmo, depois que ninguém mais estava usando a rede, foram os fakes.

Os fakes começaram por pessoas que usavam imagens de celebridades ou personagens fictícios criando histórias como se fosse uma espécie de RPG, coisa que acabou migrando para o Twitter e para o Facebook com o decorrer dos anos, porém, havia uma outra categoria de fakes, onde usavam fotos de pessoas existentes com nomes e sobrenomes fictícios, se passando por esses personagens originais, possuindo, até mesmo, comunidades apenas com esses fakes que interagiam entre si, foi assim que surgiram Anne Forfun, Gabriela Sampaio e Fernanda Konzen.

As meninas citadas acima, assim como alguns meninos que também tinham suas fotos pegas para isso, disponibilizavam suas fotos nas redes sociais e por serem muito bonitos, afinal, eles tinham a estética dos anos 2000, o padrão que todos queriam ser e ter, suas fotos eram usadas para a criação de perfis fakes que interagiam entre outros fakes, mas haviam pessoas que usavam para interagir com pessoas reais.



Esse não foi o único problema causado por causa de fakes no Orkut, em 2007 na Índia, uma adolescente começou a receber chamadas telefônicas vulgares porque fizeram um perfil fake na rede usando as suas fotos como se ela fosse uma professora sexual, com imagens obscenas e dados detalhados como telefone e endereço, o que fez os pais da menina terem que ir até a polícia. Esse não foi o único caso na Índia, pois no início de Fevereiro daquele ano, uma aeromoça abriu um processo alegando que alguém abriu uma conta com o seu nome no Orkut e ela foi descrita como uma "mulher atingida pela luxúria"


E você? Teve algum perfil fake no Orkut?






Comentários

Postagens mais visitadas