Lee Gai: Uma história de Etarismo

 Ela mentiu a idade para entrar em um grupo feminino de K-Pop e isso resultou em apelidos como “A Órfã” e “Tidinha” da Coréia do Sul.

Lee Gai, mulher de cabelos pretos e cacheados presos em duas "Maria Chiquinhas" usando casaco preto com detalhes em vermelho vinho sorrindo em um fundo laranja. Fonte: https://www.kpopstarz.com/articles/321898/20250107/lee-gai-breaks-her-silence-20-years-after-being-exposed-faking-age-debut-idol.htm

Muitas pessoas que não estão familiarizadas com o K-Pop das antigas, não deve conhecer esse grupo, mas muitos influenciadores que falam sobre esse estilo de música já deve ter aparecido em redes como TikTok e Instagram falando em vídeo sobre o caso da Lee Gai, que fazia parte do grupo Baby V.O.X, se você não conhece, pode deixar que eu te explico tudo.

Baby V.O.X era a sigla para Baby Voices of Xpression, era um grupo feminino sul-coreano que estreou em 1997 e era associado com a DR Music, elas estrearam com a música Hair Cut e a carreira delas durou até 2006. Esse grupo foi considerado o mais famoso dos anos 90 e um dos grupos pioneiros do gênero K-Pop, o primeiro sucesso foi Ya Ya Ya. O grupo era formado pelas integrantes: Lee Gai, Cha Yu-mi, Jang Hyun-jung e Jung Shi-woon como as primeiras integrantes, depois, tiveram as integrantes: Kim E-Z, Lee Hee-Jin, Shim Eun Jin, Kan Mi-youn e Yoon Eun-hye.

“Baby V.O.X foi também um dos poucos grupos de K-Pop que puderam se apresentar na Coréia do Norte.”

— Wikipedia

Acontece que esse grupo tem uma treta cabulosa digna de filme com uma das integrantes, isso chamou a atenção da galera na época, e atualmente também chama a atenção de quem pesquisa, que é o caso da Lee Gai.

Antes de tudo, uma coisa que vocês precisam saber é que quando o Baby V.O.X debutou, a ideia da DR Music era fazer algo diferente do que a SM Entertainment e a DSP estavam fazendo, pois essas duas empresas agenciavam grupos femininos com aparência de inocentes e fofas, mas a DR Music estava se sentindo inspirada porque, em 1997, as Spice Girls estavam estourando mundo a fora, então eles queriam algo mais parecido com elas, despojado e de presença, por isso, era dito para as integrantes do Baby V.O.X que elas não precisavam bancar as puritanas o tempo inteiro, elas podiam fazer o que queriam, mas isso não deu certo e é relatado que esse seria o motivo do fracasso no primeiro álbum.

Além desse problema, na época, as integrantes do grupo eram muito instáveis, ou seja, elas não ficavam muito tempo fazendo parte do Baby V.O.X, algumas meninas já estavam pulando fora do grupo antes mesmo de estrear, a justificativa sempre era pautada nos “conflitos internos”, mas isso nunca era esclarecido e foi em uma dessas trocas ocorrido em 1998 que a Lee Gai entrou no grupo, foi aí que a DR Music começou a aproximar mais o estilo do grupo com as rivais do mercado para poder alavancar a carreira e as músicas, mas algo não parecia certo naquele quinteto.

“Quando uma empresa gerencia um grupo, ainda mais no comecinho com as integrantes na fase da adolescência, é comum que se exalte a beleza de cada uma. Isso, dentro de um conjunto de outras coisas, é chamado de fanservice, afinal quem não quer ver sua menininha favorita fazendo caretas fofas e sendo bonita apenas por existir? Tirando o advento da cirurgia plástica, não era muito diferente do final dos anos 90; aliás, desde aquela época existia um certo template de garota que fazia muito sucesso, aquela de franja lateral escorrida no rosto e um pompom enfeitando um rabo de cavalo lá no topo da cabeça. O rosto estampava uma certa inocência, algo meio “sei que estou entrando na puberdade, mas vou fingir que não”.”

— Ayo GG

As características citadas pela Ayo GG eram todos os atributos que a Lee Gai tinha, mas havia algo que destoava de toda essa imagem e as pessoas não conseguiam ignorar: Um óculos escuro, ou seja, um óculos de sol. Em todos os programas de televisão, entrevistas, promocionais, lá estava a DR Music enfiando um óculos de sol na cara da Lee Gai, alguns até tinham lentes um pouco mais transparentes, mas, na maioria das vezes, o óculos era totalmente escuro e ocorria até mesmo em shows, isso destoava da imagem do grupo em todos os aspectos, inclusive, é dito que as fotos do grupo nessa época tinham um ar cômico por causa da Lee Gai e seu óculos de sol, para todo o público, aquilo era um grande problema que todos viam, menos o grupo e a empresa.

Aparentemente, os fãs reclamaram tanto que a DR Music decidiu tirar o óculos de sol da cara da Lee Gai, o que eles não esperavam eram os comentários que viriam disso, pois as pessoas estavam achando que ela era a tiazona do grupo por aparentar ser muito mais velha do que as outras integrantes, na época, ela chegou a ser comparada com uma integrante do Setorae, um grupo feminino sul-coreano que foi considerado o primeiro girlgroup do país que estreou em 1987, o que fez diversas teorias tomarem forma, pois além da aparência mais madura de Lee Gai, ela parecia mais lenta ao dançar e errava muitos passos das coreografias, além que ela flertou com um jogador de futebol popular da época durante uma entrevista do Baby V.O.X.

“Ela tinha linhas de expressão quando sorria, principalmente o que a gente chama de bigode chinês, e com os efeitos fotográficos da época (que consistiam de bastante flash pra deixar todo mundo bem branco) isso ficava ainda mais em evidência. No ao vivo não era muito diferente: os próprios fãs começaram a chamar a Lee Gai de tia, e a ladeira foi se formando quando uma pessoa apontou que a Lee Gai era muito parecida com uma integrante de um grupo do final dos anos 80.”

— Ayo GG

Acontece que um programa de televisão da MBC decidiu surfar na onda dessa teoria e começou a montar um especial com passo a passo da investigação da história da Lee Gai, o que é relatado pela Ayo GG como algo sensacionalista e mau-caráter, foi quando revelaram que a Lee Gai, na verdade, se chamava Lee Heejung, nascida em 1968, ou seja, ela tinha 30 anos quando debutou com o Baby V.O.X. Vocês lembram da integrante do Setorae parecida com ela? Na verdade, era ela sim! Ela já tinha passagens na música através do trio Setorae e, inclusive, tinha se apresentado nas Paraolimpíadas de Seul ao lado do grupo em 1988, tem vídeo disso na internet!

A verdade era que o Setorae havia acabado porque uma das integrantes foi morar nos Estados Unidos, foi quando a Lee Heejung mudou o seu nome para Lee Jisoo ao lado de outra menina que havia sobrado junto a ela, foi aí que formaram a dupla Tam-Tam e era algo muito diferente do Setorae, uma imagem mais madura, o problema é que a colega da Lee ficou famosa por ter atuado em um filme e abandonou a dupla, mesmo assim, a Lee ainda com o nome de Lee Jisoo fez mais uma tentativa, dessa vez, com uma carreira solo, mas não obteve tanto sucesso como queria.

Na indústria musical, a idade dos 25 anos é considerada muito avançada para quem quer entrar no show business, a maioria entra na adolescência, e foi o que aconteceu com Lee, em 1993, ela tinha 25 anos, foi quando um produtor musical deu a ideia de mentir a idade, a partir daí, ela começou a afirmar que tinha 20 anos, esse produtor musical era ninguém mais e ninguém menos que o futuro dono da DR Music, o senhor Yoon Deungryeong, que agenciava a carreira solo de Lee na empresa Deungryeong Planning.

Por causa de toda a exposição da MBC, a DR Music se viu obrigada a realizar uma coletiva de imprensa em 1999 com o objetivo de fazer a Lee Gai revelar a sua verdadeira idade ao público e o motivo de ter escondido a verdade, foi quando Lee falou que precisava debutar mais uma vez porque ela precisava pagar o tratamento do pai dela que tinha uma doença que não foi revelada, mas que ela sabia que com a idade que ela tinha, não conseguiria isso, porém, os comentários dos fãs alegam que Lee nunca quis mentir a idade dela, todos os envolvidos sabiam que ela tinha 30 anos e que o dono da empresa havia forçado a mentira, porém, quando a merda foi jogada no ventilador, eles jogaram no colo dela para bancar tudo sozinha.

Depois dessa polêmica, a Lee Gai foi expulsa do Baby V.O.X pela DR Music, ela foi banida da indústria coreana e colocaram a integrante Yoon Eun Hye no lugar dela quando lançaram o terceiro álbum do grupo, foi quando eles permaneceram com a mesma formação até a época do disband em 2006.

“A história da Lee Gai é engraçada superficialmente. Comparam muito com o filme A Órfã e o caso que inspirou o roteiro, mas depois eu entendi que o preconceito com mulheres velhas realmente existe. Pra fins de comparação, na mesma época o god debutou pela SidusHQ e o líder Park Junhyung era apenas um ano mais novo que a Lee Gai, mas tinha a mesma diferença de idade em relação aos outros membros do grupo. Não houve investigação em cima dele porque acredito que ele não tenha precisado mentir a idade e nem ouviu os fãs chamando ele de tiozão ou algo do tipo. Mais recentemente, tivemos a Kahi debutando no After School aos 29 e ela foi uma das queridonas do grupo até mesmo depois da sua graduação em 2012.”

— Ayo GG

Se teve informações da Lee Gai em 2017, na época, ela estava trabalhando em um bar em Busan e não parecia estar bem de saúde, o que fez as pessoas não saberem se ela ainda permanecia viva, também é difícil conseguir material sobre ela, a Ayo GG afirma que muitos materiais estão com traduções duvidosas ou com fotos em uma péssima resolução.

No Reddit, há uma postagem recente falando sobre ela, mencionando um canal com o nome 사랑방선물 que faz vídeos compilados de grupos femininos do K-Pop com muitas visualizações, aparentemente, eles começaram como um canal de fãs do Baby V.O.X, especificamente da Lee Gai, com a intenção de encontrar o paradeiro dela depois de tantos anos, mas um dia, uma suposta amiga da Lee Gai entrou em contato com os donos desse canal falando que sabia sobre a cantora, revelando como ela estava, como estava vivendo e que considerava a sua passagem pela indústria fonográfica coreana uma vergonha, que ela não queria ser lembrada pelo público, por isso, a dona do canal excluiu todos os vídeos relacionados a Lee Gai e ao Baby V.O.X, mudando o nome do canal para Sarangbang seonmul prometendo não mencioná-la mais.

“Um ano se passou e recentemente, as 5 integrantes do Baby V.O.X. fizeram um retorno no KBS Year-End Gayo, e isso provavelmente causou a maior onda na comunidade nostálgica da 1ª geração desde a reunião do Fin.K.L. em 2019. Obviamente, o SBSM percebeu isso e lançou um vídeo chamado “Baby V.O.X. em um Universo Paralelo”, onde ela mal mencionou Lee Gai. Os comentários todos a mencionaram, e fizeram comentários sobre como sentem saudades dela, que ela é uma parte essencial da história do BBV e não pode ser apagada, como eles desejam que ela seja feliz.”

— Postagem do Reddit no kpopnostalgia

Aparentemente, essa postagem afirma que Lee Gai fez uma série de comentários bem longos nesse canal usando o nome Lee Kyunghee, aparentemente, ela tem muita dor e sofrimento na sua vida e isso fica evidente nos seus comentários, mas ela também aparenta se sentir culpada e agradece a pessoa responsável pelo canal por ser uma fã tão amorosa com ela.

Lee permitiu que a dona do canal voltasse a postar os vídeos antigos dela, pois, por mais que ela se arrependa de ter feito o que fez, as pessoas não deviam ser pressionadas a não mencioná-la e que ficou feliz em ver as meninas do Baby V.O.X se apresentando na televisão depois de tantos anos. Ela também respondeu alguns comentários com perguntas sobre a época do Setorae e a saúde dela atualmente.

Nesses comentários, ela fala sobre ter mudado o seu nome para poder viver com uma identidade diferente, mas que foi descoberta recentemente e que muitas emissoras de televisão estavam a procurando novamente, entrando em contato e até indo até o restaurante onde ela trabalhava, por isso, ela foi obrigada a dar uma pausa no trabalho, ela também falou que nunca teve um dia de paz depois da história do Baby V.O.X, mesmo se passando mais de vinte anos, só agora que ela conseguiu falar sobre o assunto, pois ela era obrigada a viver em silêncio e sendo incapaz de falar sobre o ocorrido publicamente.

“Ela também relembrou sua despedida emocionada dos outros membros, acrescentando: “Os membros choraram e me imploraram para não sair, mas eu não consegui manter contato por causa da culpa que sentia.””

— Allkpop

Por mais que as pessoas considerem um caso engraçado, afinal, trouxe fotos incríveis da Lee Gai de óculos escuros destoando das outras integrantes, o caso dela é muito claro como o etarismo atinge muito as pessoas, mas as mulheres são muito mais afetadas! Como a Ayo GG falou, existem vários homens muito mais velhos que os outros membros fazendo parte de grupos masculinos e ninguém investiga para saber qual a verdadeira identidade deles, ninguém nem questiona, mas no caso da Lee Gai, fizeram de tudo para que ela sofresse consequências por isso.

O que mais revolta nesse caso é que claramente a ideia veio do produtor musical que era dono da empresa que agenciava o grupo na época, mas ninguém caiu de pau nele por ter essa ideia merda e ter exposto a Lee Gai ao ridículo, pelo contrário, ele expulsou ela da empresa, do grupo, da indústria porque era um homem poderoso, dono de uma agência de talentos.

Espero que a Lee Gai esteja bem e que ela consiga ser menos dura consigo mesma em relação a esse ocorrido, independente se era para conseguir uma chance na indústria ou para salvar seu pai, ela tinha os seus motivos para fazer o que fez e não deveria ser rechaçada por isso.


Comentários

Postagens mais visitadas