Lee Seun-gi X Hook Entertainment
Qual é a treta envolvendo um cantor que não recebe e uma empresa envolvida em polêmicas?
Que na Coreia do Sul sempre tem alguma treta que envolve um artista e uma empresa com direito a processo, nós já estamos carecas de saber, aqui no meu perfil tem vários casos que relatei, mas tem mais um que tá rolando desde 2022 e só teve um desfecho agora.
Antes de tudo, vamos conhecer a empresa! A Hook Entertainment é uma agência de entretenimento da Coreia do Sul fundada em 2002 por Kwon Jin-young, e em 2021, ela se fundiu com a Chorokbaem Media que era uma agência que produzia animações e dramas coreanos.
A treta teria começado em 2022, quando uma notícia surge pela Dispatch que a atriz Park Min-young estava envolvida em um relacionamento com um milionário chamado Kang que seria quatro anos mais velho que ela, inclusive, o portal havia afirmado que a mudança da Namoo Actors para a Hook Entertainment feito por Min-young em Dezembro do ano anterior não havia sido do nada, pois a Hook, supostamente, teria ligações com as empresas administradas por Kang, a matéria detalhava os encontros deles, as visitas que ambos faziam na moradia um do outro, inclusive, afirmando que outros familiares estariam presentes nos pontos de encontros deles como se a família soubesse do relacionamento.
Uma coisa relacionada ao Kang que o artigo relatava era que a fortuna dele, supostamente, tinha origens suspeitas porque o nome dele quase nunca aparecia ligado com as empresas que ele dizia estar relacionado, ou seja, não aparecia em lugar nenhum que esse cara tinha ligação com a Hook Entertainment, mesmo que ele falasse que tivesse.
Um dia depois dessa publicação da Dispatch, a Hook Entertainment veio a público informar que Min-young e Kang não estavam mais juntos, a empresa afirmou que demorou para se manifestar porque estavam checando os fatos com a atriz, ela teria entrado em um relacionamento com Kang, mas não obteve muitos bens financeiros como alegava a matéria da Dispatch, além disso, a irmã de Min-young, que era diretora da empresa INBIOGEN, uma das empresas administrada por Kang, se retiraria do cargo e a atriz alegou fazer o seu melhor para que isso não afetasse os trabalhos dela, na época, ela estava finalizando as gravações de Love in Contract.
Para título de curiosidade, a Park Min-young é a atriz dos dramas A Esposa do Meu Marido, O que há de errado com a secretária Kim e Rainha por Sete Dias. Já a empresa INBIOGEN onde a sua irmã mais velha era diretora, é uma empresa voltada para Assistência Biotecnológica Virtual com o intuito de encontrar novas tecnologias e serviços que possam ajudar as empresas internacionais de biotecnologia e organizações de pesquisas a resolver problemas e desafios, além de aproveitar o potencial de recursos online.
No mês seguinte, a coisa se estende ainda mais, depois dessa polêmica, outra surge em seguida: Lee Seung-gi é ator e cantor, ele é conhecido como “Príncipe das Baladas” e atuou em Mouse, Vagabond e Gu Family Book, ele fez o nome da Hook Entertainment voltar aos holofotes depois que o Sports Chosun revelou que o ator teria pedido para averiguar os valores recebidos, ele estaria na empresa desde quando iniciou no mundo do entretenimento em 2004 com 27 lançamentos que incluíam álbuns e EPs naquela altura da carreira dele, aí a Dispatch ataca novamente.
De alguma forma, a Dispatch conseguiu acessar o histórico dos lucros de todos os lançamentos musicais de Seung-gi com exclusividade, constatando que ele não recebeu nada por nenhuma das suas músicas, ou seja, estava trabalhando de graça para a agência, e mesmo tendo uma carreira sólida como ator, ele trabalhou mais como cantor, o que deixou tudo mais injusto.
A situação piora quando alguns meses depois, a Hook Entertainment se tornou alvo de uma investigação relacionado a suspeitas de desvio de dinheiro e depois que o ator fez o requerimento pedindo pela revisão dos seus pagamentos, a empresa informou em nota que estava se preparando para dar uma resposta para Seung-gi, buscando uma solução amigável, depois disso, uma nova nota foi publicada pela CEO da Hook alegando que estava envergonhada com as histórias ruins saindo sobre ela e a empresa, independente de serem verdadeiras ou falsas, alegando que isso teria acontecido pela falta de discrição e pela negligência dela, então estava arrependida.
Dias depois, mais um capítulo é adicionado na treta, dessa vez, a Dispatch teria encontrado novas evidências contra a CEO Kwon, mostrando que ela teria manipulado Seung-gi para fazê-lo acreditar que as músicas dele não traziam lucros para a empresa, em algumas conversas é mostrado que Kwon teria afirmado que Seung-gi era um cantor negativo, que apenas dava despesas.
Seung-gi trabalhava não apenas como cantor e ator na empresa, ele também era garoto-propaganda, apresentador e até membro de vários times relacionados a programas de variedades, onde ele recebia salário, mas por suas músicas, ele não recebia nada. Como cantor, ele trabalhava de graça, não recebia nem os lucros que era gerado pelas músicas que lançava e uma das mensagens de Kwon expostas pela Dispatch mostrava a CEO falando para o cantor e ator que ele deveria considerar a carreira de cantor como um fanservice.
Além disso tudo, a Dispatch teria conseguido uma prova grave que acusava a CEO de algo: Ameaça de morte, pois havia uma série de mensagens e áudios onde Kwon é ouvida falando que jurava pelo nome dela que mataria Seung-gi e que passaria o resto da vida dela tentando fazer isso contra ele, isso teria acontecido no dia em que o cantor teria pedido a revisão dos seus salários.
No mês seguinte, o caldeirão esquenta porque Seung-gi anunciou através de um representante legal que havia requerido a anulação do seu contrato com a Hook Entertainment e como se não bastasse a falta de repasse do dinheiro das canções dele, ainda saiu uma notícia alegando que Seung-gi teria emprestado dinheiro para Kwon Jin-young, a CEO da Hook, e ela teria usado esse dinheiro para comprar um apartamento de luxo, o que fez a agência se manifestar, dizendo que a empresa não tem nada a ver com a vida pessoal da CEO e explicou que a compra do apartamento não tinha nada a ver com o cantor.
Os representantes legais de Seung-gi chegaram a afirmar no mês anterior que a empresa estava mentindo, apontando as mentiras na declaração feita pela Hook Entertainment, mas dias depois, a CEO se manifestou em e-mails que foram mandados para os portais de notícias dizendo que iria assumir todas as responsabilidades pelas dívidas com o cantor e disponibilizaria o seu patrimônio pessoal para isso.
Como se a coisa não estivesse feia o suficiente para a Hook Entertainment, a atriz Youn Yuh-jung, conhecida por Pachinko e Minari, não renovou o contrato em Dezembro de 2022 com a empresa e teria expirado, o que foi anunciado em nota pela agência, os boatos afirmavam que o baque na imagem da agência com as investigações de desvio de dinheiro, a investigação sobre o milionário Kang e a situação com Seung-gi teriam influenciado na decisão de Yuh-jung de não renovar o contrato com a empresa.
Ainda em Dezembro, uma nova nota é publicada pela Hook Entertainment alegando que haviam pago toda a quantia que deviam para Seung-gi, pedindo desculpas a ele por ser a pessoa que mais estava sofrendo diante dessa situação, eles quitaram a dívida e entraram com um pedido para validar a quitação na justiça.
Pela primeira vez em meio a essa situação, o Seung-gi se manifestou através de uma carta no Instagram, que atualmente não está mais disponível, afirmando que não estava bem, na verdade, estava se sentindo enraivecido e frustrado com a traição e com a decepção que teve. Ele contou que na manhã em que estava escrevendo a carta, ele recebeu uma alta quantia de dinheiro na sua conta bancária, afirmando que a Hook parecia pensar que ele tomou as ações legais apenas para ganhar dinheiro, mas a verdade é que ele não recebeu nenhuma das declarações de lucros das músicas dele, como se a empresa estivesse tentando abafar o caso com a desculpa de pagar os lucros que ficaram pendentes.
Ele confirmou que foi chamado de cantor negativo nos seus, até então, 18 anos de carreira e que não entrou na justiça contra a Hook por causa de dinheiro, e sim, por causa do trabalho duro e do suor que foi abusado pela ganância dos outros, falando que não entendeu a quantia depositada pela Hook, mas independente disso, tudo o que ele ganharia dessa causa seria doado, devolvendo tudo para a comunidade e ajudaria quem precisa.
Depois de toda essa reviravolta em 2022, o resultado disso veio apenas em Abril de 2025, onde Seung-gi venceu o processo contra a Hook Entertainment e a empresa terá que pagar 581 milhões de wons para ele, além dos juros pelo atraso. A empresa ainda tentou processá-lo afirmando que o cantor recebeu pagamentos excessivos, exigindo 900 milhões de wons em devolução, mas o Tribunal recusou esse pedido e novos documentos afirmaram que ele ainda tem cerca de 9,6 milhões de wons para receber da empresa e os custos do processo serão divididos entre as partes.
Comentários
Postar um comentário