O acidente do Ladies’ Code
Grupo feminino de K-Pop se envolveu em um trágico acidente que levou a morte de algumas integrantes.
Um dos casos trágicos que mais marcaram o K-Pop foi o do Ladies’ Code, um grupo feminino de K-Pop que foi formado pela Polaris Entertainment em 2013 que continha cinco integrantes: Zuny, Sojung, Ashley, EunB e Rise.
Rise e Sojung já eram um pouco conhecidas no país, a Rise havia participado do Miss Korea em 2009 representando o Japão, venceu o Korean Abroad Award e ficou conhecida porque estreou em um show de talentos chamado Star Audition: The Greath Birth e terminou no Top 12, ela também apareceu com David Oh como um casal no reality show We Got Married em 2011. Já a Sojung foi a finalista da primeira temporada do The Voice Korea, ficando no Top 8.
As demais integrantes também tinham seus méritos: A EunB era cunhada do âncora Kim Sung Joon, que fazia parte do SBS 8 News e a Ashley era conhecida porque postava covers de músicas do K-Pop no Youtube pelo canal ashleych0i.
O grupo estava indo muito bem nas paradas e fazendo muito sucesso até que em Setembro de 2014, as meninas sofreram um acidente de carro por volta da 1:30 da madrugada. Elas estavam voltando para Seul depois que gravaram para o Open Concert da KBS e estavam terminando as divulgações de Kiss Kiss. O que aconteceu foi que o manager do grupo, conhecido como Sr. Park, estava dirigindo uma van no limite da velocidade permitida em um dia de chuva em que a estrada estava escorregadia, isso fez ele perder o controle do automóvel, derrapando várias vezes, e depois, batendo em um muro de proteção perto de Singal Junction em Yeongdong Expressway.
A integrante EunB foi declarada morta na hora assim que chegou no Sungbin Medical Center, os demais passageiros foram levados para outros hospitais. A Sojung e a Rise foram as integrantes que sofreram danos mais graves, elas foram levadas para a Universidade Católica do Hospital St. Vincent Korea, localizado em Suwon, já que a situação delas era considerada crítica. Infelizmente, o quadro da Rise piorou e ela precisou ser transferida para o Hospital Universidade Ajou, mas quatro dias após a transferência, ela faleceu.
A Sojung conseguiu ser estabilizada, o manager do grupo, o estilista, a Ashley e a Zuny tiveram lesões leves, as duas últimas mencionadas receberam alta e se recuperaram em casa, já Sojung foi transferida para um hospital próximo onde residia, as integrantes chegaram a voltar para o dormitório do grupo em Novembro, mas a Sojung ainda recebia tratamento ambulatorial por conta do acidente.
Motivadas pelos fãs, o Ladies’ Code continuou em atividade apenas com Sojung, Ashley e Zuny, os fãs do grupo postaram em suas redes e mandavam mensagens nas comunidades para encorajar as pessoas a ouvirem a música I’m Fine Thank You como uma forma de tributo para EunB e Rise, isso também ajudaria a EunB a realizar o sonho do grupo de conseguir atingir primeiro lugar nas paradas musicais, o que realmente aconteceu, a música conseguiu alcançar o primeiro lugar em diversas paradas.
A última apresentação do Ladies’ Code com as cinco integrantes, que foi gravado no dia anterior do acidente, foi ao ar na KBS em Setembro de 2014 em forma de tributo para EunB e Rise, nesse mesmo mês, a Polaris Entertainment lançou o videoclipe de I’m Fine Thank You também como tributo a elas, usando imagens especiais do grupo.
Mas não pensem que o manager saiu ileso do acidente, o Sr Park foi preso e indiciado em Novembro de 2014 acusado de ter causado o acidente, ele foi condenado a dois anos e dois meses de prisão em Janeiro de 2015, ele tentou reduzir a sentença em Março de 2015, mas em Abril do mesmo ano, ele fez um acordo com as famílias da EunB e da Rise com uma recompensa sem valor publicado, realmente esse apelo funcionou, a sentença dele foi reduzida para um ano e dois meses de prisão, ele teve que realizar 160 horas de serviço comunitário e participou de uma aula de condução de 40 horas.
Em Maio de 2015, a Polaris anunciou que criaria o I’m Fine Thank You: RiSe & EunB Memorial Concert, um concerto para homenagear as membros do Ladies’ Code que haviam falecido. O concerto foi marcado para Agosto do mesmo ano no Shinagawa Stellar-ball localizado em Tóquio, no Japão, isso seria um tributo em homenagem a Rise que tinha o sonho de se apresentar no seu país natal. O concerto teve a presença de vários outros artistas agenciados da Polaris, e as três integrantes restantes do Ladies’ Code cantaram I’ll Smile Even If It Hurts, a primeira música do grupo após o acidente que foi produzida e composta por Sojung.
Ainda em Setembro de 2015, a Sojung se reuniu com outros artistas da Polaris Entertainment e gravaram um cover de I’m Fine Thank You em memória a EunB e Rise pois era o primeiro aniversário de morte da EunB, todos os rendimentos com a música seriam doados para instituições de caridade. Ainda em Setembro de 2015, o Ladies’ Code lançou I’ll Smile Even If It Hurts como um single digital no dia do primeiro aniversário da morte de Rise.
O acidente foi tão repercutido e a morte de EunB e Rise foram tão chocantes que os fãs levantaram tags sobre o falecimento das meninas e o nome do grupo também foi parar nos Trending Topics do Twitter na época, EunB tinha 21 anos, e Rise tinha 23 anos.
Ashley e Zuny, mesmo abaladas com o acidente, conseguiram comparecer ao funeral da EunB que ocorreu no dia 5 de Setembro de 2014, já a morte da Rise foi confirmada pela Polaris na época, que emitiu uma nota nas redes sociais afirmando que a integrante tinha uma enorme ferida na cabeça e havia sido levada para o hospital, onde ela foi operada por um longo tempo, mas que ela havia falecido, eles também afirmaram que os pais da Rise tinham saído do Japão e ido até a Coreia do Sul, ficando ao lado dela acompanhados dos funcionários do Ladies’ Code até o final, a empresa se desculpou com os fãs por precisar dar mais uma notícia triste após a morte da EunB e que eles não conseguiam esconder a dor que sentiam.
Em Fevereiro de 2020, o Ladies’ Code anunciou o fim de seus contratos com a Polaris Entertainment e falaram que realizariam mais um hiatus, dessa vez, por tempo indeterminado, mas nunca confirmaram que haveria um disband oficial, as três integrantes que compunham o trio do grupo seguem até hoje em suas carreiras individuais, porém, ainda tem uma forte amizade e se encontram com bastante frequência, inclusive, em Março de 2024, elas se reuniram no aniversário de 11 anos do Ladies’ Code e compartilharam a comemoração no Instagram da Zuny e da Sojung.
O trágico acidente com o Ladies’ Code e as mortes de EunB e Rise chocaram tanto os fãs pelo mundo, que até hoje, a galera que é fã das músicas populares coreanas sentem uma tristeza imensa em relembrar.
Até hoje, eu lembro de como reverberou os vídeos da Ashley e da Zuny chorando no funeral da Rise, esse foi um ocorrido que chocou o mundo do K-Pop e que trouxe um luto imenso para o país inteiro e talvez, até para o mundo. Eu acho muito triste quando pessoas muito novas morrem de uma forma que não é culpa delas, o pior de tudo quando ocorrem essas coisas é que sempre tem as especulações, como no caso, as pessoas especulando que a EunB morreu porque estava sem cinto de segurança, porém, isso aparentemente foi desmentido depois.
O mais emocionante dessa história é a força que os fãs encontraram e conseguiram reverberar mundialmente para que pudessem motivar o Ladies’ Code a continuar mesmo com três integrantes, e foi legal ver, que mesmo com todos os motivos para nunca mais quererem falar de Ladies’ Code na vida, as sobreviventes do acidente ainda seguiram em frente fazendo tributos e fazendo da dor do luto, uma boa alavanca para músicas novas, e hoje eu digo: Continuem ouvindo Ladies’ Code e apoiando essas meninas.
Comentários
Postar um comentário