Psy e como ele se tornou o pai do K-Pop!

 O cantor que ficou conhecido por Gangnam Style faz sucesso até hoje!

Homem de cabelos pretos bem arrumados e smoking com um sorriso enorme no rosto segurando um microfone e com uma estatueta da MTV na sua frente, esse é o Psy. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Psy

O ano era 2012, havia uma competição entre quem gostava de Rock e quem gostava de Funk, a galera compartilhava frases ridículas achando que era o suprassumo da autoajuda no Facebook e o Tumblr era o local onde as pessoas postavam fotos que achavam conceito em troca de alguns likes, até que chegou um coreano em um smoking e conseguiu unir todas as tribos tal qual o Nirvana.

Psy é o nome de Park Jae-Sang, um cantor, rapper, compositor, produtor musical e até mesmo um empresário sul-coreano que já era conhecido em seu país por fazer vídeos de humor e algumas apresentações de palco, mas foi em 2012 que o rapaz consolidou a sua carreira mundial ao lançar o vídeo musical de Gangnam Style, que se tornou o primeiro vídeo a alcançar 1 bilhão de visualizações no Youtube, e em 2014, conseguindo alcançar a marca de 2 bilhões de visualizações, e não acabou por aqui! Depois de conseguir esse feito com Gangnam Style, ele lançou outras músicas que também foram um sucesso como Gentleman e Daddy, ele também lançou uma música ao lado do Snoop Dogg conhecida como Hangover e recentemente lançou That That ao lado do Suga, um dos membros de um dos maiores grupos do K-Pop, o BTS.

“Como resultado de suas conquistas na indústria da música, Psy é considerado o primeiro artista de K-Pop a conseguir realizar o feito de entrar efetivamente na indústria musical ocidental. O Ministério da Cultura, Esportes e Turismo da Coreia do Sul reconheceu suas realizações para a cultura do país e lhe concedeu a medalha da Ordem do Mérito Cultural Okgwan.”

— Wikipédia

A música Gangnam Style tem uma crítica por trás de sua letra, afinal, Gangnam é um bairro que fica localizado em Seul que é conhecido pelas suas baladas e sua riqueza, com um estilo de vida extravagante e uma moda de alto padrão, o termo que dá nome a canção é uma sátira ao luxo e a ostentação que rola no bairro, isso é onde Psy comenta sobre as pessoas que aspiram esse estilo de vida de forma superficial, o que ocorre na maioria das vezes.

Inclusive, a letra fala muito sobre homens e mulheres que se mostram pessoas respeitáveis e moderadas durante o decorrer do dia, mas a noite, eles se transformam e acabam se soltando, mostrando que essa dualidade servia apenas para enganar através de suas aparências e que as pessoas possuem a tendência de esconder suas verdadeiras personalidades e desejos, porém, a música também brinca com a ideia que todas as pessoas possuem um lado selvagem que acaba se revelando em alguns contextos como em um ambiente de festa ou diversão.

“O refrão ‘Eh, sexy lady’ e a repetição do ‘오빤 강남스타일’ (Oppan Gangnam Style), que significa ‘Irmão mais velho tem o estilo Gangnam’, são pegajosos e ajudaram a música a se tornar um hit internacional. No entanto, além do aspecto viral, ‘Gangnam Style’ é um comentário perspicaz sobre a sociedade coreana e, por extensão, sobre a cultura global de consumo e a busca por status. PSY, com seu estilo musical satírico e performático, conseguiu criar uma obra que é ao mesmo tempo divertida e reflexiva.”

— Letras

Houve um momento em uma entrevista que Psy chegou a comparar Gangnam com Beverly Hills nos Estados Unidos, falando até mesmo que ele poderia ser um “Gangnam Style”, em seguida, ele relata que as pessoas em Gangnam nunca assumem o que são, sempre são posers e wannabe, ou seja, pessoas que fingem que são uma coisa que não são ou que gostam de uma coisa na qual elas não conhecem nada sobre, inclusive, era um termo pejorativo muito usado naquela época, Psy relata que essa música estaria cutucando e zombando dessas pessoas que tentam muito ser algo que não são.

O vídeo da música se tornou um viral não apenas pela sua batida contagiante, mas por causa da dança divertida que Psy realiza nas cenas do videoclipe, como a dança imitando estar montado em um cavalo, que naquela época foi comparado com Éguinha Pocotó, uma música muito famosa no Brasil cantada por MC Serginho ao lado de Lacraia, a sua dançarina.

Além dessa dança icônica, muitos artistas coreanos, que eram famosos na Coreia do Sul na época, fizeram parte do vídeo, entre eles estavam: A Hyuna do 4Minute, o comediante Yoo Jae-Seok, outro comediante chamado Noh Hong-chul, os integrantes Seungri e Daesung que faziam parte do grupo BIGBANG na época (antes do caso Burning Sun), e um menino chamado Hwang Min-woo que tinha cinco anos na época e participou do Korea’s Got Talent dançando Michael Jackson.

“Cerca de um mês após seu lançamento, em 17 de agosto de 2012, “Gangnam Style” conquistou o primeiro lugar no programa de televisão coreano Music Bank na KBS 2TV, marcando um total de 18.601 pontos.”

— Wikipedia

Uma coisa não podemos negar, Psy pavimentou a estrada do K-Pop para os grupos de hoje fazerem sucesso mundialmente, é quase certo afirmar que se não fosse por Psy e o seu Gangnam Style mundialmente famoso, hoje ninguém saberia quem é BTS, se é que o BTS teria existido e isso podemos dizer de qualquer grupo popular sul-coreano que surgiu após Psy, pois ele soube usar o Youtube a seu favor, e hoje, muitos artistas também conseguem fazer a mesma coisa e bombar mundialmente.

“De acordo com Gyu Tag Lee, professor associado de estudos culturais especializado em K-pop e hallyu no campus sul-coreano da George Mason University, foi o “Gangnam Style” que deu reconhecimento à cultura pop coreana fora do leste da Ásia.”

— CNN Brasil

Mas claro que o brasileiro não vai comentar de Psy sem lembrar do cantor Latino, todo mundo deve conhecê-lo, afinal, ele fez muito sucesso no início dos anos 2000 pela música “Festa no Apê” que tocava em todas as festas da época de 2004, mas devemos lembrar que Festa no Apê era uma música em que a sua batida foi retirada da música Dragostea Din Tei do grupo O-Zone que foi lançado em 2003.

Na época, ninguém falava sobre possíveis plágios, era muito difícil acontecer, nunca se passava na cabeça de ninguém também, afinal, artistas podem comprar direitos de uma música e usá-la como sample de forma autorizada, Rihanna fez isso em Don’t Stop The Music usando um sample de Wanna Be Startin’ Something do Michael Jackson.

Acontece que na época em que Gangnam Style estava bombando, Latino tentou lançar uma música chamada “Despedida de Solteiro”, divulgando que era a versão dele da música de Psy com exclusividade no iTunes Brasil, ele chegou a falar em seu Twitter na época que a música era autorizada, que não era plágio, era uma homenagem…acontece que o link para acessar a música parou de funcionar no mesmo dia que foi noticiado sobre o assunto no G1.

A música Despedida de Solteiro do Latino foi derrubada do perfil no Youtube após muitos usuários denunciarem por violação de direitos autorais, e não foi só o vídeo dele, o canal inteiro do Latino foi derrubado no Youtube por acusações de plágio.

“Procurada pelo G1, o Google disse que “não comenta casos específicos”. “O YouTube possui políticas claras sobre remoção de conteúdo”, disse a empresa, por meio de comunicado. Segundo eles, não há como ter um número mínimo de denúncias no Youtube para haver bloqueio de uma conta ou vídeo.”

— G1

Na época até surgiu um boato de que um dos desenvolvedores do Youtube alegou que os vídeos do Latino haviam sido suspensos porque tinha muitas reivindicações de direitos autorais de terceiros, mas se as pessoas quiserem acessar o vídeo no Youtube, alguns canais não relacionados a ele mantém o vídeo e a música de Despedida de Solteiro no ar, mas dando uma opinião pessoal, a letra da música dele não é muito legal, eu particularmente não gostei na época e muito menos agora.

“Não tem pra Justin Bieber, Jennifer Lopez, nem Pitbull! O Youtube já possui um novo recorde e o dono dele é o coreano PSY. O rapper, que roubou a atenção do mundo com sua galopada em “Gangnam Style”, conseguiu provar que seu hit era um pouco mais que um simples viral e, após ganhar o prêmio de Clipe do Ano no EMA 2012, ultrapassou o número de exibições de “Baby”, do Justin Bieber, se tornando o video mais assistido da história do Youtube.”

— Portal It Pop

O Latino veio se explicar ao público alguns dias depois falando que ele tinha quase certeza que conseguiria a autorização, mas o Psy não liberou a ele, alegando que ele havia lançado a música e o videoclipe antes de receber o aval do cantor sul-coreano, ele foi proibido de divulgar a música e de lançar o videoclipe que já estava pronto, ele acusou o Psy de ser vaidoso por ser um sucesso mundial, mas a versão de Latino já seria conhecida e as pessoas pediam para ele cantar no show…sinceramente eu acho que no lugar do Psy, eu faria a mesma coisa.

“O fato de os mais recentes hits de Latino terem sido todos versões de sucessos internacionais lhe rendeu um apelido: o rei das versões. Basta constar que, além de Despedida de Solteiro, de Psy, Festa no Apê e Dança Kuduro, lançadas, respectivamente, em 2005 e 2012, também eram versões repaginadas de sucessos internacionais. “Mas, olha, para falar a verdade, eu acho até legal, porque vários artistas fazem isso. A Sandy fez, os Beatles fizeram. O problema é que só quando o Latino faz as pessoas pegam no pé”, se defendeu, citando possuir mais de 20 canções bem-sucedidas de sua autoria, agenda cheia e “muitos fãs”.”

— Terra

Dando minha opinião pessoal que ninguém pediu, mas eu quero dar porque o texto é meu: Tem uma grande diferença entre a forma como a Sandy faz as regravações dela e a forma como o Latino faz as regravações dele, a Sandy regravou músicas do Bee Gees e Celine Dion, mas as músicas são lindas com letras encantadoras que tem a ver com a música original, diferente do Latino, Festa no Apê e Dança Kuduro passaram tranquilamente porque a música realmente não tinha nada problemático, porém, Despedida de Solteiro tem teor sexual muito forte, até mesmo escancarado demais, obviamente não foi do agrado nem do público de fora da bolha dos fãs dele, sem falar que a Coreia do Sul é um país bastante conservador que tenta ao máximo evitar qualquer tipo de coisa com teor sexual, podemos ver através das músicas, dos grupos e até mesmo dos dramas, então claro que Psy não permitiria que sua música tecendo uma crítica social virasse algo com teor sexual.

As últimas notícias do Psy, além da música That That com o Suga do BTS é que em 2019, ele fundou a sua própria agência, ele deixou a YG Entertainment em 2018, e em 2019, a P-Nation foi anunciada, Jessi do Lucky J, que agora é solista, foi a primeira cantora a assinar contrato com eles, depois Hyuna e o Dawn também assinaram, e hoje, a empresa possui contrato com CrushHeize e Hwasa.


Comentários

Postagens mais visitadas