O que aconteceu com o 2XKO?
Novo jogo de luta da Riot está passando por maus bocados.
Imagem de personagens de League of Legends em um fundo azul com feixes azul claro, tem oito personagens entre homens e mulheres em um traçado estilo anime em 2D. Fonte: https://2xko.riotgames.com/pt-br/news/game-updates/2xko-closedbeta-announcement/
Vocês devem saber quem é a Riot Games, mas não custa explicar: ela é uma desenvolvedora de jogos e organizadora de torneios de esportes eletrônicos, os chamados e-sports, e foi fundada em 2006 para desenvolver o jogo online League of Legends, conhecido como LoL, mas depois começou a lançar outros jogos como Valorant, a série Arcane que é muito famosa e muito assistida na Netflix e enfrenta muitas denúncias de assédio, discriminação, ambiente de trabalho tóxico e já foi muito criticada por usar cláusula arbitral em resposta as alegações. Com isso dito, vamos para o jogo que está dando o que falar atualmente.
Em Janeiro de 2026, a Riot Games publicou em seu site que o 2XKO estaria chegando aos consoles no dia 20 daquele mesmo mês e a primeira temporada do título começaria no mesmo dia com novos personagens, passe de batalha e muito mais novidades, o jogo seria lançado globalmente para Xbox Series X|S e para PlayStation 5. o jogo manteria as partidas e os progressos entre plataformas, o que acontece é que alguns dias depois do lançamento do jogo, ele continuava flopado, o jogo não trouxe os retornos esperados para a empresa após o lançamento no dia 20 de Janeiro, até porque, o projeto passou mais de 10 anos em desenvolvimento, mas a Riot não pensou que pudesse ser porque o jogo não atingiu as expectativas do público ou porque o jogo passou mais de 10 anos sendo anunciado, então decidiram demitir os funcionários...sim, isso mesmo que você leu!
No dia 9 de Fevereiro não faltou notícias pipocando sobre as demissões da Riot Games, pois a companhia decidiu que ia demitir cerca de 80 funcionários que trabalham no 2XKO, o que é quase metade dos seus times globais e o produtor do título alegou que ele também vai passar por algumas mudanças em breve, ele afirma que um time menor e mais focado vai permitir que o jogo receba as melhorias necessárias para conquistar um público maior, prometendo compartilhar mais novidades em breve, mas não deu qualquer dica de como será o futuro do 2XKO.
A Adrenaline afirma que o projeto começou a ser criado em 2016 e só se tornou público em 2019, as raízes dele estão no título Rising Thunder que era um projeto da Radiant Entertainment, essa empresa foi comprada pela Riot Games em 2019 porque queriam desenvolver um jogo de luta usando os personagens de League of Legends. A proposta inicial era ser um jogo com comandos simples de executar e uma gameplay mais acessível, mas com o passar do tempo de desenvolvimento, o jogo ficou mais complexo e complicado, pois as equipes passaram um tempão implementando ataques e recursos como também continuaram fazendo vários testes entre o público e os jogadores profissionais.
O produtor afirmou que a Riot não tem planos de abandonar o suporte ao jogo e que essas 80 pessoas que foram impactadas vão ter a chance de se candidatar em outros cargos que a empresa tem em aberto e quem ainda não encontrar novas oportunidades vai receber uma rescisão contratual equivalente a pelo menos 6 meses de salário.
A Gamers & Games trouxe á público que o ex-produtor que trabalhou no projeto por uma década, desde quando o 2XKO era conhecido apenas como Project L relatou nas redes sociais que foi demitido com só 30 minutos de aviso. O que podemos dizer é que a Riot demorou muito tempo para lançar o jogo, foram mais de 10 anos anunciando, eles estão chocados que tem uma galera apaixonada pelo novo game, mas não estão recebendo o mesmo retorno, talvez seja exatamente pela demora e pela jogabilidade mais complicada que pode acarretar na falta de vontade em conhecer o novo título.
Comentários
Postar um comentário