A estátua assombrada do KFC no Japão.
Mais uma lenda urbana japonesa.
Imagem de oficial japonês ao lado da estátua degradada de um senhor de terno. Fonte: https://www.nbcnews.com/id/wbna29629104
Vocês já devem ter visto ou ouvido falar da rede KFC, conhecida como Kentucky Fried Chicken, uma rede de fast-foods especializada em frango frito que chegou no Brasil há poucos anos. Ela foi fundada pelo Harland Sanders, um cara que começou a vender frango frito no seu restaurante de beira de estrada em Kentucky durante a Grande Depressão. Por se autodenominar Coronel Sanders, ele se tornou uma figura proeminente na história cultural americana e, até hoje, a sua imagem é usada nas redes do KFC, porém em 1964, Sanders vendeu o seu negócio para um grupo de investidores.
Por mais que o restaurante tenha sido fundado nos Estados Unidos, a lenda urbana é japonesa e começa com um time de beisebol. É contado que o Hanshin Tigers, um time de beisebol de Kansai, são considerados os azarados no esporte em questão, diferente do Yomiuri Giants de Tóquio, que são considerados os reis do beisebol, e mesmo sendo tão ruins, os fãs ainda lotam o estádio para vê-los jogar mal, acontece que em 1985, o Hanshin Tigers enfrentou o Seibu Lions e ganhou pela primeira vez na Japan Series por causa dos esforços de Randy Bass.
Logo, uma celebração tumultosa se iniciou na Ponte Ebisu em Osaka onde os torcedores gritavam os nomes dos jogadores e cada fã parecido com o jogador que gritavam, pulava no canal, até que na falta de um homem branco para representar o estadunidense Randy Bass, eles pegaram uma estátua do Coronel Sanders do KFC e jogaram no canal, isso iniciou uma lenda urbana que dizia que o Hanshin Tigers não voltaria a ganhar nenhuma partida até recuperar a estátua, isso ficou conhecido como A Maldição do Coronel.
Após isso, o Hanshin Tigers passou 18 anos perdendo todos os jogos, ficando em último ou penúltimo lugar na liga, eles até se recuperaram em 1992 e 1999, mas acabaram com as esperanças dos torcedores, voltando a perder consecutivamente, a coisa foi tão feia que as pessoas começaram a tentar recuperar a estátua, até mergulhadores e drenagens foram contratados para reencontrar o Coronel Sanders, mas sem sucesso, os torcedores chegaram a pedir desculpas para o gerente da loja.
Em 2003, o Hanshin Tigers havia finalmente ganhado a Liga Central inesperadamente, muitos acharam que a maldição finalmente havia sido quebrada, porém, eles perderam a Japan Series para o Fukuoka Daiei Hawks, isso significava que a maldição ainda estava intacta. Os torcedores foram comemorar se jogando no canal, já as lojas do KFC de Osaka e de Kobe mudaram as suas estátuas para dentro das lojas com medo do que os torcedores fariam, afinal, o episódio de Osaka não havia sido o único, já que em 2002, uma estátua do KFC em Kobe foi retirada de sua vitrine e teve as suas mãos cortadas após o Japão vencer a Tunísia na Copa do Mundo. A estátua substituta da loja de Osaka foi até parafusada no chão para evitar que ocorresse a mesma coisa.
Como se não bastasse, durante a comemoração em 2003, um fã do Hanshin Tigers chamado Masaya Shitababa morreu afogado no canal aos 24 anos de idade, os relatos afirmam que ele foi empurrado pelos outros fãs que estavam comemorando. Para evitar que mais problemas ocorressem futuramente, a prefeitura de Osaka optou pela construção de uma nova ponte chamada Ebisubashi a partir de 2004 para dificultar o salto comemorativo dos fãs do time se a maldição fosse quebrada e o Hanshin Tigers voltasse a vencer.
A estátua do Coronel Sanders apenas foi encontrada em 2009 no rio Dotonbori, os mergulhadores achavam que era apenas um grande barril, depois acharam que era um cadáver humano, mas os fãs do Hanshin Tigers presentes no local reconheceram a estátua, a mão direita e a parte de baixo só foram encontradas no dia seguinte, mas os óculos e a mão esquerda continuam desaparecidos. A estátua foi recuperada, substituindo os óculos e a mão esquerda e foi devolvido para o KFC Japão, já que o restaurante original a quem a estátua pertencia não existia mais, porém, uma réplica de papelão foi feita e foi colocada na filial perto do Estádio Koshien durante a temporada de playoffs em 2023.
Foi em 2023 que a maldição finalmente foi quebrada, quando os Hanshin Tigers venceram o Jogo 7 do Japan Series e conquistaram seu primeiro campeonato da NPB, os fãs se reuniram e comemoraram em Dotonbori, mas dessa vez, jogaram um fã fantasiado de Coronel Sanders em referência a maldição. Em 2024, o KFC Japão fez uma cerimônia de sepultamento para a estátua pela dificuldade na manutenção da condição dela.
Comentários
Postar um comentário