O que aconteceu no Enem 2025?

 Rolou até medo da prova ser anulada.

Imagem de uma mão com uma caneta azul escrevendo em um caderno com três livros empilhados na frente e ao lado, as provas do primeiro e do segundo dia do Enem. Fonte: https://institucional.upis.br/blog/enem/

Tô bem, tô zen, mas quase anularam a prova do Enem! Ou pelo menos, eram o que os rumores diziam e isso deu o que falar em 2025. Claro, vou tentar elucidar o máximo para vocês.

Enem, também conhecido como Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova de dois dias que foi instituído em 1998 para avaliar o desempenho escolar dos estudantes do Ensino Médio no término da sua educação básica, mas em 2009, ele conseguiu uma nova função: começou a ser usado como um mecanismo de acesso para o ensino superior, com isso dito já dá para ter uma ideia de como isso é importante para o brasileiro, o que ninguém sabia é que uma polêmica cabeluda viria justo na prova de 2025.



Outra coisa que Edcley também teria mencionado, segundo o Guia do Estudante, é que ele teria descoberto quem são os professores que testam as provas do Enem graças aos CPFs publicados nas chamadas públicas, ele teria procurado esses professores nas redes sociais e leu artigos científicos, além de outros trabalhos publicados por eles.

Claro que isso chamou a atenção do Ministro da Educação, Camilo Santana, que afirmou ter acionado a Polícia Federal porque as pessoas que fazem o pré-teste não podem divulgar o conteúdo dela por causa da questão de confidencialidade, além disso, três questões da prova do Enem foram anuladas para investigar essa possível quebra de confidencialidade, além disso, o ministro também informou que os estudantes que fazem esse pré-teste nem sabem que estão fazendo um pré-teste.

O Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais garantiu em meio a um comunicado que os protocolos de segurança foram cumpridos em todas as etapas do Enem 2025 e apenas apontou o ocorrido como similaridades pontuais entre os itens, destacando que nenhuma questão era idêntica as questões presentes na prova, além de acrescentar que a investigação da Polícia Federal deveria apurar a conduta e autoria na divulgação das questões e garantir que os envolvidos fossem responsabilizados pela quebra de confidencialidade ou ato de má-fé por ter divulgado questões sigilosas indevidamente.

Mais tarde, o Inep veio novamente a público acalmar os concorrentes afirmando que mais nenhuma questão seria anulada da prova do Enem já que a eventual memorização parcial aleatória entre as tantas questões pré-testadas nos últimos anos não comprometia a integridade do exame, isso seria porque depois de toda essa treta, surgiram mais polêmicas afirmando que mais duas questões do Enem 2025 haviam aparecido em um grupo de Whatsapp onde Edcley fazia as mentorias no mês de Março do mesmo ano.

Claro que isso não ficou assim, agora no início de 2026, um movimento chamado Anula Enem, que criou um abaixo-assinado pedindo pela anulação da prova após essa polêmica, colocou a credibilidade do Enem em check depois que Edcley teria postado um story escrito: "Protesto contra as notas da redação de quem não conhecia a IA Edcley Teixeira, hoje no Roblox - jogo online - às 19h", fazendo alusão ao caso dos protestos no Roblox que postei recentemente. Acontece que o movimento Anula Enem se manifestou contra essa fala por causa da forma debochada em que ele falou contra o movimento, que serve como voz dos estudantes brasileiros.

Já Edcley afirma que o movimento não é legitimo porque desconhece os aspectos e a modernização do Enem, além disso, ele acusou o movimento de ter recorrido a informações falsas diante da falta de provas materiais das irregularidades e que a forma como o movimento tratou sua postagem como ironia demonstrava ser uma tentativa de ilustrar a falta de base factual das acusações e que essa seria uma dinâmica infantil.

Claro que a fundadora do Anula Enem, Letícia Araújo, respondeu apontando que a forma de desprezo que Edcley se manifestou é um afronta e uma falta de empatia de alguém que tem o sonho de ser um médico, pois a luta do movimento não deveria ser tratada com deboche e tem o objetivo de buscar justiça para os candidatos do Enem, pois a anulação das três questões da prova prejudicou a nota de diversos participantes.

Comentários

Postagens mais visitadas